Scroll Top

Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuita sobre elétrica

NBR-5410 – INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO

Tratando-se de eletricidade, o essencial é a segurança. Eletricidade é um fenômeno manipulável pelo ser humano, mas não totalmente dominado. Devido a isso, os profissionais da área devem obedecer a uma série de recomendações, determinadas pelas NBR’s e NR’s.

As NBR’s advertem os profissionais sobre as normas técnicas para instalações elétricas, para que as mesmas não ofereçam riscos a edificações, aos seres humanos, animais domésticos e bens materiais.

Saiba mais sobre a ABNT

NBR – Norma Brasileira Regulamentadora, são Normas Técnicas aprovadas e promulgadas pela

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, sendo disponibilizada em arquivo pdf para os profissionais da área.

NR são Normas Regulamentadoras, voltadas à segurança e medicina do trabalho no território nacional, publicadas unicamente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

profissionais-trabalhando-com-NROs profissionais que atuam com energia elétrica ou em seu entorno, devem obter certificação NR-10. Os profissionais que atuam em ambientes confinados, devem obter certificação NR-33.

NBR-5410

A NBR-5410 é a norma que estipula as condições
adequadas para o funcionamento usual e seguro das instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, até 1000 V em tensão alternada e 1500 V em tensão contínua.

Esta norma é aplicada principalmente a instalações prediais, públicas, comerciais, entre outras.

Determina o que deve ou não ser feito, elaborada com um texto diferenciado, explicando e outorgando regras em instalações elétricas de baixa tensão. Os profissionais da área devem conhecê-la e acima de tudo aplicá-la. Conhecer a norma técnica e os tópicos nela contidos esclarece muitas dúvidas dos profissionais.

Objetivo da NBR-5410

NBR5410-aplicando-a-normaEsta norma estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e conservação dos bens. Ou seja, a segurança das pessoas e animais domésticos que habitam no imóvel, funcionamento e conservação dos bens.

Aplicação da NBR-5410

Campos de aplicação desta norma:

  • Áreas descobertas externas a edificações;
  • Locais de acampamento, marina e instalações análogas;
  • Instalações temporárias como canteiros de obras, feiras, etc.;
  • Circuitos elétricos alimentados sob tensão nominal igual ou inferior a 1000 V em corrente alternada (CA) e frequência inferior a 400 Hz, ou a 1500 V em corrente contínua (CC);
  • Circuitos elétricos que não estão dentro de equipamentos, funcionando sob tensão superior a 1000 volts, e alimentados por uma instalação igual ou inferior a 1000 volts em corrente alternada. Por exemplo, circuitos de lâmpadas de descarga;
  • Condutores e redes elétricas que não estejam cobertas pelas normas relativas aos equipamentos de utilização;
  • Redes elétricas fixas de sinal com exceção dos circuitos internos dos equipamentos
  • Instalações novas ou já existentes, sob reforma.

NBR-5410 não é aplicável em:

  • Instalações de tração elétrica;
  • Instalações elétricas de veículos motores, carros elétricos, por exemplo;
  • Instalações de embarcações e aeronaves;
  • Equipamentos para supressão de perturbações radioelétricas, na medida em que não comprometa a segurança das instalações;
  • Iluminação pública;
  • Redes públicas de distribuição elétrica;
  • Instalações de proteção contra quedas diretas de raios, porém esta norma considera as consequências dos fenômenos atmosféricos sobre as instalações, por exemplo, seleção dos dispositivos de proteção contra        sobretensão;
  • Instalações em minas;
  • Instalações em cercas elétricas.

A aplicação da NBR-5410 não dispensa o cumprimento de outras normas aplicadas em situações ou lugares específicos e os regulamentos que a instalação deve seguir.

Importância do cumprimento da NBR-5410

Ter uma instalação construída com base nas normas é indiscutivelmente o correto, pois assim fica assegurado o bom funcionamento, a conservação dos bens e principalmente a segurança das instalações.

Normas são elaboradas para regulamentar, submeter a uma conformidade as demais instalações elétricas e melhorar a qualidade das instalações.

Foram criadas justamente pela preocupação existentes com as instalações elétricas de baixa tensão, pois muitos acidentes ocorrem neste tipo de instalação com usuários muitas vezes despreparados para sua utilização.

Cumprir a NBR-5410 é assegurar que estas instalações estejam dentro do que é considerado um funcionamento seguro.

NBR-5410 – INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO
3.25 (65%) 4 votes

Comentários

comentários

Sobre o autor | Website

"Profissional Autônomo de Elétrica" Atuo na área há 35 anos como Técnico Eletrotécnico e Eletricista Instalador, Manutencista e Reformas Residencial, Predial e Industrial. Bacharel em Matemática – Universidade São Judas Tadeu – 1987 Técnico em Eletrônica –1980, CREA Ativo. Instrutor de Treinamentos de NR10, SEP, Instalações Elétricas Residenciais e Industriais, CMRDA e Corte e Religa. www.adolphoeletricista.com.br

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Tenho um Quiosque de Fibra de vidro 2,40 x 1,80 seu a soalho é emborrachado, está localizado em cima de um dek de madeira, dentro temos dois Freezers de 350 L cada e dois refrigeradores de 200 L cada e duas Lampadas florescentes, tudo ligado com a voltagem 220, Minha caixa de policarbonato energia esta fixa em um poste de concreto cfe. norma CEEE – Centro da Cidade de Capão da Canoa – RS, Os Freezers são estocados sorvetes, em torno de 500 kg, e os refrigeradores estoque de refrigerantes. Se eu instalar os Disjuntores DPS e DR, Pergunta ? Quais as garantias de que no outro dia estará congelados os sorvetes? E se cair os disjuntores quem vai ligar para retornar o funcionamento dos mesmos Digo os Freezeres Refrigeradores. Quem vai pagar os prejuízos se descongelar os sorvetes se os disjuntores com uma descarga de um raio perto cair, pois o DR e o DPS são sensíveis as descargas elétricas atmosféricas. Quem poderia Responder esse impasse ?

    • Bem vindo ao Saber Elétrica, Paulo! A responsabilidade por toda a instalação elétrica (fios, cabos, DR’s, DPS’s, disjuntores, entre outros) da edificação é do cliente. Logo, se ocorrer o desarme do DR ou de disjuntor, a responsabilidade pelo rearme é do cliente, bem como dos prejuízos ocasionados pela falta de energia elétrica decorrente do referido desarme. O DPS quando atua não interrompe a alimentação de energia elétrica da edificação.
      As concessionárias de energia elétrica não são responsáveis por problemas internos à edificação.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.