Automação Residencial Saber Elétrica

Automação Residencial e Casa Inteligente: Bem-vindo ao futuro.

Este é o primeiro de uma série de artigos sobre Automação Residencial na construção da Casas Inteligentes. Acompanhe no fim da página os links para as outras matérias sobre esse tema.

Cada vez mais na atualidade, buscam-se avanços tecnológicos que tragam soluções capazes de facilitar o nosso dia-a-dia, melhorar nossa produtividade num ritmo cada vez mais acelerado. Tarefas cotidianas, como acender luzes no corredor de prédios, acionar aparelhos elétricos e abrir portões de maneira automatizada não eram realidade até alguns anos atrás, e hoje em dia já quase não conseguimos imaginar nossas vidas sem essas pequenas comodidades que utilizamos diariamente.

 

Automação residencial é uma aposta para a casa inteligente do futuro

Automação residencial é uma aposta para as casas do futuro

 A chamada automação residencial tem avançado no sentido de proporcionar conforto e praticidade, utilizando soluções baseadas na tecnologia de informação para garantir facilidade de uso, design inteligente, segurança e respeito ao meio ambiente, buscando eficiência máxima no consumo de energia.

Como funciona uma casa inteligente?

A casa inteligente é equipada com uma gama de dispositivos voltados para gestão de energia, conforto, automação de tarefas domésticas, sistemas de áudio, vídeo e iluminação, entre muitos outros. Os métodos de controle dependem da tecnologia empregada, que podem ser desde um painel elétrico acoplado à parede da casa a um simples aplicativo com senha no seu smartphone.

A técnica do radiocontrole, que pode utilizar sinais de bluetooth, por exemplo, é uma das mais comuns pra garantir a comunicação entre o controlador e os dispositivos elétricos, deixando todas as funcionalidades da casa ao alcance dos dedos. Esse sistema só é possível através de avançadas tecnologias de processamento e controle instaladas estrategicamente pela casa de modo quase imperceptível.

Controle de luz, áudio, temperatura e outras funções através de painel na parede ou pelo tablet do usuário

 Quais as vantagens de possuir uma casa inteligente?

As principais vantagens da Casa Inteligente são a comodidade, segurança, economia e conforto proporcionadas pelo acionamento e desligamento dos diversos dispositivos elétricos da residência feito de forma remota ou completamente automática. Através do dispositivo de controle, é possível ajustar automaticamente a temperatura, iluminação, tocar música, abrir ou fechar portas e janelas, disparar alarmes e enviar mensagens ao morador se alguém aparecer.

É possível também adicionar eventos programados ou temporizados, o que é bastante útil pra quando o proprietário estiver fora de casa. Alguns exemplos disso são: programar determinadas luzes para acender ou apagar após algum período, acionar a máquina de lavar em horário determinado, regular a temperatura do chuveiro automaticamente de acordo com a temperatura ambiente, entre outros.

Controle de iluminação utilizando um aplicativo no Smartphone

Quais as aplicações disponíveis atualmente?

Para a infraestrutura de uma Casa Inteligente, destacam-se três principais ramos de aplicação: Segurança, Economia e Conforto.

Pensando na segurança, temos como exemplo as câmeras sensíveis ao movimento, capazes de enviar e-mails e transmitir em tempo real movimentações estranhas detectadas em horário inadequado. Há algoritmos de rastreamento cada vez mais modernos, capazes de ajustar o zoom e focar no rosto das pessoas que transitam pelo ambiente monitorado, o que facilita o reconhecimento e garante mais tranquilidade ao proprietário quando está fora de casa.

 Câmeras infravermelhas acionadas remotamente pela internet via Wi-fi

No campo da economia, verificamos que o acionamento e desligamento automático dos aparelhos proporciona uma maior eficiência energética, já utiliza-se energia elétrica apenas pelo tempo necessário, reduzindo o desperdício. O uso da de soluções automatizadas já é uma tendência na indústria busca pela redução de gastos e a sustentabilidade ambiental, sendo o meio residencial uma expansão natural desse processo de automatização energética.

Visando o conforto dos moradores, a Casa Inteligente conta com comandos intuitivos e transparentes, buscando adaptar-se do modo mais natural possível ao dia-a-dia dos usuários. É possível, por exemplo, programar o aparelho de som para ligar pela manhã com um volume mais baixo que aumenta aos poucos, enquanto as cortinas se abrem devagar num despertador muito mais natural do que simples bips de rádio-relógio. Além disso, a comodidade de controlar todos os parâmetros da casa remotamente apenas utilizando o smartphone já a aquisição dos aparelhos de automação residencial.

Quanto custa uma Casa Inteligente?

 

Para implantar o sistema de casa inteligente tem um custo que pode variar.

Os preços variam muito de acordo com os módulos de automação escolhidos, que vão desde o simples acionamento e controle audiovisual, que é bastante acessível, ao controle de temperatura, iluminação e monitoramento da casa inteira. Em certos casos, só custo da automação é capaz de ultrapassar o valor do próprio imóvel se o intuito for uma automação completa. No entanto, vale salientar que casas automatizadas agregam um alto valor associado, sendo esse tipo de melhoria desejável na valorização do imóvel.

Conclusões

Vimos todas as vantagens de se investir numa casa inteligente, capaz de facilitar o dia-a-dia, garantindo segurança, conforto e rendimento energético, com soluções modernas numa tendência para as casas do futuro. O custo associado para intervenções mais pesadas pode ser um pouco alto, mas a consequente valorização dos imóveis pode ajudar a mitigar esses gastos, associado a economia de energia elétrica proporcionada pelos processos de automação.

Acompanhe conosco nossos próximos artigos, que tratarão dos aspectos específicos dessa área da automação residencial, a promessa para o futuro na construção de Casas Inteligentes.

Veja também nossos outros artigos sobre Casas Inteligentes:

Automação Residencial e Casa Inteligente: Bem-vindo ao futuro.
Avalie esta Página

Comentários

comentários

>> Recomendamos Para Você <<

Sobre o autor | Website

O Saber Elétrica é um canal educativo e informativo que vem com objetivo de compartilhar um conteúdo dinâmico e didático sobre o mercado de trabalho voltado a setor da energia e eletricidade com foco nos setores da eletreletrônica e da eletrotécnica.

Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuita sobre elétrica

100% livre de spam. Somos contra essa prática.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Parabéns Luiz Jacques, muito bom o seu post, bem completo!

    • Agrademos pela visita em nosso blog Saber Elétrica. Estarei sempre procurando em busca qualidade e trazendo um conteúdo que seja de linguagem de fácil entendimento. Os redatores do blog são profissionais que dominam o assunto.