Dicas & Notícias Saber Elétrica

Queda de Tensão Elétrica Saiba Como Evitar

Antes de tudo vamos entender o conceito de queda de tensão elétrica. Queda de tensão elétrica é um efeito que acontece em instalações elétricas residenciais ou industriais e é ocasionada por uma projeto mal elaborado pelo eletricista responsável pela edificação, no qual é surtido efeito ao fazer uso de equipamentos que necessitam de uma carga mais elevada para que funcionem, sendo assim a tensão disponível sofre uma queda,

ou seja, esse efeito ocorre pelo fato de que qualquer equipamento empregado em circuito elétrico é visto como uma resistência, contudo a fiação também é uma resistência e dessa forma se mal dimensionada a resistência deles aumentam a ponto de interferir no funcionamento do circuito e provocando a queda de tensão elétrica.

Saiba como evitar a queda de tensão elétrica no seu projeto

Dessa forma podemos concluir que queda de tensão elétrica monofásica ou trifásica nada mais é do que uma anomalia causada pelas distâncias percorridas pela corrente elétrica em um circuito com condutores mal dimensionados, ou seja, quanto maior for o comprimento do condutor maior será a sua queda de tensão e isso vai ocorrer pois terá mais material resistivo que consequentemente terá uma resistência elétrica mais elevada.

Como saber se a instalação está bem dimensionada

Ao ligar equipamento como: Chuveiro elétrico, microondas, ar condicionado, secador de cabelo, forno elétrico, etc., que são equipamentos de baixa resistência e você perceber que a luminosidade da luz baixou ou certo aparelho caiu a potência quando algum outro estava sendo utilizado, fique esperto pois a sua instalação está em risco.

Essa anomalia gerada é tão prejudicial para seu bolso quanto para sua segurança, uma queda de tensão pode desencadear uma necessidade extra de corrente para as demais funções da casa sendo assim o consumo aumenta, já por outro lado afeta e muito a segurança do ambiente, pois os condutores irão aquecer demasiadamente e dessa forma podem perder sua vida útil com mais velocidade e vir a ressecar, logo por consequência provocar um curto circuito futuro.

Como dimensionar o circuito elétrico e prevenir a queda de tensão

Para prevenir contra quedas de tensão em circuitos monofásicos/trifásicos existem cálculos específicos para dimensionamento de condutores e tomadas, bem como normativas que esclarecem como deve ser o circuito nos locais com uso de mais aparelhos, dessa forma é possível garantir o bom funcionamento de motores, chuveiros, bombas, fornos, etc., pois a queda de tensão será satisfatória. De acordo com a norma NBR 5410, existem valores admissíveis para queda de tensão tanto em circuitos monofásicos quanto em trifásico, são elas:

  • Sistema monofásico 127V / Queda de tensão admissível 3%;
  • Sistema monofásico 220V / Queda de tensão admissível 3%;
  • Sistema trifásico 127/220V / Queda de tensão admissível 5%;
  • Sistema trifásico 220/380V / Queda de tensão admissível 5%.

Ao projetar toda instalação elétrica deve-se atentar as distancias entre equipamentos e quadro de energia, pois a queda de tensão vai ocorrer devido a resistência ao longo do percurso, então atente-se a esse detalhe para não errar na hora de dimensionar a seção do seu condutor.

Vamos dar uma analisada como calcular todos os pontos importantes a fim de evitar uma queda de tensão muito alta.

 

  • Calculo da Resistência ôhmica do circuito;

R= ρ*L/S

R: Resistência elétrica dada em ohm;

ρ: Resistividade especifica do material (cobre 0,0172);

L: Comprimento do Condutor em metros;

S: Seção do Condutor em mm².

 

  • Calculo para percentual de queda de tensão;

Tabela com dados dos materiais com sua resistividade para calcular a queda de tensão

∆E%=100*∆E/E

∆E%: Percentual da queda de tensão;

∆E: Queda de tensão em volt;

E: Tensão em Volt.

 

  • Calculo da queda de tensão;

∆E=2R*i*cosθ

∆E: Queda de tensão em volts;

R: Resistencia elétrica por fase em ohm;

I: corrente elétrica em ampère;

cosθ: Fator de Potência.

 

  • Calculo da seção do condutor para circuitos monofásicos;

S=2*i*L/56*∆U

S: seção/bitola do condutor em mm²;

I: Corrente do circuito em ampère;

L: distancia em metros, do quadro de distribuição até o equipamento terminal;

∆U: Queda de tensão absoluta em Volts.

 

  • Calculo da seção do condutor para circuitos trifásicos;

S=√3*i*L/56*∆U

Queda de Tensão Elétrica Saiba Como Evitar
2.7 - 3 Votes

Comentários

comentários

>> Recomendamos Para Você <<

Sobre o autor | Website

O Saber Elétrica é um canal educativo e informativo que vem com objetivo de compartilhar um conteúdo dinâmico e didático sobre o mercado de trabalho voltado a setor da energia e eletricidade com foco nos setores da eletreletrônica e da eletrotécnica.

Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuita sobre elétrica

100% livre de spam. Somos contra essa prática.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

9 Comentários

  1. eilson mendes pinheiro disse:

    muito bons esses curso..

  2. gilberto tavares disse:

    Parabéns!Ótimas dicas que agregam aos nossos trabalhos,conteúdo enxuto e muito informativo que visa a qualidade e segurança nas execuções dos serviços.Tenho uma pág no facebook,www.facebook.com/gilbertotavares.gdm lá eu posto alguns trabalhos executados que gostaria muito que fosse avaliado no intuito de obter sugestões que possa me ajudar a aprimorar cada vez mais.Muito obrigado e sucesso pra vocês.

    • Luiz Jacques disse:

      Olá Gilberto agradecemos pela visita em nosso web site Saber Elétrica. Temos como objetivo fazer um trabalho sério trazendo para nossos leitores conteúdo de qualidade que venham ajudar aos profissionais, estudantes e todos que buscam conhecer mais sobre esse mercado que é o da elétrica. É de suma importância que todos conhecem os procedimentos de segurança em todo serviço a ser executado.

  3. Wellinton robert Theilacker disse:

    Parabéns esse site ajuda em muitas dúvidas

  4. Marcelo disse:

    Por que o 56 na fórmula?

  5. sergio Matielli disse:

    Bom dia e parabéns pelo site. Gostaria, se possível vc me tirassem uma duvida, em uma instalação monofásica, me informaram que se se “puxarmos” um fio separado das demais instalações da casa, esse fio seria diretamente levado ao chuveiro eletrico e ou ar condicionado, a queda de tensão não irá ocorrer, isso é verdade??

    • Olá Sergio, bom esse procedimento é chamado de dimensionamento elétrico. De acordo com a norma NBR5410 que rege sobre instalações elétricas, é preciso que ao se realizar a instalação elétrica residencial seja feito um projeto dimensionando os circuitos. Um exemplo básico: voce iria separar circuito de iluminação dos circuitos de tomadas. Nesse caso que você citou, sairia do seu padrão de entrada até uma caixa de distribuição fase e neutro. Depois da caixa de distribuição sairia fase, neutro e um terra para o chuveiro. Isso levando em consideração que a bitola do cabo utilizado esteja conforme a potencia do chuveiro evitaria queda de tensão, Porém deverá seguir a norma conforme citado. Outro fator é que dependendo da distancia poderá ocasionar queda de tensão.

      Lembre-se toda a instalação da residencial deve estar bem dimensionada isso evita desperdício de eletricidade. Temos artigos no site que no qual falamos mais a fundo sobre dimensionamento

  6. roni disse:

    Excelente texto. Parabéns