É por isso que seu Portão Eletrônico esta Abrindo Sozinho!

Existem alguns motivos que podem fazer com que o portão da sua garagem abra sozinho. Um ponto pode ser uma placa de comando do portão elétrico com defeito (sendo antiga ou nova), detectores de loop com defeito, chave fim de curso defeituosa ou interferência de radiofrequência. Vamos analisar o caso!

É inevitável que qualquer tecnologia não tenha falhas, ou seja, burlada não é mesmo? Pois bem nesse post iremos abordar o famoso assunto dos portadores de portões automáticos em residências. Por que meu portão automático abre sozinho?

Portão automático é a tecnologia mais utilizada em automações residenciais e é claro uma automação que livra você de tomar aquela chuva para abrir o portão da sua garagem e até mesmo lhe oferece uma maior segurança para entrar e sair de sua garagem durante a noite, mas para que seja seguro você deve garantir alguns pontos muito importantes para que tudo funcione como planejado.

Ter um portão automático com defeito pode ser desgastante, especialmente se ele abrir e fechar em horários aleatórios. Isso ocorre porque você espera que seu portão elétrico forneça a segurança e a proteção que você precisa. Além disso, permite abri-lo e fechá-lo sem sair do carro.

Realmente, entendo que você está frustrado com mau funcionamento do seu portão elétrico. Por isso trouxemos aqui alguns problemas comuns referentes ao porque um portão automático pode estar abrindo e fechando antes de ser acionado.

 

 Funcionamento do Controle Remoto do Portão Eletrônico

Todo portão eletrônico acionado por controle remoto e com uma placada de comando é acionado através de frequências de rádio com uma baixa potência de controle no portão, ou seja, um único sinal ira ativar os contatores do motor e fará ele rotacionar no sentido horário ou anti-horário.

Na placa do controle remoto do portão existem algumas chaves (botões), essas devem possuir mesma configuração das que estão na placa eletrônica na central do portão eletrônico, esses interruptores são responsáveis por realizar a comunicação entre motor controle através das ondas emitidas ao acionar o botão do controle, ou seja, a configuração contida no seu controle é o endereço que deve ser único.

portão automático abrindo sozinho

Controle de Portões Elétricos Podem ser Hackeados?

Apesar de alguns problemas o portão eletrônico comumente instalado em empresas e residências oferecem proteção e tranquilidade. Parte dessa tranquilidade vem da compreensão de diferentes riscos de segurança, incluindo hackers.

Como já mencionamos aqui o portão automático para ele exercer a função de abrir e fechar preciso de componentes eletrônicos e assim como qualquer tecnologia digital, o um portão elétrico pode ser hackeado. No entanto, eles ainda adicionam um alto nível de segurança para sua casa. Como uma barreira clara, eles impedem as pessoas de entrar facilmente em sua propriedade.

 

Algumas Razões que faz o Portão Eletrônico Abrir Sozinho

Não importa se você tem o modelo de portão, pois nem todas as marcas são iguais, cada uma tem seu próprio tipo especial de problemas; chega um momento em que precisará de manutenção.

Elementos como chuva ou vento podem afetar o desempenho do seu portão elétrico. Portanto, não entre em pânico, pois é algo normal que pode acontecer com qualquer portão automático.

No entanto, é importante cuidar bem do seu portão elétrico. Então, quando você perceber que algo não está funcionando como deveria, não deixe de chamar um profissional para te ajudar.

Para ajudar você na solução desse problema, vamos elencar abaixo quatro principais razões pelas quais seus portões elétricos continuam abrindo e fechando sem que você esteja acionando:

Estas são as quatro principais razões pelas quais seus portões elétricos continuam abrindo e fechando:

  • Os interruptores de limite estão com defeito
  • Os interruptores DIP não estão funcionando corretamente
  • Há uma interferência com a frequência de rádio do portão
  • O detector de loop não está funcionando

Os Interruptores de Limite estão com Defeito

Não importa que tipo de portão eletrônico você tenha, ele precisa de um interruptor de limite. Um interruptor de limite é o que impede que seu portão automático feche enquanto seu carro estiver no caminho. Além disso, é o recurso que permite que seu portão abra quando um carro se aproxima.

Em outras palavras, um interruptor de limite é o que permite que seu portão abra ou feche corretamente no momento certo. A vantagem é que não precisa de intervenção humana.

Se o seu operador de portão começar a abrir e fechar aleatoriamente, pode haver um problema com os interruptores de limite.

Um interruptor de limite é um tipo de comutador (sensor) elétrico tipo interruptor podendo detectar a velocidade, posição, passagem, presença ou ausência, posicionamento, amplitude de movimento e ou termino de curso de um determinado dispositivo por essa razão são mais conhecidas por “por chave de fim de curso”.

A chave fim de curso do seu portão possui um atuador que é um dispositivo que faz um objeto se mover. Este atuador pode ser um braço, botão, rolete, nível ou êmbolo, e está conectado a um conjunto de contatos. Quando um objeto entra em contato com o atuador, o dispositivo é solicitado a fazer uma conexão elétrica específica. Neste caso, abrir ou fechar seu portão.

Portanto, o motivo pelo qual seu interruptor de limite está com defeito pode ser devido a um atuador danificado.

 

Os Interruptores DIP Não Estão Funcionando Corretamente

Quer tenha um portão automático basculante, giratório ou um portão deslizante, necessita de um interruptor DIP para o poder abrir. Você pode ter vários interruptores DIP e transmissores para que todos os outros da sua família controlem o portão.

Um interruptor DIP é basicamente um interruptor elétrico que consiste em outros pequenos interruptores. Este interruptor DIP está dentro do seu controle remoto e do abridor de portão.

Ambos os interruptores DIP têm uma sequência de todos os interruptores pequenos subindo ou descendo. Isso cria uma impressão digital e eles devem corresponder exatamente para que seu portão automático abra ou feche quando você usar o controle remoto.

Assim, você pode verificar os interruptores DIP em seus transmissores para garantir que eles não sejam o motivo de seu portão abrir ou fechar aleatoriamente.

 

Há uma Interferência com a Radiofrequência do Portão Eletrônico

Existem vários tipos de abridores de portão por aí. Você tem teclados, controles remotos, infravermelho e muito mais. Mas, a maioria deles funcionará por meio de radiofrequência. Isso significa que pode haver um momento em que haja interferência na frequência de rádio do seu portão.

Se o seu portão elétrico abrir e fechar sozinho sem você fazer nada, algo pode estar interferindo em sua frequência. Pode até acontecer que os sinais do seu portão estejam interferindo com outros portões elétricos.

Existem vários dispositivos e objetos que podem interferir na frequência de rádio do seu portão. Alguns deles são eletrodomésticos, rádios-relógio, rádios de carro e micro-ondas!

Além de abrir e fechar seu portão automático em momentos aleatórios, isso pode fazer com que o controle remoto do portão não funcione.

O que você pode fazer para evitar isso é um teste manter seus aparelhos ou algum aparelho ou dispositivo eletroeletrônico que trabalha com rádio frequência á uma distância de uns 10 metros do seu portão elétrico e receptor.

Depois comece a realizar alguns testes acionando e parando para ver o comportamento do portão.

Antigamente eram instalados portões com frequências de 292MHz e 325MHZ e dessa forma era muito comum que um vizinho acionasse o portão do outro, pois as configurações dos interruptores eram poucas e as frequências únicas.

Hoje em dia o risco de um portão eletrônico abrir sozinho é bem baixo, porém não deixa de existir.

O Detector de Loop não está Funcionando

O que de fato pode fazer meu portão abrir sozinho?

Outro recurso essencial para o seu portão automático é um detector de loop. Um laço em um portão elétrico funciona por indutância, não por magnetismo, ao contrário das crenças populares.

Um material que é um bom condutor de eletricidade, como metal, será detectado pelo seu loop. Os carros são em sua maioria feitos de metal, então, quando eles entrarem no campo de detecção, o loop será acionado e o portão se abrirá.

O detector de loop é um comprimento contínuo de fio que está conectado à placa de circuito principal do portão. Esse loop ressoa em uma frequência regular, mas quando um objeto de metal passa pelo loop, a frequência aumenta.

Um loop pode detectar um veículo que está 2/3 acima dele como a perna mais curta do loop. Portanto, se houver muitos caminhões e veículos grandes que passarão pelo seu portão, você precisará de um loop maior.

Quando seu portão elétrico fecha ou abre aleatoriamente, pode ser porque a sensibilidade do loop está muito alta. Isso significa que o portão se abrirá toda vez que um objeto de metal passar por ele, mesmo que seja pequeno. Pelo contrário, se a sensibilidade for muito baixa, seu portão perderá carros de tamanho normal.

Você pode ajustar essas configurações de sensibilidade em seu loop de acordo com suas necessidades específicas. Como resultado, seu portão não abrirá e fechará em horários aleatórios.

Se seus portões elétricos continuam abrindo e fechando, recomendamos que você dê uma olhada em cada um desses fatores. Alguns deles são fáceis para você descobrir. Para outros, recomendamos que você entre em contato com um profissional que possa ajudá-lo.

Agora caso o problema seja devido a não estar abrindo ou estar parado em algum ponto.

Nesse caso devemos considerar uma questão que é mais simples como, por exemplo, falta de energia, pois se não estiver funcionando corretamente, pode ser devido a uma queda de energia.

Verifique se o portão ainda está recebendo energia. Se for, seu controle remoto pode simplesmente precisar de pilhas novas. Se esse não for o problema, verifique manualmente a porta para ver se ela desliza ou balança livremente ou se há algo impedindo que ela se mova.

Comentários

comentários

Compartilhe agora mesmo:

Sobre o autor | Website

O Saber Elétrica é um canal educativo e informativo que vem com objetivo de compartilhar um conteúdo dinâmico e didático sobre o mercado de trabalho voltado a setor da energia e eletricidade com foco nos setores da eletreletrônica e da eletrotécnica.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

40 Comentários

  1. jose carlos disse:

    meu portao era certinho depois que coloquei para abrir na luz alta do carro meu portao abri sozinho sem acionar o controle o que eu faco

    • Luiz Jacques disse:

      Deixa eu ver se entendi; você diz que quando colocou o comando de abrir o portão no sistema de luz alta do carro ele abri sozinho. Nesse caso precisa ver se esta havendo alguma interferencia ou se o farol do carro não esta emitindo o sinal mesmo estando apagado. Precisaria saber se o problema acontece quando o carro esta próximo ao portão ou a qualquer momento.

  2. marineide disse:

    Bom dia Luiz, obrigada pela página é de muita utilidade.O meu portão além de abrir sozinho, quando acionado não consegue subir até o final. Ele tem 10 anos. Tá na hora de trocar o motor ou só a placa? Gostaria da sua opinião. Obrigada.

  3. Fernando disse:

    O meu portão também abre sozinho quando há falta de energia (força), se faltar energia, na hora em que ela volta ele abre o que fazer?

  4. Clerisvan disse:

    O meu portão também abre sozinho quando há falta de energia, ainda sem solução…

    • É preciso verificar a instalação da placa do motor. Pode ser que quando a o circuito da placa é realimentado ele esteja mandando o comando para que os relés ativem fazendo com que o motor entre em funcionamento.

      Outra coisa pode ser que o funcionamento do motor esteja invertido, ou seja quando você manda o comando para abrir o portão você esta na verdade “cortando” a energia do motor instalado no portão. O mesmo acontece quando acaba a energia elétrica ela corta a energia do motor com isso o motor fica livre e o peso do portão faz com que ele abra.

      Bom todo caso eu recomendo você chamar um técnico.

    • Ronaldo schorr disse:

      Tava com este problema fui na placa de comando e tirei o juper a onde dizia tom deu serto paro de abrir com falta e vota de energia

  5. Realmente, com as tecnologis disponíveis nos dias de hoje, podemos contar com controles bem mais modernos e difícilmente ocorreria de um portão ser acionado sozinho. Porém, como muito bem citado acima, existem as pessoas que trabalham do lado negativo da força…! Vivem maquinando o mau o tempo todo e, a tecnologia também está disponível para eles! Sempre recomendo aos nossos clientes que adicionem travas ao portões, pois assim, inibem um pouco mais, caso o portão tenha falhas. fica a dica. Portões de garagem
    abs!

  6. carlos disse:

    Meu automatizador é ppa de abertura de 5 segundos. Por algumas vezes, saio e fecho normamente pelo controle, acontece que qdo volto pra casa ele está aberto. o que pode ser? tenho sensor anti-esmagamento tambem.

  7. ELAINE CRISTINA DA SILVA SILVA disse:

    fui assaltada na porta da minha casa,e levaram o controle agora estou com medo .tem como mudar a configuraçao do controle

  8. ELAINE CRISTINA DA SILVA SILVA disse:

    obrigada pela explicação deu certinho adorei o seu site,so me tire uma duvida então quer dizer que o controle que me foi roubado não funciona mais o código agora é outro.existem vários códigos na central!

    • Após a reprogramação da central ela retorna a configuração de fabrica sendo assim os controles que tinham cadastro precisaram ser reprogramados novamente seguindo o mesmo procedimento de cadastro dos controles.

  9. SERGIO ROIK disse:

    tenho dois portões um em cada botão do controle volta e meia tento abrir os portões
    e ele não abrem nem um e nem o outro com vários controles após alguns tempos volta a funcionar normalmente, será que existe alguma frequência interrompendo o sinal dos controles

    • Olá Sergio, Bom nesse caso peço que verifique se a bateria do controle esta com carga, ou seja carregada. Outro ponto que pode dar problemas no controle é verificar se o mesmo não sofreu nenhuma queda, pois ao derrubar o controle no chão possa ser que a bateria se desloque dentro dele fazendo com que haja interferência no funcionamento. No caso de ter alguma frequência interrompendo o funcionamento não acredito que seja isso. O mais provável é que esteja com a bateria fraca mesmo ou que ele tenha caído no chão e danificado a placa ou somente deslocado a bateria. Qualquer dúvida é só entrar em contato. Espero ter ajudado.

  10. SERGIO ROIK disse:

    Obrigo amigo, descobri o defeito, o disjuntor de energia estava chiando e tinha horas que interrompia a energia do motor sem interromper as luzes da garagem, abraços:

  11. ana carla dos santos diniz disse:

    O portão de casa abri sozinho mesmo o controle nao estando aquiii… Abree fica uma hr aberto depois fecha… O q faco

    • Olá Ana Carla nesse caso possa ser que a central de comando do motor esteja com algum temporizador. Bom como foi colocado por você que ele abre e fica uma hora e depois fecha sem nenhum comando do controle, outro ponto possa ser que a própria central do motor esteja com defeito. Aconselho nesse caso chamar um técnico para averiguar com mais precisão mas antes de comprar procuro um profissional honesto e qualificado.

  12. Mário Feitosa disse:

    Boa tarde, fui trabalhar pela manhã 07:00, acionei os sensores de presença da minha casa(fica em todas as portas e no portão da garagem) fechei o portão automático e fui trabalhar, por volta de 15:30, por sorte recebo uma ligação do meu vizinho que vinha chegando em casa, que meu alarme tinha disparado e meu portão da garagem estava ABERTO! O que tenho que fazer psra não acontecer mais isso, trocar a placa? (AC4-FIT). Me ajude!

  13. menossi disse:

    boa tarde como faço para regular o portão ppa para fechar automatico em 30 segundos

  14. Carlos disse:

    Boa tarde, sempre que falta energia meu portão abre e não fecha, sendo necessário abrir a placa de comando mexer mexer e não sei como ele volta a funcionar, o que devo fazer?

    • luizjacques disse:

      Primeiro precisaria saber quando começou a dar tal problema, tal posso ter ocasionado um leve curto e isso fez com que a placa não viesse a funcionar corretamente ou talvez deu algum problema no programa da placa.

  15. Marcio gomes da silva Gomes disse:

    O portao esta abrindo sozinho quando o controle remoto esta oroximo do motor

    • Olá Marcio seja bem vindo ao Saber Elétrica. Bom nesse caso precisa ver se realmente o problema é no controle remoto, ou o botão do controle remoto pode estar quebrado na parte dos contatos internos, causando acionamento involuntário do controle. Uma dica é verifique se acontece o mesmo com mais controle, caso tenha mais codificado nessa mesma placa. Obrigado pelo comentário.

  16. Robson Rocha disse:

    Bom dia, instalei um motor com placa garen g3 no meu portao, porém, estou tendo problemas com ele, moro em um bairro com frequentes quedas de energia e toda vez que isso ácontece ao acionar o portao para abrir ele fecha ainda mais passando pelo fim de curso e quase queimando o motor e depois não volta mais, aí tenho que desligar a placa e ligar ele correto no capacitor e na energia pra volta a posição normal, pergunto a placa estaria com defeito?

  17. Leandro disse:

    Boa tarde!

    Hoje meu portão resolveu “conversar” com a Chave do meu carro. Quando aperto o controle da chave, o carro não tranca ou destranca, mas abre ou fecha o portão. O que pode ser isso?

    Minha mulher disse agorinha que o controle remoto da TV Smart, quando mando ela manda conectar na internet, também aciona o portão.

    Acho que meu portão bateu o record da bizarrice.

    Tenho esse portão há mais de quatro anos e sempre funcionou direitinho. Inclusive com o comando pelo farol da moto.

    Me ajudem!

    • Bem vindo ao Saber Elétrica, Leandro. O comando de acionamento do portão trabalha por frequência, bem como os outros citados. Devem estar trabalhando numa frequência muito próxima. Precisará acionar um profissional da área de controle de acesso para reajustar a frequência de trabalho do controle de seu portão.
      Adolpho Eletricista.

  18. Ronaldo ST disse:

    Ola, meu portão grande tem um portão social nele, hoje fechei ele batendo e o engraçado que o portão grande automático de vasculante se abriu sozinho. Qual a explicação para isso?

    • Olá Ronaldo seja bem vindo ao Saber Elétrica. Bom nesse caso eu não saberia lhe falar pois precisaria analisar a instalação, mas possa ser algum mal contato na placa do motor que quando o portão social possa ter causado algum tipo de vibração que acionou o motor.

      Mas para lhe dar um diagnóstico mais preciso seria necessário uma analise mesmo.

  19. Leandro disse:

    Muito obrigado pela resposta Adolpho. Como eu tinha um pouco de pressa, pois tinha medo que meu portão se abrisse de madrugada e etc., baixei o manual da placa pela internet e vi no youtube algumas orientações. A partir daí reconfigurei meus controles e tudo voltou ao normal.
    Mais uma vez obrigado ao site. Muito prestativo.

  20. Renato disse:

    Possuo portão duas folhas, dois motores. Ocorre q todos os dias abre sozinho , independente de tempo/horário. Já reprogramei mas o problema continua. O q devo fazer?

    • Olá Renato bem vindo ao Saber Elétrica, bom nesse caso possa ser que o problema seja na própria placa de comando, recomendo que procure um profissional qualificado para fazer uma avaliação na central de comando dos motores. Caso tenha algum conhecimento em eletrônica você mesmo pode abrir a central e ver se a placa possui algum ponto de oxidação, pois isso também pode dar problemas e fazer com que o portão esteja abrindo sozinho, qualquer mau funcionamento de algum componente outro trilhas de ligação já da problemas.

    • Olá Renato bem vindo ao Saber Elétrica, bom nesse caso possa ser que o problema seja na própria placa de comando, recomendo que procure um profissional qualificado para fazer uma avaliação na central de comando dos motores. Caso tenha algum conhecimento em eletrônica você mesmo pode abrir a central e ver se a placa possui algum ponto de oxidação, pois isso também pode dar problemas e fazer com que o portão esteja abrindo sozinho, qualquer mau funcionamento de algum componente outro trilhas de ligação já da problemas.

  21. Josimar felix disse:

    Meu portão funcionava normal, mas de uns dias pra-ca ele está abrindo sozinho e não tem como ser o controle pq já apaguei ele e refis a programação, e depois que aciono ele pra fechar passa pelo menos uns 2 ou 3 minutos pra abrir então não pode está pegando comando do controle se ele só abre depois que estou longe.

  22. Paulo disse:

    Olá
    Ganhei um abridor de portão pelo celular da iLinq https://store.jacc.com.br/produto/modulo-de-abertura-de-portao-automatico-wifi-ilinq-gate-g4/ alguém sabe como configurar ou como dar um reset nele? Quero usar ele para receber alertas de portão aberto por muito tempo. O pessoal aqui abre, entra e esquece aberto.. difícil viu.
    Parece que veio com outra rede wifi já configurada nele e o app não consigo configurar nada nele..
    Obrigado.

    • Nelson disse:

      Tenho um da ppa..é fantástico..mas,é muito chato configurar..primeiro vc tem que entrar dentro do modulo wi fi..que um instalador deve instalar pra vc,impossível vc conseguir..tem muito detalhe e nunca vem com o sensor de fim de curso,o sensor que manda diagnóstico de abriu tal hora,fechou tal hora …depos de entrar no aparelho, abra o app da ppa ou qual achar melhor…configure tbm por lá,ira pedir pra tirar foto do qrcode que tem adesivado no aparelho…entre na sua rede wi fi…III vc não vai conseguir não…é muito difícil

  23. ronaldo disse:

    olá
    Durante o processo de fechamento do portão, se eu apertar o controle para ele parar, ele para porem não volta mais a fechar automaticamente, tenho que aperta para abrir de novo e assim ele entra no automático, abre e fica o tempo programado aberto e depois fecha.

  24. Damarisde Paula de Jesu disse:

    Meu portão eletrônico começou abrir sozinho hj.. o que será

  25. PEDRO DAVID KILIM disse:

    TENHO UM CLIENTE QUE CADA VEZ QUE CAI A ENERGIA QUANDO VOLTA O PORTÃO ACIONA SOZINHO O QUE POSSO FAZER?