Como Instalar Câmera de Segurança

Com o aumento da violência doméstica e roubos crescem a procura por profissionais que estão no mercado de instalação de câmera de segurança. A preocupação com a segurança da residência, e dos seus entes queridos, o monitoramento de residências está muito comum nos dias de hoje.

O primeiro passo na instalação é decidir onde as câmeras de segurança devem ficar isso antes de decidir os tipos de câmeras a serem compradas para que assim possamos comprar o que realmente vamos precisar.

Nessa etapa o ponto que deve ser observado é a planta da residência, com isso é recomendado que ao invés de ficar rodeando a casa e ver os melhores lugares para se instalar as câmeras externas e ou internas calculando quantas serão necessárias.

Você deve pegar a planta baixa da sua residência e analisar criteriosamente os pontos que devem ser instaladas as câmeras, desse modo você saberá com exatidão quantos dispositivos serão necessários para que não tenha nenhum ponto cego.

Ao fazer isso, determinamos coisas como quantas câmeras são necessárias para cobrir a casa (área interna e externa), qual será a metragem de cabo será necessário para a instalação e quantos demais dispositivos serão necessários, isso caso opte por uma instalação mais simples via cabo.

“Anteriormente, escrevemos um artigo inteiro sobre onde colocar câmeras de segurança em nossas casas. Aqui está um pequeno resumo!”

Instalação de Câmera de Segurança

Ok descobriu onde colocar sua câmera? Então agora, é hora de instalar, vamos ao nosso objetivo que é como instalar câmera de segurança seguindo o passo a passo.

Instalar câmeras de segurança pode parecer um trabalho complexo para quem nunca fez. Dependendo de onde queremos colocar a câmera e sua fonte de alimentação (plug-in ou bateria), a instalação pode ser fácil ou difícil. É claro que o processo de instalação difere de acordo com a empresa e o modelo.

Como cada câmera é diferente, é importante seguir as instruções do fabricante, mas as etapas abaixo são ótimos pontos de referência para ajudá-lo a permanecer no caminho certo:

kit camera de segurança

Instalação de Câmeras de Segurança Externas

  1. Cubra a maioria, se não todos, os pontos de entrada e saída de sua casa com câmeras externas.
  2. Instale câmeras externas em janelas fora da rua, pois os ladrões são mais propensos a entrar pelas janelas laterais ou traseiras do que pela frente da casa.
  3. Instale câmeras em sua garagem, quintal e muros lateral.
  4. Para proteger a privacidade de seus vizinhos, evite registrar qualquer propriedade que não seja sua. Embora seja importante tomar cuidado com seus vizinhos, registrar suas idas e vindas do dia-a-dia sem o consentimento deles pode gerar problemas judiciais para você.
  5. Colocar sua câmera externa geralmente é um pouco mais complicado do que instalar uma câmera interna, principalmente se ela for conectada a uma tomada de parede. Você pode precisar usar um plugue externo ou encaixá-lo em sua casa de alguma forma. Conectar a câmera à sua casa também pode ser uma solução.
  6. Normalmente, as câmeras sem fio são fáceis de instalar, sejam elas câmeras internas ou externas sem fio. Obviamente, se você usar baterias, tente acompanhar a vida útil típica da bateria e quando ela precisa ser substituída. No entanto, pelo menos sua câmera permanecerá ligada durante quedas de energia com uma câmera alimentada por bateria.

Considere algumas dicas ao colocar câmeras externas:

  • Evite luz direta. Embora desejemos luz indireta para nossas câmeras externas, lembre-se de que a luz direta/brilhante causa brilho e distorção de cor na filmagem. Para evitar isso, examine as áreas onde você deseja colocar suas câmeras para obter a luz que elas recebem em vários momentos ao longo do dia antes de montá-las. Observe quaisquer fontes de luz direta, incluindo o sol, postes de luz ou qualquer outra coisa que possa causar brilho em suas imagens. Se você notar um problema, mova o local planejado para a câmera apenas o suficiente para evitar a luz direta.
  • Considere os pontos cegos. Assim como os pontos cegos quando você dirige, os pontos cegos em seu sistema de segurança fazem com que você perca informações importantes. Antes de colocar câmeras externas, considere o campo de visão de cada câmera e faça as contas para garantir que todas as áreas ao redor de sua casa estejam cobertas, sem obstrução às linhas de visão.

Instalação de Câmeras de Segurança Internas

  1. É preferível colocar câmeras de segurança internas no primeiro andar de sua casa ou nas portas de entrada.
  2. Se possível, tente colocar câmeras em espaços comuns, como o corredor principal ou a sala de estar.
  3. Coloque uma câmera do lado de fora do quarto do casal (suíte), pois mais frequentemente visado.
  4. Monte a câmera fora do alcance, para que um intruso (ou mesmo um interpolador travesso) não possa quebrá-la ou desarmá-la facilmente. Isso é especialmente importante com câmeras que mantêm suas imagens em um cartão de memória dentro da câmera. Basicamente, qualquer lugar que os ladrões possam acessar através de portas ou janelas deve ser coberto.
  5. Para o campo de visão mais amplo possível, coloque as câmeras nos cantos.
  6. Além disso, coloque câmeras nas escadas para rastrear ladrões dentro de sua casa.

No entanto, não recomendamos colocar câmeras de segurança nos quartos ou banheiros, pois isso pode comprometer bastante a privacidade.

Câmera de Segurança wifi (sem fio)

Câmera de Segurança wifi: As câmeras sem fio são mais fáceis, pois dispensa passagem de cabos, furos na parede e enfim, porém a imagem pode ser prejudicada de acordo com a distância que ela ficar do receptor.

  1. Monte a câmera ou simplesmente coloque-a em uma superfície plana. Use brocas para montar a câmera (a maioria das câmeras vem com os suportes apropriados).
  2. Conecte a câmera ao Wi-Fi.
  3. Sincronize-o com qualquer outro dispositivo conectado com o qual funcione, como sensores inteligentes ou campainhas de vídeo.

Atualmente, a maioria dos processos de instalação DIY tem instruções passo a passo em seus respectivos aplicativos móveis, que recomendamos seguir exatamente.

Instalação de câmeras de segurança com fio

Embora as opções de posicionamento sejam limitadas com câmeras de segurança com fio, as conexões são mais seguras. Instalar câmeras com fio, no entanto, pode ser um pouco mais complicado.

  1. Faça furos, passe os cabos para cada câmera e, em seguida, monte cada câmera.
  2. Sempre que você prender uma câmera a uma parede ou teto, certifique-se de que seu local esteja estável, utilize parafusos de acordo com a parece onde ficará a câmera.
  3. Sempre verifique se há alguma fiação existente antes de perfurar para evitar problemas elétricos.
  4. Marque e faça furos para cabos.
  5. Execute a fiação.
  6. Monte a câmera.
  7. Alternativamente, você pode conectar a câmera e montá-la.
  8. Algumas câmeras vêm com DVRs que você pode conectar via cabo Ethernet ou adaptador de energia.

Então é isso aí chegamos ao final, de forma sucinta procuramos passar uma visão geral de como instalar câmeras de segurança, nos próximos artigos estarei me aprofundando um pouco mais sobre esse conceito de câmera de segurança residencial. Caso você queira aprender sobre como ser um profissional em instalação de câmeras sugiro esse curso completo sobre Instalação de CFTV Express Online!

instalação de cameras de segurança

Instalação e configuração de câmeras de segurança

Comentários

comentários

Compartilhe agora mesmo:

Sobre o autor | Website

O Saber Elétrica é um canal educativo e informativo que vem com objetivo de compartilhar um conteúdo dinâmico e didático sobre o mercado de trabalho voltado a setor da energia e eletricidade com foco nos setores da eletreletrônica e da eletrotécnica.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!