Importância dos Geradores para as Decorações de Final de Ano

Importantes durante todo o ano, equipamentos também são essenciais nos fins de ano.

Os geradores de energia são indispensáveis na sociedade em que vivemos. Ainda que nem sempre os vejamos por aí, eles estão presentes em muito mais lugares e aplicações do que podemos imaginar.

Entre tantas finalidades, uma delas é a de garantir a beleza e o charme que estão envolvidos com as datas comemorativas no final de ano, o que pode nunca ter passado por sua mente, mas é uma verdade irrefutável.

Vamos entender melhor porque essa importância é tão grande e quais são os cuidados tomados no momento de escolher tais equipamentos.

Por que é necessário usar geradores de energia no final de ano?

Porque são eles que mantêm o funcionamento de atrações esperadas durante o ano inteiro, cuja ausência poderia trazer tanto o descontentamento de alguns quanto o prejuízo financeiro de outros.

Vamos pensar em atrações e atividades famosas nessa época do ano: a árvore de Natal no Parque do Ibirapuera (SP), o Natal Luz de Gramado (RS), o Réveillon na Avenida Paulista (SP), o Réveillon em Copacabana (RJ) e as decorações tradicionais que aparecem nos shopping centers.

Todas essas atrações movimentam milhares (ou até milhões) de pessoas, que aguardam a passagem dos onze meses anteriores para que, enfim, se deparem com uma ocasião tão especial.

O Parque do Ibirapuera tem aproximadamente 14,4 milhões de frequentadores por ano, de acordo com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Logo, são 1,2 milhão de pessoas por mês e 40 mil pessoas por dia, em média.

Considerando que a árvore de Natal do Ibirapuera fica exposta por praticamente todo o mês de dezembro e começa a ser retirada no início de janeiro e que o número de visitantes tende a aumentar nessa época do ano, não é demais pensar que 1,5 milhão de pessoas a visitam todos os anos.

O Natal Luz de Gramado, por sua vez, recebeu mais de 2 milhões de pessoas durante todos os dias do espetáculo no ano de 2018, com dados da Gramadotur divulgados alguns dias antes do encerramento, o que significa que o total de visitantes deve ter sido ainda maior.

O Réveillon na Paulista reuniu 1,9 milhão de pessoas em 2019, de acordo com um levantamento da Prefeitura de São Paulo, ao passo que o Réveillon em Copacabana teve mais de 2,8 milhões de pessoas, conforme divulgado pela Riotur.

Ao somar todos esses números, temos aproximadamente 8,2 milhões de pessoas apenas nos 4 eventos citados, isso considerando que não é possível saber exatamente quantas pessoas visitam o Ibirapuera no Natal.

Além desses eventos bastante famosos, shopping centers por todo o país recebem milhares de visitantes diariamente para ver as árvores e decorações e visitar os papais noéis, também com números que não podem ser estimados com precisão.

Ainda assim, são milhões de pessoas que aguardam ansiosamente pelo final do ano para tais momentos, que seja em terra firme ou com o pé na areia, com luzes ou músicas, têm algo em comum: a grande demanda por energia, que não para mesmo se houver algum problema com a rede elétrica do local.

É aí que entram os geradores de energia, indispensáveis para que todos os eventos e atrações citados possam ser efetivamente realizados e, assim, arrastar multidões durante todo o ano. Afinal, visitar tais atrações sem energia elétrica prejudicaria toda a experiência.

 

Como os geradores são dimensionados?

Tais equipamentos são desenvolvidos sob medida para cada aplicação. Isso significa que é relativamente raro encontrar dois geradores exatamente iguais.

Para definir qual será o equipamento utilizado, é preciso primeiro saber qual será a demanda energética da aplicação desejada, ou, em outras palavras, a quantidade de energia de que ela precisa.

Este cálculo é feito através da soma da potência, em Watts (W), de todos os equipamentos, aparelhos e acessórios que serão conectados ao gerador, de modo a assegurar que ele é capaz de suprir a demanda.

Suponhamos que o objetivo seja ter um gerador em casa. Seria preciso calcular a potência das lâmpadas, televisores, geladeira, máquina de lavar, chuveiro, computadores, carregadores de celular e outros aparelhos ligados à energia elétrica.

O princípio é o mesmo com eventos e atrações turísticas, com a diferença de que a quantidade de itens ligados à energia elétrica é bem maior, o que consequentemente aumenta a potência necessária e também as características do gerador.

Há outros detalhes que também precisam ser considerados, como a potência de pico de equipamentos com características indutivas, como os motores, que apresentam uma faixa de potência em seu funcionamento normal e outra em momentos que ele é “forçado”, como logo ao iniciar.

Cada detalhe precisa ser contabilizado com cautela, de modo a dimensionar o gerador perfeito para cada aplicação, o qual ainda deve dispor de uma capacidade maior que a potência nominal para lidar com eventuais picos de potência sem prejudicar o desempenho de todo o sistema.

Além do gerador em si, também é preciso pensar em uma logística de abastecimento, já que ele só pode converter a energia mecânica em elétrica se o seu reservatório de combustível estiver abastecido. Caso contrário, o sistema estará à mercê de possíveis falhas e problemas na rede elétrica tradicional.

 

Geradores de energia e decorações de final de ano: uma relação que tem tudo a ver

As atrações citadas são muito conhecidas em todo o Brasil, com algumas delas famosas até mesmo em outros países, mas por trás de toda a beleza e dos milhões de visitantes, há uma infraestrutura completa para que cada detalhe funcione, das caixas de som às lâmpadas.

Nunca se sabe quando pode acontecer alguma falha no fornecimento de energia elétrica, e os organizadores de tais eventos precisam se precaver para caso isso aconteça, de modo a não manchar sua reputação e prejudicar a experiência dos clientes.

É por isso que o aluguel de geradores para eventos é tão importante e continuará sendo. Afinal de contas, enquanto houver a necessidade do fornecimento ininterrupto de energia elétrica, também haverá geradores para entrar em ação assim que necessário!

Você vai gostar também:

Comentários

comentários

Sobre o autor | Website

O Saber Elétrica é um canal educativo e informativo que vem com objetivo de compartilhar um conteúdo dinâmico e didático sobre o mercado de trabalho voltado a setor da energia e eletricidade com foco nos setores da eletreletrônica e da eletrotécnica.

E-book Gratuito! 

 Receba em seu e-mail esse E-book Gratuito para você baixar e imprimir.

Apostila digital - Projeto de Instalação Elétrica Residencial
BAIXAR E-BOOK AGORA!
SPAM na internet. Eu também sou contra tal pratica.

Passo a Passo Entendendo Projeto de Instalação Elétrica Residencial - Cadastre seu e-mail para receber seu E-book!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!