Esta é uma questão muito debatida entre os profissionais da área elétrica. Após muitos debates em grupos nas redes sociais, pesquisas em Normas Técnicas, NBR’s da ABNT e consulta a fabricantes de renome de disjuntores, entre outros equipamentos da área elétrica, pudemos concluir que:
Disjuntor NEMA
1 – Disjuntores NEMA devem ser alimentados pelos contatos superiores, conforme instrução dos fabricantes, estampadas em alto relevo na lateral do disjuntor.
Norma NEMA – National Electrical Manufacturers Association é uma associação americana, criada em 1º de Setembro de 1926.
Esta associação define muitos padrões usados em produtos elétricos por seus mais de 400 membros.
Disjuntores DIN
2 – Já os mini disjuntores DIN podem ser alimentados tanto pelos contatos superiores quanto pelos contatos inferiores em CA, sem alterar o seu funcionamento, segundo informação de fabricantes de renome.
Em CC, a alimentação deve ser pelos bornes com numeração ímpar (superiores), pois se alimentados pelos bornes pares (inferiores) não funcionarão corretamente.
Numeração par e ímpar pode sofrer modificação de acordo com o fabricante. Faz-se necessário observar o esquema de ligação no corpo do disjuntor.
Norma DIN – Deutsches Institut für Normung ou Instituto Alemão de Normalização, que é a instituição com sede em Berlim e estabelecida em 1917, encarregada da normalização alemã.
Instrução dos fabricantes
3 – Conforme instrução dos fabricantes, estampadas na face dos disjuntores DIN da STECK e da ABB, os contatos superiores possuem numeração ímpar e os contatos inferiores numeração par.
Por convenção, os contatos identificados por numeração ímpar são ALIMENTAÇÃO e os contatos identificados por numeração par são CARGA, da mesma forma que contatores, relés e contatos auxiliares.
Já os disjuntores DIN da Siemens trazem no esquema de ligação a ALIMENTAÇÃO nos contatos inferiores e CARGA nos superiores.
Portanto, deveremos estar sempre atentos à orientação do fabricante do disjuntor estampada em sua face para sua melhor funcionalidade e durabilidade.
Como não existe norma da ABNT nem internacional que convencione se a alimentação deve ser pelos contatos superiores ou inferiores, deveremos seguir as instruções dos fabricantes estampadas no corpo do disjuntor.
Adolpho Eletricista
4 Comentários
e certo a entrada de energia ser na parte de baixo do dijuntor
Estou atento muito, nós brasileiros não somos acostumado de ler de equipamentos.
NA VERDADE O CERTO SERIA OLHAR O DIAGRAMA DE TODOS E QUALQUER UM POIS TODOS TEM O SEU!