Instalação Elétrica Saber Elétrica

Aprenda a Fazer um Orçamento para Instalações Elétricas

Uma boa maneira de não perder dinheiro ou mesmo um cliente é fornecendo um orçamento bem elaborado com base nos serviços que serão realizados bem como a descrição de cada parte e valores cobrados. Com essa planilha você terá uma boa base e visão sobre como elaborar orçamentos de mão de obra para seus clientes.

É comum que o profissional autônomo encontre dúvidas na hora de elaborar um orçamento, frente a um serviço que já não tenha feito antes.

Fazer uma proposta justa, que cubra todos os gastos e que não esteja muito além do valor de mercado pode ser determinante para o fechamento do negócio.

Acompanhe comigo aqui as dicas para que você saiba como fazer um bom orçamento, e facilite sua organização com a planilha disponível para download .

 

Planilha sobre como elaborar orçamento em instalações elétrica

Imagem meramente ilustrativa: –  Um autônomo que faz uma proposta justa com um orçamento organizado transmite uma imagem de profissionalismo para o cliente

Estratégia para Conquistar Clientes

Não “mande embora” seu cliente pelo fato de não passar a ele o preço justo pelos serviços a serem realizado – passe um orçamento concreto e profissional.

Um eletricista profissional seja ele como autônomo ou empresa, sabe muito bem da importância em manter uma boa imagem no mercado.

Um bom marketing e ainda um dos mais eficientes é o boca a boca; quando o cliente fica satisfeito e vê que os serviços solicitado foram realizados com qualidade pelo profissional com certeza irá indica-lo para outro.

Agora sejamos realistas, o contrário é verdadeiro e muito mais divulgado, concorda comigo. Vou explicar melhor meu ponto de vista sobre isso abaixo:

Uma lógica básica e que ocorre com todo profissional: o cliente ficou satisfeito com os serviços (atendeu suas expectativas), irá indicar você (profissional da elétrica) os seus serviços para no máximo 3 pessoas – correto;  porém, se ficou insatisfeito com o conjunto dos serviços sinto muito, mas você contará com pelos menos 10 clientes a menos no mercado… se é que me entendeu.

O velho e conhecido ditado ” A primeira impressão é a que fica”

A verdade é que se torna mais fácil “perder 10 possíveis clientes”  do que  “conquistar e fidelizar 1 cliente”.

 

Saiba Atender bem seus Clientes

Por isso você que já é ou esta entrando agora no mercado da instalação elétrica seja como eletricista instalador, manutenção elétrica, ou mesmo que seja em outro segmento é de suma importância saber como passar um bom orçamentos na momento para seu cliente.

Lembre-se que um serviço de qualidade começa logo atendimento ao seu cliente.

Um cliente que lhe chama para trocar apenas um disjuntor por apenas R$ 100,00 pode ser o mesmo que 30 dias depois lhe chamará para fechar um contrato de manutenção em um condomínio ou um outro serviço de R$ 3.000,00.

O atendimento é alma do negócio não despreze o pequeno serviço de hoje, pois amanhã ele poderá ser o seu carro chefe.

Algumas dicas de Como Fazer Orçamentos de Instalação Elétrica?

A primeira preocupação em fazer o orçamento de uma obra é o levantamento de gastos. Para fazer uma proposta consistente, sugerimos este passo-a-passo:

  •  Enumere e estime o tempo necessário para a conclusão de cada etapa, levando em conta quantos profissionais vão trabalhar na obra.
  •  Faça uma lista de materiais necessários para apresentar ao cliente. Caso seja definido que é ele quem fará a compra, não é necessário colocar o preço de cada item.
  • Para determinar um valor final, pense em quanto o eletricista ganha por hora trabalhada na sua região, e baseie o preço somando essas horas com os gastos anteriores, incluindo os deslocamentos. Admita uma margem de lucro que seja competitiva, nem muito alta nem muito baixa.
  • Para ter uma base, mantenha-se informado de quanto cobra a sua concorrência pelo mesmo tipo de serviço.

Como elaborar orçamentos de mão de obra

Exemplo de uma planilha simples de orçamento feita em Microsoft Excel, disponível para download no fim do artigo

Dicas:

  • Caso o cliente ache seu valor final muito caro comparado com a concorrência, mostre seu diferencial em relação aos outros. Apresente um projeto elétrico baseado na planta da casa, argumente que a instalação segue as normas de segurança da NBR 5410 e faça um orçamento detalhando os custos para convencê-lo. Mostrar profissionalismo é a melhor forma de ganhar a confiança dos clientes.
  • Mantenha preços fixos tabelados para o mesmo tipo de serviço. Se para cada cliente for sempre cobrado preços diferentes pelo metro quadrado do mesmo tipo de instalação, você corre o risco de perder parte da clientela caso não justifique essa diferenciação. O cliente pode pensar que está sendo enganado.
  • Divulgue se trabalho, seja pela internet ou através de parceiros como lojas ou outros profissionais. Distribua sempre o cartão de visita e peça para seus clientes divulgarem seu trabalho caso tenham gostado do resultado final. 

 

Saiba Como Receber essa Planilha de Orçamentos

Bom se você chegou até aqui e quer receber em seu e-mail uma planilha de orçamento de mão de obra elétrica que lhe auxilie na hora de passar os valores referentes aos serviços  para seu cliente clique no link abaixo.

Download Planilha de Orçamento elétrico e Assista uma Palestra sobre Como Elaborar Orçamento de Instalação Elétrica

Essa planilha serve tanto você que já é um profissional gabaritado no mercado da elétrica ou que esteja iniciando agora como autônomo e não tem base de como e quanto cobrar pelos serviços a serão realizados.

Essa planilha sobre como fazer orçamentos foi elaborada pelo Engº Everton Moraes Professor e Empreendedor.

Planilha para o profissional autônomo elaborar orçamentos de instalação elétrica

Imagem meramente ilustrativa

Baixar Planilha sobre Orçamento de Instalação elétrica

 

Os dados que serão inseridos na planilha:

Valor que deseja receber e a quantidade de horas trabalhadas por mês;

Impostos que deverão ser pagos bem como os benefícios que deseja receber no final do período tais como (13 º salário, férias para gozo, e outros dados. Esses dados são colocados na Fase 1 da planilha em forma de porcentual;

Também terá que ser lançado as despesas que venham a ter no orçamento. Depois os custos indiretos que são conta de luz, água, aluguel (caso tenha escritório para atender clientes) e outras despesas e custos indiretos.

O resultado dado pela planilha será o custo por hora trabalhada bem como o valor do serviço a ser realizado, isso levando em consideração os custos e despesas que terá.

 

Conclusão

Fazer um orçamento sólido que inspire confiança no cliente pode justificar até um preço mais elevado. Tente sempre ganhar confiança através do profissionalismo e da boa reputação. Pode ter certeza que qualquer esforço para fazer um trabalho bem feito será recompensado na construção de boas referências enquanto profissional.

Aprenda a Fazer um Orçamento para Instalações Elétricas
4.3 - 11 Votes

Artigos Relacionados:

Comentários

comentários

Sobre o autor | Website

O Saber Elétrica é um canal educativo e informativo que vem com objetivo de compartilhar um conteúdo dinâmico e didático sobre o mercado de trabalho voltado a setor da energia e eletricidade com foco nos setores da eletreletrônica e da eletrotécnica.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

20 Comentários

  1. milton disse:

    ótimo material

  2. wagner dias disse:

    Otimo post!!!!!

  3. OSALI disse:

    Preciso contratar empresa para fazer levantamento de planta eletrica de nossa empresa IQUEGO, gostaria que se soubesse o contato de algum profissional neste ramo, por favor me informar.

    • Jose Raimundo - Espectador disse:

      Osali, boa tarde.

      Somente hoje vi sua solicitação para obtenção de empresa para fazer levantamento de materiais. Provavelmente você á deve ter resolvido essa necessidade. Mas estou entrando em contato, pois como você lida com obras, é possível que ainda tenha a necessidade de mais profissionais para este serviço.
      Caso haja interesse, meu email é: jose.rroliveira@gmail.com
      Att.,

      José Raimundo.

  4. Itamar de oliveira disse:

    Gostei, vou copia

  5. pauloricardoss disse:

    Gostei muito

  6. gilvan disse:

    ótimo gostei

  7. josé ulisses da silva lima disse:

    agradeço pelas informações adquirida junto á vocês, fiquei bastante satisfeito e surpreso com as inovações, por isso desde já o meu obrigado.

  8. Luiz Donizzete disse:

    Vou realizar um serviço troca de tomada de 110 V para 220 V tera que passar mais uma fase e colocação de dijuntor, duvida qto devo cobrar levando em consideração que o quadro de distribuição esta + ou – a 5 m de distancia para a tomada

  9. paulo muteba disse:

    Gostei da publicacao, agradecia que as atualizações deste documento fosse constante.obrigado.

    • Olá Paulo ficamos contente que nossos conteúdos tem ajudado em seus negócios e apreciamos seu gosto. Constantemente postamos novos posts sendo que revisamos antes de publica-los. Com relação as informações contidas procuramos mate-las atualizadas.

  10. Paulo roberto disse:

    Belo post como fazer orçamento,agradeço pelas dicas um forte abraço!

  11. Edvaldo Jose da Silva disse:

    Ótimo material parabéns Luis.

  12. Jose Raimundo - Espectador disse:

    Parabéns. Muito boas e úteis as informações.