Durante muitos anos foi bastante comum o uso de lâmpadas incandescentes, porém com a modernidade e a eterna busca por melhorias e inovações, há algum tempo as lâmpadas incandescentes de 60 watts estão fora do mercado.
Uma decisão que pegou muitas pessoas de surpresa, mas que apresenta diversos aspectos positivos para apoiá-la.
Veja a seguir o que fez a tradicional lâmpada incandescente de 60 watts sair do mercado de iluminação e como essa decisão pode ajuda você no seu dia a dia.
Vamos Entender Porque a Lâmpada Incandescente de 60 watts esta fora do mercado
Para compreender os motivos que levaram a lâmpada incandescente de 60 watts ser retirada do mercado vale a pena saber como funciona esse modelo específico de lâmpada.
A lâmpada incandescente atua de maneira bem simples, ela realiza a transformação de energia elétrica em dois tipos de energia diferentes: a luminosa e a térmica, esse processo ocorre através de um efeito conhecido como joule.
Pode se considerar que a obtenção de luminosidade através de lâmpadas incandescentes é totalmente obsoleta e bastante cara.
Para se ter uma ideia seu rendimento é baixíssimo. Já que a energia consumida por esse item se divide em 5% que é transformado em luz e 95% que é transformado em calor.
Por causa dessas e outras desvantagens as lâmpadas incandescentes foram sendo aos poucos abolidas do mercado brasileiro. Sendo que o último modelo a ser retiradas do mercado foi a lâmpada incandescente de 60 watts.
A decisão de retirar as Lâmpadas Incandescentes de 60 watts do mercado
No dia 1 de julho de 2015, uma portaria do governo federal retirou a lâmpada incandescente de 60 watts do mercado dando fim a um processo progressivo que tinha como objetivo abolir todas as lâmpadas desse tipo.
A portaria que determinou a proibição dessa lâmpada tinha como finalidade fixar os índices de eficiência luminosa adequados no país.
Essas medidas foram tomadas pelo governo com a finalidade de evitar o gasto excessivo de energia elétrica.
Principalmente por causa das constantes secas que deixam instável a quantidade de água nas represas responsáveis pela geração de energia hidrelétrica.
A fiscalização que faz a verificação da existência de lâmpadas incandescentes em pontos comerciais é realizada pelo Inmetro.
Todo fabricante, comerciante e até mesmo importador que for contra ao que foi imposto pela legislação está sujeito ao pagamento de multas que podem variar de cem a um milhão e meio de reais.
Os tipos de Lâmpadas aceitos pelo Governo
Como a retirada da lâmpada incandescente de 60 watts do mercado a população deve procurar outras formas de iluminação doméstica. Veja quais são os modelos permitidos e encontrados em diversos estabelecimentos comerciais:
Lâmpadas fluorescentes: são um ótimo tipo de lâmpada. Possuem vida útil de 6 a 24 mil horas e são bastante econômicas quando comparadas aos modelos de lâmpadas incandescentes, cerca de 80% mais baratas.
Garantem iluminação de qualidade e conta de energia elétrica reduzida.
Lâmpadas halógenas: o funcionamento desse modelo de lâmpada possui aspectos bem parecidos com os apresentados pelas tradicionais lâmpadas incandescentes.
Porém trabalham de melhor maneira a liberação de calor e luz.
São cerca de 60% mais econômicas do que as lâmpadas incandescentes e atingem vida útil de 5000 horas.
Lâmpada de LED: é o tipo de lâmpada mais moderna e econômica que existe, sendo uma ótima substituta para as lâmpadas incandescentes de 60 watts que foram retiradas do mercado.
Seu valor é superior ao de outros tipos de lâmpadas, porém em relação aos benefícios que ela traz esse modelo é bem mais em conta.
Uma lâmpada LED possui cerca de 50 mil horas de vida útil e representa uma economia de 90% perante a lâmpada incandescente.
Os Aspectos Negativos da Retirada da Lâmpada Incandescente de 60 Watts do Mercado.
Apesar de todos os benefícios que a retirada da lâmpada incandescente do mercado trouxe para a sociedade no geral. Alguns aspectos negativos que também devem ser ressaltados.
As lâmpadas permitidas por lei são mais caras em relação as lâmpadas incandescentes, o que faz que mesmo com a proibição e fiscalização, alguns estabelecimentos ainda vendam as lâmpadas antigas.
Um problema que levará ainda alguns anos pra ser resolvido.
Agora que você compreende a decisão do governo em retirar a lâmpada incandescente de 60 watts do mercado será mais fácil entender que economizar é preciso e seguir as leis é ótimo para você. Uma informação importante inclusive para que deseja saber como fazer iluminação do jardim.
5 Comentários
O saber eletrica é o que estava faltando em minha vida
Olá Dário Lages, seja bem vindo ao Saber Elétrica. Obrigado pelo seu comentário
A lâmpada Led pode ser usada a céu aberto ou seja em áreas sujeitas a chuva??
Parece economizar energia, mas temos que regulamentar melhor a qualidade das novas lampadas, elas queimam muito rapido e sao bastante caras..
Bem vindo ao Saber Elétrica! Essa briga é antiga. A obsolescência programada é um grande problema.