Muitas pessoas ao mudarem de residências entre municípios, cidades e até de estados sempre se deparam com um probleminha e preocupação que sempre foi unânime, a tensão fornecida pela rede local.

Publicidade

Isso ocorre por que no Brasil existem regiões que as concessionárias de energia operam com tensão entre fase e neutro 220v e outras a tensão entre fase e neutro 127v, ambas na frequência de 60hz.

Esse fato incomoda muitas pessoas quando trocam de residência e possuem aparelhos com tensões fixas, ou seja, mora em regiões 220v e vão para regiões de tensões com 127v.

Publicidade

E ai você começa pensar que vai ter que comprar vários transformadores e instalar pela casa toda, essa brincadeira com certeza vai sair bem cara, mas vamos nesse artigo te ajudar a verificar a possibilidade de transformar sua tomada 220v em 127v, ou se realmente será necessário adquirir transformadores ou até mesmo substituir os equipamentos.

Por que no Brasil existe lugares com 127v e outros com 220v?

Tudo começou quando a energia elétrica chegou ao Brasil no início do século 20 e junto delas algumas concessionárias de energia elétrica do mundo inteiro vieram junto e ficaram sediadas em algumas regiões do país.

Publicidade

As decisões sobre qual seria a tensão ficou então por conta dessas concessionarias e de uma complexa analise de custo para instalação, onde observaram a quantidade por metro quadrado de futuros consumidores, quando era o budget reservado para instalação e quantos e quais materiais seriam necessários, ou seja, cabos, transformadores, etc.

Com isso por exemplo a empresa canadense Tramway light & Power instalou no Rio de Janeiro e em São Paulo o sistema 127v para as residências, porém as primeiras concessionarias na região nordeste optaram pelo 220v com neutro.

Também existem relatos que a industrialização da região interferiu na escolha do nível de tensão, já que a tensão de utilização de equipamentos americanos e canadense é aproximadamente 127V o que consequentemente obrigou as concessionárias a optarem pelo sistema em questão.

Até hoje a divergência entre os níveis de tensão se matem, não posso afirmar que isso não irá se padronizar um dia, entretanto sabemos que o custo para optar por uma rede única sendo 220v ou 127v é muito alto.

Como converter uma tomada de 220v para 127v

Antes de sair tirando a tomada do local, cortando e emendando fio temos que prestar atenção no sistema de distribuição de energia elétrica, essa distribuição vai nos dizer antes de tudo se existe a possibilidade de transformar uma tomada 220v em 127v sem o uso de transformador.

Como já falamos o nível de tensão para cada região é diferente, então o primeiro passo é descobrir qual o nível de tensão da sua região. A ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica) disponibilizou o nível de tensões nominais por cidade.

Basta acessar e verificar qual o nível de tensão da sua cidade, preparei dois exemplos de duas cidades no mesmo estado que trabalham em níveis de tensões diferentes:

CEMAT-380-para-220

Barra do Garças – MT

Tensão de operação entre Fase – Neutro = 220V.

CEMAT-254v-para-127vCuiabá – MT

Tensão de operação entre Fase – Neutro 127V.

Com essa informação já podemos separar em duas situações.

1 ª Minha cidade está com tensão de operação entre Fase – Neutro 220V.

Com essa informação temos que a opção mais viável de rebaixamento de tensão seja com a utilização do transformador.

Cabe alertar que se for optar pela utilização de transformadores os mesmos devem estar dimensionados de acordo com a potência do seu equipamento e lembrando que o mesmo sofre perdas de transformação que dependendo da característica de fabricação irá aumentar o consumo de energia e consequentemente o consumo, verifique se realmente não compensa trocar o equipamento. #fica a dica

2 ª Minha cidade está com tensão de operação entre Fase – Neutro 127V mas ao testar a tomada foi medido 220V.

Nesse caso podemos começar a trabalhar em nossa transformação da tomada, o primeiro passo para quem deseja transformar uma tomada 220v para 127v é verificar qual o tipo de unidade consumidora, que para consumidores residenciais existem 3 – Monofásica, Bifásica e Trifásica – Podemos olhar isso na fatura de energia que geralmente vem discriminado ou no quadro de Medição, se o caso a ligação seja monofásica se enquadra na 1ª situação.

Caso a ligação seja bifásica ou trifásica podemos alterar a ligação entre as fases.

220 em 110

Supondo que você seja abastecido dessa maneira veja os passos a serem executados:

  • Verificar com aparelho multímetro quem são as fases e quem é o neutro: Para essa verificação basta você testar no modo tensão alternada entre dois cabos e com isso você deverá encontrar um cabo comum que qualquer um dos outros dois o valor será 127v (Ver desenho acima);
  • Neutro identificado: Após identificar o cabo neutro você deverá então levar o mesmo até a (s) tomada (s) que deseja converter a tensão;
  • Alterando a tomada: Com o cabo no ponto em que deseja fazer a conversão você irá desligar a energia da rede para que possa mexer no cabeamento sem riscos, e então nos bornes da (s) tomada (s) você deverá ligar uma fase e o neutro que acabou de levar, feche a tomada e ligue o circuito.

Lembre-se: Antes de ligar o equipamento verifique a tensão novamente na tomada.

Observações importantes:

É possível que a instalação em edificações comerciais tenham níveis de tensão diferentes da estabelecida pela concessionaria nas edificações residenciais. Shopping Centers é um exemplo aonde geralmente não seguem o nível de tensão usual.

Esse artigo não se aplica a edificações Rurais, pois o sistema MRT (Monofásico com retorno pelo Terra) possui níveis de tensões diferentes do exemplificado.

A norma NR10 (Segurança em instalações e serviços elétricos) estabelece que todo o serviço em eletricidade deve ser feito por profissional habilitado.

Eletricidade é perigoso e causa acidentes que geralmente leva a morte.

É necessário que todos os circuitos estejam equilibrados

Compartilhe!

33 Comentários

    • Bem vindo ao Saber Elétrica, Josenildo! Se a tensão entre fase e neutro for 220V, você precisará instalar uma fonte que transforme de 220V para 127V para cada aparelho. Sendo 220V a tensão de fase/neutro, significa que o sistema de distribuição da concessionária é 220/380 e não tem como mudar isso. É uma característica do sistema de distribuição de energia elétrica.

  1. entao nao entendo muito de instalacoes eletricas,mas preciso instalar uma tomada de 127v num numa rede de 220v, e vi que pra ter 127v,preciso de uma fase e neutro, a pergunta é tenho que pegar o neutro que vem do poste interno ou posso criar um neutro separado??

    • Bem vindo ao Saber Elétrica, Jaime! Se a tensão de distribuição da concessionária local for 127/220 V ou 115/230 V, você já terá disponível a tensão de 127 V entre fase e neutro. Se a tensão de fornecimento for 220/380 V, significa que a tensão de fase neutro é 220 V, e para converter para 127 V terá que seguir os procedimentos citados no artigo. Adolpho Eletricista.

  2. É possível converter de 220V para 127V uma geladeira? Utilizo o transformador para isso, porém se fosse possível modificar o aparelho seria melhor.

    • Olá Guilherme seja bem vindo ao Saber Elétrica, respondendo sua pergunta não é possível converter uma geladeira com voltagem 220v para 127v devido a construção do motor da geladeira que é projeto para tensão especifica, mas você pode sim usar o transformador que seja adequado com sua geladeira. Espero ter ajudado

  3. Rita rosilene ribeiro da silva on

    Oi… comprei liquidificador 127v mas minha região e 220v se eu ligar vai queimar consigo mudar … o que faço. ..comprei sem lembrar deste detalhe importante é agora?

    • Olá Rita seja bem vinda ao Saber Elétrica.
      Não ligue o liquidificador que com certeza ele irá queimar, pois a tensão que irá passar no motor do liquidificador é maior do que ele suporta.
      Nesse caso recomendo você a trocar o liquidificador caso ainda esteja na garantia, ou se preferir pode comprar um transformador que irá converter os 220v em 127v na saída. Basta ir em qualquer loja de electronica ou elétrica e explicar para eles que irão lhe passar o transformar mais adequado para seu caso.

      Espero ter ajudado qualquer dúvida estou as ordens.

    • Se Ligar na Tensão 220 v vc vai queimar seu equipamento, a sugestão é a Sra ir até uma casa de Eletrônica e comprar um transformador para o seu Liquidificador.

  4. Boa noite. Meu nome é Renée, sou eletricista predial formado pelo Senai. Por não atuar na profissão com frequência gostaria que me esclareça uma pequena dúvida. Moro em uma cidade alimentada por 220 volts e as pessoas da qui vivem querendo muda as tencoes de suas casas para 127 volts. Mas notei ao tentar fazer para um cliente , que do poste de entrada até o padrão estalado temos modo bifasico. Mas do medidor para o interior da casa não temos Mas acesso ao fio neutro se tornando mono fasico. Pois o neutro foi utilizado somente até a aste de aterramento e não deu seguimento para o imóvel o q faço agora pra transformar esse imóvel de 220 volts pra 127 volts.

    • Olá Renée seja bem vindo ao Saber Elétrica.
      Bom sobre sua dúvida. Caso o tipo de energia fornecida pela concessionária dessa cidade seja [fase-neutro = 220v] será necessário o uso de transformadores.

      Agora caso o neutro esteja chegando até o padrão de entrada mas o eletricista não fez a ligação para dentro do imóvel vejo que tem sim como converter a instalação da residencia para o 127v

      Mas antes de tudo entre em contato com a concessionária para verificar a possibilidade dessa conversão. Pois como mencionado no artigo algumas cidades no Brasil trabalha com tensões em fase-neutro no 220v e tensão fase-neutro 127v.

    • Primeiramente quero dar as boas vindas no Saber Elétrica. Para colocar tensão 127v na tomada onde a máquina esta basta levar um neutro até a tomada, porém como a eletricidade não permite erro eu aconselho que o serviço seja realizado por uma pessoa capacitada.

  5. Olá!
    Vou morar no nordeste, verifiquei que lá, está fase nominal 1 380/220 volts, consigo transformar tomadas de 220 para 110, ou vou ter que usar gerador?
    Obrigada!

  6. Na minha cidade o faze e 220 e o neutro mas todos os meus iquipamentos que eram de outra cidade são 127 volts e não da para usar em 220 volts e não da para andar colocando tranformadores para cada um mesmo

  7. Gerlandio Almeida Santiago on

    Mudei para uma cidade ao qual a energia e 220 e meus eletrodomésticos são 110 ,levei o neutro até a caixa interna transformei toda casa e 110,porém está muito fraca a energia a TV liga e desliga liquidificador muito fraco,medi no milímetro está chegando 127 vts, oque faço me ajudem por favor..

    • Olá Geraldo Almeida, bem vindo ao Saber Elétrica. É provável que esse a tomada esteja com problemas poderia ver a troca da tomada. Mas eu digo uma coisa é fato a eletricidade é muito perigosa. Seria muito viável solicitar uma visita de um profissional para evitar danos maiores.

  8. rosevaldo Teixeira on

    Rudinei está correto,moro na Bahia,se você fizer o teste nas tomadas, verá que um é neutro só outro é fase, porém o resultado é 220 v.

  9. Cleyton da Silva on

    Tenho que instalar um forno de 6700w ele é 127v minha rede é 220v qual transformador usa e fio quanto mmml

  10. Na verdade eu tenho uma ticotico de bancada que é 220, a pergunta seria, da para mudar para 11=27 sem usar transformador, ou este motor não teria a opçâo de mudança é uma skill 3335

  11. Amigos,
    No Brasil temos as seguintes configurações de redes das concessionarias, a saber:
    F + N + T => fase 127v
    F + N + T => fase 220v
    F + F + N + T => 2 fases 127v

    Nos 2 primeiros casos, somente trafo para alterar a tensão (127v para 220v ou 220v para 127v).
    Já o terceiro é, em tese, o mais simples. F + F + T => 220v
    F + N +T => 127v.
    Entretanto, existem construções antigas, como em Santos, em que o neutro não está presente. Quiçá o Terra!
    Aí, a tensão da edificação fica restrita a 220V, sem possibilidade de alteração para 127V. Trafo torna-se obrigatório.
    Lembro que mesmo comprando equipamentos 220V isso não representará economia de consumo, pois temos o famoso FP (FATOR DE POTÊNCIA) usado pelos fabricantes destes equipamentos para reduzir custo de produção. Ou seja, equipamento consome 1kWh em 220v, o que em tese deveria necessitar de uma Intensidede de corrente de aproximadamente 5Ah.
    Mas, por economia, utilizam-se motores e capacitores de baixa potencia real, descompensando o eventual ganho por usar a tensão 220V.
    Assim, uma solução seria aterrar um das fases para obter 127V, deixando 2 fases nos barramento para alimentar chuveiros, aquecedores, etc.
    Espero ter contribuído.
    Abs

  12. BOA TADE. GOSTARIA DE SABER SE POSSO COMPATILHAR O MESMO TERRA PARA 127V E 220V , OU SEJA, O MESMO CABO TERRA QUE VAI PARA O CIRCUITO 220V DO CHUVEIRO SERÁ USADO NO CIRCUITO 127 DO MICROONDAS. OBS.: OS CIRCUITOS SÃO INDEPENDENTES. OBRIGADO.

  13. Adolfo Guilherme Vogel on

    Bom dia, tudo bem? Gostaria de um apoio técnico, no que diz respeito a transformadores. Comprei uma máquina de lavar e secar da samsung 220V, mas as tomadas perto, são de 127V. Minha energia é de 220V trifásico, mas o problema é que em uma obra de ampliação da cozinha/área, o pedreiro deve ter cortado, ou deixado cair massa nos conduites, pois não consigo passar cabos nele. Diante do exposto, se eu utilizar um transformador de 220 para 110, perco a eficiência da máquina, que foi produzida para trabalhar com 220V? Teria alguma outra opção para transformar a tomada em 220V? Desde já agradeço pela atenção e parabenizo pelas ótimas dicas técnicas!

    • Olá Adolfo bem vindo ao Saber Elétrica.
      Transformador é uma boa opção, não perde eficiência energética.
      Outra alternativa é a utilização de canaletas (+ viável).
      Apenas uma dúvida: – Sua energia é 220 V trifásicos?
      Mesmo a rede sendo trifásica consegue-se o bifásico FF (220V) ou (220V) monofásico FN.

      • Adolfo Guilherme Vogel on

        Bom dia…. Meu relógio é trifásico (hoje possuo tb energia solar), mas minha casa é toda 127V. Eu queria trocar para 220V, mas fui aconselhado a manter 127, na época, pois não valeira devido á mao de obra… Hoje, não sei se procede…. rs Eu gostei da idéia de canaletas, pois tenho uma tomada na cozinha, do forno elétrico e utilizarei esta tomada como referência, passando os fios dentro dos armários da cozinha, até o ponto externo, onde comprarei uma tomada externa ára não precisar fazer buraco… Como tenho serra copo em casa, farei a furação pelas laterais dos armários… Agradeço pela dica e continuem assim, fazendo um excelente trabalho técnico, tirando dúvidas das pessoas, que como eu, são leigas no assunto. Eletricidade mata e devemos saber como trabalhar com ela… Abraçao!

        • Olá Adolfo, realmente eletricidade não aceita erro todo cuidado é pouco por isso todo trabalho deve ser realizado por um profissional competente com cursos e experiência na área da elétrica. Aqui nunca iremos aconselhar que o trabalho seja realizado por um profissional que não seja da elétrica, o propósito aqui é alertar e dar algumas dicas para que o cliente conheça um pouco a situação do problema que estará enfrentando e como irá contratar o profissional. Quanto a sua pergunta de mudar de 127v para 220v você precisará contratar um profissional para realização do serviço pois será necessário todo um dimensionamento elétrico que deve ser acompanhado pelo profissional eletricista.

Comentário Sobre o Post: