Instalação Elétrica Saber Elétrica

Como instalar chave boia _ Passo a Passo

Controlar níveis de reservatórios, caixas d’agua ou poços são um dos desafios de muitas casas, indústrias ou comércios, ter algo automático que possa encher quando estiver com nível baixo ou parar a drenagem de liquido quando o recipiente estiver cheio é algo primordial hoje em dia para evitar desperdícios ou falta de recursos.

Sendo assim você eletricista deve conhecer como instalar uma chave boia e oferecer esse equipamento para seu cliente, proporcionando assim maior conforto para ele e claro uma moral para você.

Mas e então, você saberia me dizer o que é uma chave boia e como deve ser instalada? Bom vamos abordar nesse tópico esse tema muito legal no controle de nível d’água, explicando o funcionamento e também a instalação correta do equipamento.

Chave boia o que é afinal?

A chave boia nada mais é do que um interruptor, onde sua principal função é controlar o nível de liquido em determinados locais, tais como: Reservatórios, tanques, caixas d’água, poços, etc.

Seu acionamento sempre irá acontecer em duas situações, nível baixo ou nível alto. Sendo assim ela vai emitir sempre dois pulsos, ora acionando a válvula para abastecer ora acionando a válvula para cessar o abastecimento.

Para exemplificarmos a aplicação da chave boia vamos imaginar o abastecimento de água em um edifício. Nessa situação a chave boia do reservatório de água do nível superior e a chave boia do reservatório do nível inferior devem ser ligadas em série.

A ligação deve ser desse modo para que o circuito logico do comando da chave magnética ou então algum outro dispositivo de comando atue quando o reservatório de água do nível superior estiver vazio e o reservatório inferior cheio de água.

Tipos de chave boia

No mercado existem vários modelos de chave boia disponíveis para cada tipo de situação e preferência, as mais comuns encontradas hoje em dia são as de contatos sólidos (fixo), contatos de mercúrio e as com sensores eletrônicos por relé de nível.

  • Chave boia com contatos de mercúrio: Essas chaves de nível são fabricadas em PVC e contém em seu interior um contrapeso metálico que possui a função de manter a chave boia na posição desejada e uma ampola com contatos e o mercúrio. Esses contatos são ligados aos terminais dos condutores que são acionados pelo fechamento realizado pelo mercúrio;
  • Chave boia contatos sólidos (fixos): Essa chave boia também é feita em material plástico, essa boia é constituída de contatos fixos em uma caixa que contem contatos fixos e moveis, uma haste fabricada em latão com limitadores de níveis que são ajustados de acordo com a necessidade;
  • Chave boia com sensor eletrônico: Esse modelo de chave é bem mais elaborado e sofisticado das demais, essas contêm sensores fabricados com grafite e são utilizados para nível superior e inferior. Esses sensores detectam qual o nível do liquido e emitem um sinal para um relé eletrônico e esse irá desligar ou ligar a bomba, válvula ou qualquer outro atuador.

Instalando a sua chave de boia elétrica

veja como instalar chave boia

Antes de explicarmos os passos simples para instalação da sua chave boia sempre lembre-se de trabalhar com a energia elétrica desligada, isso te dará mais segurança e precisão no serviço que está sendo executado, ainda mais em um local molhada como esse trabalho propõem.

Lembre-se também de isolar bem a fiação, utilizar conectores adequados para a situação, desse modo você evitará danos materiais e claro a sua saúde também. Tudo certo com a segurança vamos ver então como instalar a sua chave boia.

  1. Ligação Direta:

  • Esse tipo de ligação da sua chave boia só deverá ser feito com motores de atuação com 1 / 8, 1 / 6, 1 / 4, 1 / 3, e 1 / 2 HP de potência, sendo assim para ligações diretas da chave boia no seu atuador você não deve utilizar em motores monofásicos maior do que ½ HP. Intermediando esse sistema você deverá providenciar uma chave contatora para acionar seu motor e a chave boia e assim ligar o circuito.
  1. Ligação com chave magnética:

  • Ligação da Chave Magnética: Motores trifásicos e bombas devem sempre ser ligados com intermédio da chave magnética, sendo assim nesse esquema você deverá instalar o automático da chave boia em série com a bobina da chave magnética e com isso só vai receber a corrente que for consumida por ela mesma;
  • Instalação do Contrapeso: A instalação do contrapeso deve ser executada passando o condutor de ligação pelo orifício, dessa forma você poderá regular a altura da chave boia de acordo com as suas necessidades. É costume observar nos manuais dos fabricantes a recomendação de colocar de 15 até 20 cm abaixo da borda do reservatório ou caixa d’água.

Bom, sendo assim automatize reservatórios com a chave boia que melhor se adéqua ao orçamento do seu cliente e claro com a situação imposta, mas sempre opte pelo melhor tanto em produto quanto em comodidade da aplicação.

Como instalar chave boia _ Passo a Passo
Avalie esta Página

Comentários

comentários

>> Recomendamos Para Você <<

Sobre o autor | Website

O Saber Elétrica é um canal educativo e informativo que vem com objetivo de compartilhar um conteúdo dinâmico e didático sobre o mercado de trabalho voltado a setor da energia e eletricidade com foco nos setores da eletreletrônica e da eletrotécnica.

Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuita sobre elétrica

100% livre de spam. Somos contra essa prática.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

4 Comentários

  1. MOTI MUITO BOA EXPRICAÇÃO SOU ESTUDANTE
    POR ISSO ESTOU MUITO INTERESADO

  2. Jonas disse:

    Parabéns pelo site!! Conteúdo sempre interessante e importante para o dia a dia do profissional!! Agregando cada vez mais conhecimento aos profissionais da área!!