Conheça Algumas Particularidades do Alicate Amperímetro

O Alicate Amperímetro é um equipamento destinado a medir corrente alternada (CA), corrente contínua (DC), tensão alternada (VAC), tensão contínua (VDC),  resistência, diodo e continuidade.

alicate-para-medir-corrente

A figura acima representa um Alicate Amperímetro da Minipa, modelo ET-3810, que realiza todas as funções acima descritas

Todo e qualquer Alicate Amperímetro, independente do fabricante e modelo, deve ser utilizado apenas para tensões até 1000 volts. A utilização do equipamento em tensões acima desse valor de tensão poderá provocar acidentes de graves proporções.

Os equipamentos vêm acompanhados de pontas de prova, uma vermelha (+) e outra preta (-), que devem ser manipuladas com muito cuidado para não danificá-las.

ponta-de-prova

Medindo corrente alternada

Sempre que se for medir corrente alternada, as pontas de prova deverão estar desconectadas do equipamento a fim de evitar acidentes ou danos ao mesmo.

A parte superior do Alicate Amperímetro, em forma circular, nada mais é que um transformador de corrente. É dotado de uma garra, que abre quando pressionada a fim de abraçar o condutor.

Deveremos sempre posicionar o indicador na máxima corrente alternada da escala do equipamento a fim de evitar a queima do mesmo. Se a corrente elétrica medida for de valor inferior à da menor escala, procede-se a mudança da escala com o aparelho extraído do condutor, caso contrário o mesmo poderá sofrer avarias.

como-medir-amperagem

Deveremos medir a corrente elétrica individualmente nos condutores, nunca medir a corrente elétrica de dois ou mais condutores coletivamente, pois poderá causar avaria no equipamento ou mesmo acidente de trabalho e a medição será incorreta.

Sempre utilizar os equipamentos de proteção individual necessários à tarefa.

 

Medindo corrente contínua

Para a medição de corrente contínua, precisaremos utilizar as pontas de prova. O circuíto elétrico deve ser desligado e aberto em um ponto e as pontas de prova conectadas uma em cada extremidade do condutor, após ter direcionado o indicador no máximo valor da escala de corrente contínua do equipamento. Após, ligar o circuíto e efetuar a medição. Caso necessário mudar a escala de medição, desligar o circuíto.

amperimetro-analogico

Sempre utilizar os equipamentos de proteção individual necessários à tarefa.

 

Medindo tensão alternada

Para a medição de tensão alternada, precisaremos utilizar as pontas de prova.

Posiciona-se o indicador na maior escala de tensão alternada, e efetua-se a medição encostando uma ponta de prova em uma fase e a outra noutra fase. Caso a medição for efetuada em barramentos, tome muito cuidado para não fechar curto circuíto entre fases com as pontas de prova.

alicate-amperimetro-na-industria

Nunca pendure o alicate amperímetro nos condutores, pois poderá danificar o equipamento ou causar acidentes.

Sempre utilizar os equipamentos de proteção individual necessários à tarefa.

 

Medindo tensão continua

Posicione o indicador na maior escala de tensão contínua e efetue a medição conforme procedimento acima.

Medindo resistência

Posicione o indicador na maior escala de resistência, encoste uma ponta de prova em cada lado da resistência e leia o valor obtido.

medidando-resistencia-eletrica

Medindo diodo

Posicione o indicador na escala de diodo, encoste uma ponta de prova em cada lado do diodo e leia o valor obtido.

Verificando continuidade de circuíto

Coloque o indicador na posição de continuidade. Encoste as duas extremidades das pontas de prova para verificar se o equipamento está funcionando corretamente. Se bipar, está em ordem. Caso contrário, está avariado e precisa ser enviado para assistência técnica. Verificar também o estado das pontas de prova, pois podem estar avariadas.

Feche o circuíto em anel e coloque uma ponta de prova em cada extremidade. O Alicate Amperímetro irá bipar continuamente se houver continuidade do circuíto. Caso não bipe, é porque o circuíto está interrompido em algum ponto. Algumas ferramentas para medir corrente elétrica

Funções acessórias do Alicate Amperímetro Minipa ET-3810

HOLD: Quando estiver realizando uma medição e houver a necessidade de gravar o valor medido, acione a tecla HOLD. Para descongelar esse valor, acione HOLD novamente.

ZERO: Ajuste de Zero: Manual para as faixas DCA e automático para as outras faixas.

MAX: Armazenamento de Máximo.

Conheça Algumas Particularidades do Alicate Amperímetro
4.7 - 7 Votes

Comentários

comentários

Deixe um comentário