Uma das tarefas simples porém que em muitos casos são tratadas com monstros na elétrica é o dimensionamento de motor. Realizar o dimensionamento de um motor elétrico está mais relacionado ao feeling do eletricista do que somente estudos teóricos. Dessa forma nesse artigo vamos abordar de forma simples como dimensionar um motor elétrico e quais pontos devem ser mais relevantes nesse momento. 

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Principais requisitos para dimensionar motor

como dimensionar a potencia de um motor eletrico

Para se fazer uma seleção assertiva do melhor motor a ser utilizado, o eletricista deve ter de forma clara em sua cabeça respostas para as seguintes perguntas:

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  • Qual a fonte de alimentação? C.A, trifásica, monofásica;
  • Qual a frequência da rede?
  • Qual tipo de carga o motor será empregado?
  • O regime de funcionamento será intermitente ou contínuo?
  • Qual o ciclo de aplicação da carga?
  • Quantas vezes o motor ira partir, frenar ou reverter rotação por hora?
  • Qual a temperatura do ambiente que será instalado o motor?
  • O motor ficará exposto a pó, gases, umidade, elementos químicos?

Respondendo essas perguntas o eletricista terá em sua mão toda necessidade do cliente e claro melhor do que isso, poderá realizar um projeto com informações reais e com isso instalar o motor mais correto para as condições exigidas.

Todo fabricante de motor fornece uma tabela que demonstra todos os dados do motor para cada atividade, com isso para a questão de ambiente que o equipamento será emprego, deve-se observar a coluna de grau de proteção, geralmente dado por IP + sequência de números.

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Tabela para dimensionar motor trifásico

O próximo passo é realizarmos os cálculos de potência do motor e confrontarmos com o que existe no mercado, vamos acompanhar então os próximos passos.

Calculando a potência do motor ideal.

De acordo com o item 5.4 descrito na Norma NBR 7094 da ABNT, potência nominal de um motor é a potência mecânica disponível no eixo que por sua vez acompanha a mesma definição do regime de trabalho.

Sabemos que existem dois regimes de trabalho sendo o continuo e o intermitente, que nada mais é o período em que o motor estará trabalhando com suas determinadas cargas.

Os regimes de trabalho reais nós sabemos que por muitas vezes não respeitam muita regra e acabam sendo irregulares, desse modo em sua análise sempre opte em escolher o regime de trabalho que exige maior solicitação mecânica.

Sabendo disso vamos então realizar aqui um rápido e simples dimensionamento de motor elétrico, para isso vamos realizar o cálculo para saber qual a potência que iremos necessitar, depois vamos ver no mercado qual motor comercialmente existente vai nos atender e por fim aprender quais aspectos deveremos nos atentar para empregar o melhor equipamento.

Cálculo:

Para nossa situação fictícia iremos considerar as seguintes informações:

  • Frequência de 60Hz;
  • Tensão de alimentação do motor 0 – 460V;
  • Tensão da rede 480V;
  • Nosso ambiente será uma zona 2, com isso pela tabela de grau de proteção de motores nosso motor deverá ser IP66;
  • Acoplamento direto com força de 320Nm (ou seja, o torque do motor será o mesmo de plena carga)

Vamos imaginar então esse nosso motor um trifásico de 4 polos, sendo assim temos os seguintes cálculos:

RPM:

formula para calcular a RPM do motor

Torque: Tmotor = Tplena carga = 320Nm

Potência:    

Fórmula para calcular o torque e a potencia de um motor

Sendo assim, podemos consultar o catalogo da WEG para saber qual motor comercial mais próximo de nossos cálculos que nos irá atender, lembre-se sempre selecione um motor com valores acima do calculado.

No catalogo WEG por exemplo podemos encontrar um motor de indução gaiola e trifásico de 4 polos, com 75kW de potência, proteção IP66, 460V de trabalho, com faixa de trabalho em 60Hz e ligação B3T.

Lembrem-se de sempre armazenarem os motores em locais isentos de vibrações, protegidos de umidade, trocas rápidas e intensas de calor, roedores e insetos. Além disso antes de instalar o motor gire seu rotor com a mão e averigue a condição dos rolamentos, caso o motor esteja a mais de 6 meses sem uso os rolamentos devem ser lubrificados.

Por fim, verifique a carcaça e as proteções de isolamento, sempre retocando em caso de corrosões e verificando a resistência de isolamento que deve ser mais que 100MΩ.

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3 Comentários

    • Olá David! Torque é igual a potência divido por velocidade (T=Pot(w)/Vel(rpm)). Aplique essa fórmula e você obterá o valor de torque do motor. A potência e a velo cidade já vem escritos na placa de identificação do motor…

  1. Paulo Henrique Vieira on

    Bom dia, tenho um equipamento que usa um disco de serra dentada para o corte de tubos de aço. Qts CV meu motor 2 polos deve ter para um disco de 600mm diâmetro?
    Grato.. Paulo Henrique.

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