Ser eletricista não é simples. É um trabalho em que segurança, precisão e eficiência são extremamente importantes, portanto, ter as ferramentas certas à sua disposição é essencial.

Publicidade

Itens de segurança

Antes de começarmos a falar sobre as ferramentas para eletricistas e antes de você começar seu serviço você deve pensar em Segurança, essa atitude é tão poderosa que além de te manter vivo faz com que você possa no dia seguinte alcançar novos clientes ou então aprender o novo.

Com isso, itens de segurança não devem faltar na sua maleta, no seu corpo e no seu conhecimento. Todo eletricista deve ter alguns cursos de segurança específicos para o ramo da elétrica, como por exemplo a NR-10 e NR35.

Publicidade

Esse curso é fundamental para que você profissional da elétrica conheça dos riscos que sua área possui e mais do que isso, saber como prevenir os riscos e em caso de algum acidente no trabalho saber como proceder para ajudar um companheiro por exemplo, sendo assim na sua maleta e no conjunto de serviço você deve ter:

  • Capacete: nunca se sabe onde será feito o serviço, logo sempre leve um capacete com CA adequado para elétrica;
  • Óculos de proteção: Sempre leve os óculos transparente e o escuro;
  • Protetor auricular: O ambiente as vezes pode possuir um barulho excessivo, sendo assim melhor prevenir do que remediar;
  • Sapatos de segurança: Use sempre sapatos sem bico de aço, caso queira uma proteção para os dedos compre sapatos com bico em pvc;
  • Cinto talabarte ou paraquedista: Tenha sempre com você um dos cintos de segurança, pois trabalhos acima de dois metros de altura o profissional deve utilizar cinto de segurança;
  • Roupa adequada: Compre roupas adequadas para eletricista conforme previsto na NR10, essas irão te proteger caso alguma situação perigosa ocorra;
  • Luvas: Use luvas, seja as menores e as de borracha para alta tensão, mas não deixe de usa-las.

Ferramentas para eletricista

Ferramentas que são indispensáveis para o eletricista

Publicidade

O bom eletricista é aquele que em uma caixa de ferramenta consegue levar os equipamentos essenciais para conseguir ter sucesso em todas as situações impostas sem que ele tenha que ir toda hora até seu carro buscar alguma coisa, falo isso pois você resolverá as coisas com menos tempo e tempo hoje em dia é dinheiro.

Não tem como realizar um trabalho com qualidade sem ter as ferramentas certas.

Ter as ferramentas adequadas é indispensável para qualquer tipo de serviço que for realizar, e todo eletricista profissional entende que isso é primordial para o sucesso de um trabalho com qualidade.

Ok agora você que está começando como eletricista, obviamente pergunta: quais ferramentas eu preciso para começar? Certo?

Mesmo que você seja um iniciante da elétrica, há uma pequena lista de ferramentas “obrigatórias” que todo eletricista precisa – na verdade, não pode prescindir – independentemente do tipo de serviço de elétrica que irá realizar.

Você não precisa sair correndo e comprar todas as ferramentas hoje. Mas, à medida que você cresce em experiência e habilidade, e seu trabalho se torna mais diversificado, suas necessidades de ferramentas também crescem.

Para você que está iniciando agora como eletricista ou que já é um profissional há mais tempo no mercado entende da importância de ter ferramentas de qualidade para realização do serviço.

Para facilitar as coisas isso trouxemos aqui uma lista com diversas ferramentas para eletricistas. No entanto, para evitar ser sobrecarregado com muitas ferramentas, as escolhas devem ser feitas com bom senso.

Tipos de ferramentas para eletricista

Há um número expressivo de ferramentas para eletricistas diferentes, que são agrupadas em três categorias: ferramentas manuais, ferramentas elétricas e ferramentas especiais.

Ferramentas manuais

As melhores ferramentas manuais para eletricistas incluem ferramentas comuns que muitos já possuem para trabalhos diversos em casa. Como martelos, facas, chaves de porca, chaves, fita de peixe, alicate universal, alicate de ponta fina, alicate de corte diagonal, serra de arco e uma grande variedade de chaves de fenda e chaves de fenda Philips na caixa de ferramentas de um eletricista.

Ferramentas elétricas

Serras elétricas, furadeiras de impacto e parafusadeiras são algumas frequentemente vistas na bolsa de ferramentas do eletricista e são usadas regularmente durante o serviço de elétrica.

As melhores ferramentas elétricas para eletricistas também podem incluir o martelete, pois alguns serviços de elétrica os exigem perfuração ou corte de materiais de alvenaria, como concreto, tijolo e argamassa. Essas ferramentas geralmente tem um custo mais elevado do que as ferramentas manuais ou ferramentas especiais.

Ferramentas Especiais

São necessárias para muitos serviços de elétrica que incluem, descascador de fios, crimpadores, cortadores de fios, fita adesiva, voltímetro, multímetro, e fita isolante.

kit de ferramentas para eletricista

1 – Conjunto de chaves de fenda de eletricista isoladas

Você precisará de uma variedade de tipos diferentes de chave de fenda para os parafusos de tamanhos diferentes que encontrará diariamente, que variam de parafusos de madeira a parafusos de máquina. Por motivos de segurança, certifique-se de que suas chaves de fenda estejam isoladas em até 1000V para protegê-lo contra choque elétrico e arco voltaico.

 2 – Cortador de fio e decapador de fio

Esta ferramenta de eletricista impressionante é um produto especializado que combina a capacidade de corte de um pequeno cortador de fio com a capacidade de decapagem de fios de várias bitolas de fio.

A ponta da ferramenta tem uma ponta serrilhada para dobrar, moldar e puxar pedaços de arame, enquanto o cabo curvo ajuda a melhorar a aderência e a manobrabilidade da ferramenta.

Descascadores de fios são usados ​​para cortar e descascar o isolamento de fios elétricos. Faz sentido investir em um bom conjunto de desencapadores de fios, pois servirá para muitas funções.

3 – Alicate de Universal

Corte, torça e segure os fios com este alicate de linha de serviço pesado libra, melhorando o controle e a manobrabilidade do usuário enquanto reduz a fadiga.

O alicate tem uma ponta para cortar fios e uma ponta texturizada para ajudar a prender os fios firmemente nas garras da ferramenta. Não há como deixar isso de fora da lista de ferramentas que todo eletricista precisa.

4 – Alicate de bico de agulha isolado

Outra ferramenta essencial é um alicate de bico fino (também chamado de alicate de bico longo). Ele será usado para dobrar e torcer os fios sempre que você estiver fazendo conexões com terminais de parafuso.

A ponta longa e estreita torna está uma ótima ferramenta para trabalhos detalhados. A maioria dos alicates de bico fino também inclui mordentes de corte para aparar fios.

Eles têm alças isoladas e antiderrapantes que melhoram o controle do usuário. Os alicates são fabricados em aço cromo e possuem revestimento antiferrugem para prolongar a vida útil da ferramenta.

5 – Alicate de crimpagem

Os crimpadores de fios são usados ​​para cravar terminais ou terminais de conexão nos fios. Esta ferramenta não é frequentemente usada para reparos de circuitos de rotina, mas tem muitos usos ao trabalhar com eletrodomésticos ou eletrônicos

6 – Alicate de corte diagonal

Os fios precisam ser cortados, e não há como contornar isso. Você precisará de um alicate de corte diagonal, ou diques, para fazer o trabalho.

Alicates de corte diagonal, às vezes chamados recortes laterais ou diques, são usados ​​para cortar fios. Eles são especialmente projetados com uma aresta de corte que desce até a ponta das garras, permitindo que você entre em áreas apertadas para aparar os fios. Alguns tipos também podem ter um detector de tensão integrado para detectar fios energizados.

7 – Decapadores de fios

Outra ferramenta essencial para os eletricistas é um bom par de descascadores de fios. Descascadores de fios são usados ​​para cortar e descascar o isolamento de fios elétricos.

Uma ferramenta de decapagem de fio tem uma fileira de furos calibrados para descascar fios de diferentes tamanhos e geralmente inclui mandíbulas de corte para aparar as extremidades do fio. Alguns tipos são ferramentas combinadas que também podem ser usadas para crimpagem de fios.

8 – Furadeiras elétricas

Todo eletricista precisa de furadeiras, mas o tipo de ferramenta necessária varia de acordo com o serviço a ser realizado – o que é essencial para o profissional no momento não é tão necessário para outra situação.

A potência necessária depende do material a ser perfurado. Para trabalhos de fixação, pode ser utilizado um modelo sem fio de menor tensão; para perfurar concreto ou alvenaria faz-se necessário um martelete pois perfura furos mais rapidamente.

9 – Miniserra

Uma boa serra é essencial para qualquer eletricista – uma serra de dentes pequenos manual com uma estrutura ajustável e alça para cortar conduítes de metal.

Esta mini serra é excelente para cortar pedaços de conduíte para fazer ajustes rápidos no comprimento durante uma longa corrida de arame. Possui uma estrutura de alumínio leve e um punho texturizado antiderrapante para melhorar o controle do usuário e a manobrabilidade em espaços menores.

10 – Chave allen e de boca

Assim como as chaves de fenda, essas você deve possuir um jogo que tenha uma boa gama de dimensões, tenha se possível uma chave inglesa e uma catraca isso facilitara seu serviço e você estará preparado para o pior.

11 – Indicador de tensão

Talvez a ferramenta elétrica especializada mais importante que você possa possuir seja um testador de voltagem.
Este dispositivo é uma necessidade absoluta, pois é usado para uma verificação rápida de segurança para garantir que não haja tensão em um fio ou dispositivo elétrico antes de começar a trabalhar nele.

Usado para detectar tensões AC em tomadas, interruptores, tomadas, disjuntores. Esta é uma ferramenta salva-vidas que nenhum eletricista pode ficar sem.

12 – Multímetro Digital

Como o nome indica o multímetro mede várias propriedades elétricas em várias faixas  é um aparelho capaz de medir a tensão, resistência elétrica, corrente contínua ou alternada. Os multímetros mais antigos apresentavam uma interface analógica onde uma agulha física indicava a propriedade elétrica que estava sendo testada. Os multímetros mais recentes utilizam uma interface digital.

13 – Fita de Peixe

Uma fita de peixe é usada para puxar condutores de fios trançados ou sólidos através de conduítes de metal ou PVC . O lubrificante de cabos está disponível para ajudá-lo a puxar os fios pelo conduíte. Esta é uma ferramenta usada ao fazer melhorias na fiação, como adicionar ou estender circuitos.

12 – Ferro de solda

Nunca se sabe onde estará entrando e o que terá pela frente, então tenha consigo ferramentas para qualquer ocasião, o ferro de solda poderá te salvar caso tenha algum serviço mais eletrônico ou então fazer algumas emendas.

Diversos úteis

Algumas ferramentas não são essências mas podem te salvar a pele, estamos falando de um canivete ou estilete, uma trena, o martelo, uma lanterna e claro a sua boa e velha fita isolante.

A fita isolante não deve faltar então sempre verifique antes de sair de casa, tenha também uma fita de alto fusão, nunca é demais pecar pelo excesso. Portanto, tenha sempre um pouco de cada situação dentro da sua caixa de ferramentas e lembre-se sempre de fazer uma checagem antes de qualquer serviço.

Não há dúvida de que o eletricista de hoje deve ser mais versátil do que nunca, e para lidar com uma variedade de trabalhos com eficiência e facilidade, os eletricistas precisam lidar com diversas ferramentas manuais e elétricas.

Compartilhe!

4 Comentários

  1. José Iremar Bernardo on

    Excelente!
    Um valioso projeto, administrado por profissionais que simplesmente “ajudam”, por ajudar.
    Sou Engenheiro Eletricista, recebo e leio Saber Elétrica, entendo como uma preciosa fonte de informação.

    Obrigado. José Iremar

    • Olá José Iremar é um prazer te-lo como nosso leitor. Nosso objetivo é trazer aos nossos leitores conteúdos dentro da área da elétrica e eletrônica. Saber é que conhecimento nunca é demais desde que absorvidos e posto em prática de forma ética e profissional.

Comentário Sobre o Post: