Pular para o conteúdo

Contato

Caro leitor do Saber elétrica esse canal está dirigido a você. Envie-nos suas sugestões, elogios, criticas ou dúvidas.

Entre em contato conosco, preencha os campos abaixo.

    22 comentários em “Contato”

    1. Muita coisa aprendi com vocês do site saber elétrica
      E que ano que vem quero ter a oportunidade de continua com vocês, um grande abraço a todos.

    2. A solução de instalar um resistor em paralelo com a lâmpada( junto da mesma) é a que mais tenho visto resolver o problema . Só não entendo porque instalar em paralelo pois acho que deveria ser em série com a lâmpada de modo a “frear” a corrente residual não deixando ir para a lâmpada e carregar o capacitor desta . Se alguém pudesse esclarecer . Obrigado

      1. Olá, Domeneque! Bem vindo ao Saber Elétrica. O resistor é colocado em paralelo a fim de dividir a corrente elétrica e manter o mesmo valor de tensão tanto no resistor quanto na lampada. Se colocarmos o resistor em série com a lampada, a tensão irá se dividir entre o resistor e a lampada, e a corrente elétrica será a mesma. Nesse caso, teremos tensão menor na lampada e ela não acionará. São características dos sistemas de ligação série e paralelo.
        Adolpho Eletricista

    3. Olá, não é incomum encontrarmos bancos de transformadores monofásicos em redes de distribuição trifásicas. Gostaria de saber o motivo desse tipo de aplicação, vantagens e desvantagens. Obrigado

      1. Bem vindo ao Saber Elétrica, Saulo. Os transformadores monofásicos – sistema delta – foram muito utilizados na implantação do sistema elétrico de potência no Brasil devido ao custo de implantação e também por ser o transformador monofásico (delta) muito mais barato que o transformador trifásico (estrela). Para alimentar um transformador monofásico utiliza-se apenas uma fase primária, enquanto que para o trifásico necessitamos das três fases primárias. Como na época da implantação do sistema elétrico no Brasil não haviam cargas trifásicas, optou-se por utilizar transformadores monofásicos. Caso necessitasse atender um cliente com carga trifásica, acrescentava-se outro transformador monofásico ligado em fase primária diferente do primeiro, criando a terceira fase secundária para atender aos clientes. A única vantagem é o custo de implantação do sistema. As desvantagens são: desbalanceamento de carga enorme na rede primária, harmônicas, danos aos cabos da rede primária e desbalanceamento de tensão na rede de transmissão. Em 1995 a ANEEL proibiu a instalação de transformadores monofásicos, sendo que a partir da data de publicação da nova norma os bancos de transformadores monofásicos (delta) somente poderão sofrer manutenção corretiva, sendo que os novos bancos de transformadores projetados deverão ser trifásicos (estrela).

    4. Assisti o video de como emendar 2 fios e como não tinha noção nenuma, achei espetacular. A facilidade e a maneira correta. Parabens.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *