Iluminação Saber Elétrica

Por que as Lâmpadas Incandescentes de 60 Watts estão fora do Mercado?

As lâmpadas de 60 watts não são mais comercializadas no Brasil. Acompanhe esse artigo e veja os motivos alegados pelo governo para a retirada desse item de circulação e as vantagens desse ato.

Durante muitos anos foi bastante comum o uso de lâmpadas incandescentes, porém com a modernidade e a eterna busca por melhorias e inovações, há algum tempo as lâmpadas incandescentes de 60 watts estão fora do mercado.

Uma decisão que pegou muitas pessoas de surpresa, mas que apresenta diversos aspectos positivos para apoiá-la.

Veja a seguir o que fez a tradicional lâmpada incandescente de 60 watts sair do mercado de iluminação e como essa decisão pode ajuda você no seu dia a dia.

porque as lampadas incandescentes foram proibidas de serem comercializados no Brasil

Vamos Entender Porque a Lâmpada Incandescente de 60 watts esta fora do mercado

Para compreender os motivos que levaram a lâmpada incandescente de 60 watts ser retirada do mercado vale a pena saber como funciona esse modelo específico de lâmpada.

A lâmpada incandescente atua de maneira bem simples, ela realiza a transformação de energia elétrica em dois tipos de energia diferentes: a luminosa e a térmica, esse processo ocorre através de um efeito conhecido como joule.

Pode se considerar que a obtenção de luminosidade através de lâmpadas incandescentes é totalmente obsoleta e bastante cara.

Para se ter uma ideia seu rendimento é baixíssimo. Já que a energia consumida por esse item se divide em 5% que é transformado em luz e 95% que é transformado em calor.

 

Por causa dessas e outras desvantagens as lâmpadas incandescentes foram sendo aos poucos abolidas do mercado brasileiro. Sendo que o último modelo a ser retiradas do mercado foi a lâmpada incandescente de 60 watts.

A decisão de retirar as Lâmpadas Incandescentes de 60 watts do mercado

 

No dia 1 de julho de 2015, uma portaria do governo federal retirou a lâmpada incandescente de 60 watts do mercado dando fim a um processo progressivo que tinha como objetivo abolir todas as lâmpadas desse tipo.

A portaria que determinou a proibição dessa lâmpada tinha como finalidade fixar os índices de eficiência luminosa adequados no país.

Essas medidas foram tomadas pelo governo com a finalidade de evitar o gasto excessivo de energia elétrica.

Principalmente por causa das constantes secas que deixam instável a quantidade de água nas represas responsáveis pela geração de energia hidrelétrica.

A fiscalização que faz a verificação da existência de lâmpadas incandescentes em pontos comerciais é realizada pelo Inmetro.

Todo fabricante, comerciante e até mesmo importador que for contra ao que foi imposto pela legislação está sujeito ao pagamento de multas que podem variar de cem a um milhão e meio de reais.

Os tipos de Lâmpadas aceitos pelo Governo

Como a retirada da lâmpada incandescente de 60 watts do mercado a população deve procurar outras formas de iluminação doméstica. Veja quais são os modelos permitidos e encontrados em diversos estabelecimentos comerciais:

Lâmpadas fluorescentes: são um ótimo tipo de lâmpada. Possuem vida útil de 6 a 24 mil horas e são bastante econômicas quando comparadas aos modelos de lâmpadas incandescentes, cerca de 80% mais baratas.

Garantem iluminação de qualidade e conta de energia elétrica reduzida.

Lâmpadas halógenas: o funcionamento desse modelo de lâmpada possui aspectos bem parecidos com os apresentados pelas tradicionais lâmpadas incandescentes.

Porém trabalham de melhor maneira a liberação de calor e luz.

São cerca de 60% mais econômicas do que as lâmpadas incandescentes e atingem vida útil de 5000 horas.

Lâmpada de LED: é o tipo de lâmpada mais moderna e econômica que existe, sendo uma ótima substituta para as lâmpadas incandescentes de 60 watts que foram retiradas do mercado.

Seu valor é superior ao de outros tipos de lâmpadas, porém em relação aos benefícios que ela traz esse modelo é bem mais em conta.

Uma lâmpada LED possui cerca de 50 mil horas de vida útil e representa uma economia de 90% perante a lâmpada incandescente.

Os Aspectos Negativos da Retirada da Lâmpada Incandescente de 60 Watts do Mercado.

proibição lampada incandescente 60w

Apesar de todos os benefícios que a retirada da lâmpada incandescente do mercado trouxe para a sociedade no geral. Alguns aspectos negativos que também devem ser ressaltados.

As lâmpadas permitidas por lei são mais caras em relação as lâmpadas incandescentes, o que faz que mesmo com a proibição e fiscalização, alguns estabelecimentos ainda vendam as lâmpadas antigas.

Um problema que levará ainda alguns anos pra ser resolvido.

Agora que você compreende a decisão do governo em retirar a lâmpada incandescente de 60 watts do mercado será mais fácil entender que economizar é preciso e seguir as leis é ótimo para você. Uma informação importante inclusive para que deseja saber como fazer iluminação do jardim.

Por que as Lâmpadas Incandescentes de 60 Watts estão fora do Mercado?
3.9 - 7 Votes

Artigos Relacionados:

Comentários

comentários

Sobre o autor | Website

O Saber Elétrica é um canal educativo e informativo que vem com objetivo de compartilhar um conteúdo dinâmico e didático sobre o mercado de trabalho voltado a setor da energia e eletricidade com foco nos setores da eletreletrônica e da eletrotécnica.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

3 Comentários

  1. O saber eletrica é o que estava faltando em minha vida

  2. José de RIBAMAR LEITE de Oliveira disse:

    A lâmpada Led pode ser usada a céu aberto ou seja em áreas sujeitas a chuva??