Dicas & Notícias Saber Elétrica

DPS Saiba Como Funciona e Como Instalar esse Dispositivo

A tecnologia avança e quem se beneficia sempre somos nós que utilizamos ela com sabedoria, sendo assim vamos aprender aqui sobre o DPS ou Dispositivo de Proteção contra Surtos, isso mesmo um dispositivo menor e mais fácil de instalar do que um para-raios.

Lembrando que esse dispositivo não veio para eliminar o uso de para-raios, pois para cada situação devemos empregar com sabedoria o dispositivo adequado, sendo assim o DPS veio ao mercado para realizar proteções contra surtos elétricos em circuitos integral, individual ou por equipamento.

Princípio de funcionamento do DPS

Tipos de DPS

O DPS atua na mudança de sua impedância interna, pois com o aumento da tensão nos terminais do DPS a sua impedância tende a diminuir, dessa forma ocorre um desvio de corrente do surto para o aterramento interno e com isso o dispositivo evite que essa tensão excessiva vá aos equipamentos e ele venha a queimar por estar com uma tensão superior a suportada.

Esse dispositivo é classificado em três classes, sendo eles:

  • Classe I: Trabalham realizando a proteção contra as descargas atmosféricas que ocorrem diretamente na edificação, na rede de distribuição da concessionaria ou no próprio aterramento da sua instalação;
  • Classe II: Esses dispositivos dessa classe são destinados aos quadros de distribuição e serviram para proteger os circuitos nesse quadro contra sobre tensões residuais do DPS classe I e/ou sobre tensões induzidas na própria instalação que fora causada por alguma elétrica atmosférica remota;
  • Classe III: essa classe tem como responsabilidade executar a proteção em equipamentos eletrônicos contra sobre tensões que são originadas de dentro da própria instalação, ou seja, aquelas tensões de tem sua origem ao se acionar um motor, acionamento de algum disjuntor ou qualquer outro tipo de comutação.

De acordo com a NBR 5410-2004 e NBR 5419-2005 ambas normas da ABNT, a utilização de DPS é um complemento a proteção interna de uma estrutura empregada em um sistema de proteção contra as descargas ocorridas pela atmosfera, famoso SPDA.

Instalação de um DPS

Como funciona o DPS

As instalações dos Dispositivos de Proteção contra Surtos são instalados no quadro de distribuição e se assemelham muito com um disjuntor.

Dessa forma o dispositivo de um lado vai receber a ou as fases e o neutro incluso, na sua saída os condutores serão levados a terra, sendo assim é bom que tenha feito um aterramento dentro dos padrões e que esteja trabalhando corretamente, veja abaixo o diagrama.

Nesse segundo diagrama, o triângulo em verde representa a haste de aterramento, os dispositivos identificados em vermelho são os dispositivo de proteção contra surtos.

Existe ainda o modelo de DPS individual para aparelhos eletrônicos, esses são muito simples de instalar, basta conecta-lo na tomada que você vai utilizar um computador, modem, telefone, etc.

aprenda mais sobre disposito de surto

Sendo assim caros amigos, a tecnologia está cada vez mais evoluindo e pronta para ser utilizada, precisamos nós nos atualizarmos e utiliza-la da forma mais correta e pratica possível.

DPS Saiba Como Funciona e Como Instalar esse Dispositivo
5 - 1 Vote

Comentários

comentários

>> Recomendamos Para Você <<

Sobre o autor | Website

O Saber Elétrica é um canal educativo e informativo que vem com objetivo de compartilhar um conteúdo dinâmico e didático sobre o mercado de trabalho voltado a setor da energia e eletricidade com foco nos setores da eletreletrônica e da eletrotécnica.

Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuita sobre elétrica

100% livre de spam. Somos contra essa prática.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

3 Comentários

  1. santos Domingos disse:

    So estudante inergia estalácão electrica no instituto médio tcnico são Benidito . Meu sonho ser um enginheiro num futuro e ser inginheiro electronico electrostatico. Santos mecánico naval trabalhadore maritmo

    • Olá Santos Domingos, é gratificante te-lo como leitor do Saber Elétrica. Lute pelos seus projetos e sonhos que você chegará lá. Muitos querem porém poucos chegam lá, mas os que vencem são aqueles que lutam para vencer. Acredite você será o vencedor. Não esqueça a maior derrota é desistir no meio do caminho.

  2. Difícil é achar esse dps combinado da Siemens tetrapolar. Não acho em lugar algum!

    Uma pena uma empresa do porte da Siemens, com excelentes produtos que considero a linha “Premium”, mas não temos acesso para adquirir!