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O que é e Como Funciona um Relé Termostático e uma Botoeira de Emergência.

 Sabemos que garantir a integridade de um processo industrial é de extrema importância, é necessário se pensar em dispositivos que auxiliam na proteção do mesmo.

Como um motor elétrico é a maquina mais importante em um processo, é preciso que haja uma proteção contra uma possível sobrecarga no mesmo, visto isso falaremos sobre relé térmico.

 

O que é um relé térmico?

o que é um relé termico

O Relé térmico é um dispositivo de proteção que é responsável por proteger os motores elétricos de possíveis anomalias.

A mais comum é o sobreaquecimento do motor elétrico.

Quando o motor trava o seu eixo ou esta trabalhando com muita carga, ele solicita mais corrente da rede para tentar compensar o peso requerido, deste modo o motor acaba tendo que trabalhar com especificações que não se enquadram a ele.

Assim pode haver danos em suas bobinas provocando aquecimento e até um provável derretimento de sua isolação, ação que é capaz de fechar um possível curto circuito interno.


Funcionamento do Relé Termostático

É no momento onde está ocorrendo o possível aquecimento que o relé entra em ação.

Quando a esse sobreaquecimento as lâminas bimetálicas de coeficientes de temperatura diferentes, se aquecem , ocorrendo à deformação das laminas e fazendo com que ativem o relé, desarmando o circuito do motor, como também o circuito de comando através de seus contatos auxiliares.

Este relé é um ótimo componente de proteção, pois após acionado, ele trava impedindo que o motor seja ligado novamente.

Desta forma o motor só poderá ser ligado quando ocorrer uma ação manual de rearme.

Veja abaixo as principais partes de um relé térmico. 

Outras funções de um relé térmico são:

Este dispositivo consegue sinalizar através da inserção de sinaleiros e alarmes ou até mesmo disponibilizar um sinal para o desarmamento de um disjuntor.

A quantidade de corrente que um relé térmico suporta pode ser ajustada no próprio equipamento através de um disco que é ajustado manualmente.
Possui um botão de teste, para identificar se o componente irá funcionar em caso de alguma anomalia.

O relé térmico então se mostra um componente muito eficaz que protege os motores elétricos garantindo a integridade de seus enrolamentos, além de ser um componente de fácil instalação.

 

Como funciona uma Botoeira de emergência

Botoeiras são elementos de comando que servem para energizar ou desenergizar contatores, sendo que comutam seus contatos normal aberto ou normal fechado através de acionamento manual. Podem variar quanto às cores, formato e proteção do acionador, quantidade e tipos de contatos, e reação ao acionamento.

dispositivo de parada de emergência nr12Quanto ao formato e proteção do acionador temos desde as botoeiras tipo soco, que têm o acionador grande na forma de “cogumelo”, sendo de fácil acionamento, destinadas à situações de emergência; até as botoeiras com acionador protegido por tampa, que evitam o acionamento por toque acidental e somente devem ser operadas conscientemente. (ver norma NR 12)

A variação quanto à reação ao acionamento consiste de dois tipos: as de retenção que trocam a condição do contado normal aberto ou fechado toda vez que são operadas e permanecem na nova posição até o próximo acionamento e as pulsantes, que trocam a condição do contato somente enquanto existir a pressão externa, voltando às condições iniciais assim que cesse a mesma.

As botoeiras possuem cores definidas por norma IEC73 E VDE 0199 de acordo com sua função: Vermelho: Parar, desligar ou botão de emergência; Amarelo: Iniciar um retorno, eliminar uma condição perigosa; Verde ou preto: Ligar, partidaAzul ou Branco: Qualquer função diferente das anteriores.

Quanto à instalação, devem estar dispostas com espaçamento correto e padrão e o botão “desliga”, deve ficar sobre o botão “liga” na posição vertical. Na posição horizontal, o botão “desliga” geralmente está à direita do botão “liga”.

Contatos de alta capacidade de corrente de comutação são chamados de contatos de carga, contatos de força ou contatos principais. Esses contatos são destinados à aplicação em ramais de motores ou de carga, onde exista alta intensidade de corrente elétrica.

Os contatos a serem usados nos próprios comandos são chamados auxiliares. Eles suportam baixas intensidades de corrente e não podem ser aplicados em circuitos de carga.

Dentro das chaves existem dois tipos de contato: normalmente aberto e normalmente fechado.
Contato normalmente aberto (NA): Sua posição original é aberta, ou seja, permanece aberto até que seja aplicada uma força externa.

O que é e Como Funciona um Relé Termostático e uma Botoeira de Emergência.
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2 Comentários

  1. Francisco Araujo disse:

    já sou eletricista com bom conhecimento também em eletrônica, porém é sempre bem vindo informações desse nível, gostei parabéns. francisco.