Ferramentas Medidoras de Consumo – Medidor de Consumo de Energia Benefícios

Ao passar dos anos o método de controle de consumo energético tanto em residências quanto em indústrias tornou algo primordial, afinal passamos por instabilidade na tarifa cobrada e muitos sofreram grandes impactos nos orçamentos.

Com isso cresceu a vontade de controlar cada ponto da casa ou empresa, onde se consome mais energia, onde pode-se melhorar o consumo, o por que gasta mais ou menos, enfim, perguntas que passaram a ser corriqueiras.

Dessa forma inventou-se então os medidores de consumo portáteis e os fixos porém com capacidade de instalação individual em cada setor, ou seja, por determinado grupo de circuitos. Existem hoje inúmeros modelos de medidores portáteis e projetos de medidores que iremos citar aqui nesse artigo, então amigo eletricista esse artigo vai fazer você conquistar novos clientes e aumentar seu conhecimento, confira.

O que são medidores de consumo de energia elétrica portátil

medidor eletrônico de energia elétrica como funciona

Medidor de consumo de energia elétrica portátil são equipamentos capazes de mensurar o quanto está se gastando de energia em determinado local, popularmente conhecido como relógio e que era instalado uma por estabelecimento ou casa na entrada de energia.

Com a evolução tecnológica algumas mentes brilhantes acabaram inventando medidores de consumo elétrico portátil, como se fosse um multímetro porém ao se conectar a um determinado circuito é capaz de dizer quanto que está o consumo médio, por hora ou por intervalos menores que isso.

Disjuntores com função de medidor de energia

Além dos medidores portáteis já existem alguns equipamentos parecidos com disjuntores e com a função do relógio de entrada, porém esses dispositivos são para ser instalados independentes em cada circuito no seu quadro de distribuição, com isso cada morador poderá a qualquer momento fazer a leitura de consumo de cada circuito e identificar onde está com maior gasto energético.

E uma das invenções mais interativas criadas nesse nicho foi o medidor de consumo elétrico feito em Arduíno com plataforma open source e com dados arquivados em nuvem, ou seja, você acessar os dados de consumo de computadores ou smartphones, além de conseguir ainda programar da melhor forma possível para facilitar a leitura e interpretação dos valores para uma tomada de ação mais rápida, podendo nessa plataforma acrescer cálculos de valores da tarifa pelo consumo, fazer comparações entre fontes de energia caso haja, por exemplo, energia solar e concessionaria.

Benefícios dos medidores de consumo de energia

Vantagens do medidor de energia para o usuário

Para o usuário

O principal ganho está claro para os usuários da energia é claro, pois poderão saber qual melhor momento de utilizar determinado equipamento, se compensa usar fora ou em horário de pico, qual equipamento consome mais e se poderá fazer algo que mude esse cenário, enfim, o consumidor de energia elétrica poderá equilibrar o seu consumo de energia fazendo com que não seja afetado no orçamento ao fim de cada mês.

Para as concessionárias

Já por outro lado se pensarmos em uma sociedade mais consciente do consumo e que utilizem essa ferramenta, as concessionarias poderiam diminuir o uso de geradores nos horários de pico, onde algumas somente ligam seus geradores nesses horários em que a demanda é mais alta, sendo assim se a demanda de energia elétrica fosse mais equilibrada os investimentos seriam menores, logo por consequência as taxas menores.

Conclusão

Enfim, no mercado já existem esses medidores disponíveis para uso, tanto os portáteis quanto os dispositivos fixos por circuitos, basta que nós eletricista estejamos atualizados para ofertar esse benefício aos nossos clientes, afinal somos o porta voz da inovação em elétrica para os consumidores dela.

Lembrem-se melhor do que simplesmente instalar um medidor fixo por circuito é você instalar um sistema inteligente para uma residência ou então uma indústria onde eles terão maior controle dos consumos energéticos e claro orçamentário, então boa pesquisa, bons projetos e na dúvida pode questionar!

Ferramentas Medidoras de Consumo – Medidor de Consumo de Energia Benefícios
4 - 1 Vote

Comentários

comentários

Deixe um comentário