Normas da ABNT Adolpho Eletricista

Saiba como ligar corretamente um disjuntor.

Esta é uma questão muito debatida entre os profissionais da área elétrica.

Após muitos debates em grupos nas redes sociais, pesquisas em Normas Técnicas, NBR’s da ABNT e consulta a fabricantes de renome de disjuntores, entre outros equipamentos da área elétrica, pudemos concluir que:

Quadro Elétrico montado com Disjuntores Din

Linha de disjuntores superior alimentada pelos contatos inferiores e linha inferior alimentada pelos contatos superiores

Disjuntor NEMA

1 – Disjuntores NEMA devem ser alimentados pelos contatos superiores, conforme instrução dos fabricantes, estampadas em alto relevo na lateral do disjuntor.

Disjuntor Nema

Norma NEMA – National Electrical Manufacturers Association  é uma associação americana, criada em 1º de Setembro de 1926.

Esta associação define muitos padrões usados em produtos elétricos por seus mais de 400 membros.

Disjuntores DIN

2 – Já os mini disjuntores DIN podem ser alimentados tanto pelos contatos superiores quanto pelos contatos inferiores em CA, sem alterar o seu funcionamento, segundo informação de fabricantes de renome.

Em CC, deve-se tomar precauções.

Disjuntor DIN

Norma DIN – Deutsches Institut für Normung ou Instituto Alemão de Normalização, que é a instituição com sede em Berlim e estabelecida em 1917, encarregada da normalização alemã.

Instrução dos fabricantes

3 – Conforme instrução dos fabricantes, estampadas na face dos disjuntores DIN da STECK e da ABB, os contatos superiores possuem numeração ímpar e os contatos inferiores numeração par.

Por convenção, os contatos identificados por numeração ímpar são ALIMENTAÇÃO e os contatos identificados por numeração par são CARGA, da mesma forma que contatores, relés e contatos auxiliares.

 

Esquema de ligação, contatos superiores 1 e 3 (alimentação) e inferiores 2 e 4 (carga)


Disjuntor ABB. Alimentação pelos contatos superiores.

Disjuntor Siemens. Alimentação pelos contatos inferiores.

 

Já os disjuntores DIN da Siemens trazem no esquema de ligação a ALIMENTAÇÃO nos contatos inferiores e CARGA nos superiores.

Portanto, deveremos estar sempre atentos à orientação do fabricante do disjuntor estampada em sua face para sua melhor funcionalidade e durabilidade.

Como não existe norma da ABNT nem internacional que convencione se a alimentação deve ser pelos contatos superiores ou inferiores, deveremos seguir as instruções dos fabricantes estampadas no corpo do disjuntor.

Saiba como ligar corretamente um disjuntor.
4.6 - 40 Votes

Comentários

comentários

Sobre o autor | Website

"Profissional Autônomo de Elétrica" Atuo na área há 37 anos como Técnico Eletrotécnico e Eletricista Instalador, Manutencista e Reformas Residencial, Predial e Industrial. Bacharel em Matemática – Universidade São Judas Tadeu – 1987 Técnico em Eletrônica –1980, CREA Ativo. Instrutor de Treinamentos de NR10, SEP, Instalações Elétricas Residenciais e Industriais, CMRDA e Corte e Religa. www.adolphoeletricista.com.br

E-book Gratuito! 

 Receba em seu e-mail esse e-book gratuitamente para você baixar e imprimir.
SPAM na internet. Eu também sou contra tal pratica.

Passo a Passo Entendendo Projeto de Instalação Elétrica Residencial - Cadastre seu e-mail para receber seu E-book!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

1 Comentário

  1. cesar disse:

    e certo a entrada de energia ser na parte de baixo do dijuntor