NR-10 – Segurança no trabalho em instalações elétricas.

 A NR-10 foi criada em 1978 juntamente com mais 27 NR’s. Porém em 2004 sofreu uma revisão significativa, onde foram implementadas diversas medidas de controle visando a segurança das pessoas e das instalações elétricas.

 Todos os profissionais que atuam com instalações elétricas  ou  em  suas  proximidades  devem obter certificação NR-10, a fim de serem autorizados a trabalhar com eletricidade.

Estudando os Módulos da NR-10

A Importância Do Módulo I e II Da NR-10

 

O módulo I de NR-10 é voltado para profissionais que atuam no Sistema Elétrico de Potência em tensões inferiores a 1000 volts, com carga horária de 40 horas para o treinamento básico e 20 horas para a reciclagem.
Quando deve-se fazer reciclagem?
A cada dois anos, quando mudar de emprego ou caso ficar mais de 3 meses afastado da função.
O conteúdo do treinamento é dividido em 24 horas para ‘Riscos Elétricos’, 8 horas para “Combate a Incêndio’ e 8 horas para ‘Primeiros Socorros’ no treinamento de 40 horas, e na reciclagem a metade do tempo para cada tópico, que devem ser ministrados por profissionais qualificados, habilitados, capacitados e autorizados a atuar na área.
A importância de ter a NR10
O módulo II, conhecido por SEP, é voltado para profissionais que atuam no Sistema Elétrico de Potência em tensões superiores a 1000 volts. A carga horária é igual à do módulo I, tanto para o treinamento quanto para a reciclagem. O pré-requisito para ingressar no treinamento de SEP é ter concluído com êxito NR-10.
Para ser considerado aprovado em ambos os treinamentos deve-se ter 100% de frequência e média 7,0 em aproveitamento.
A NR-10 se aplica às fases da geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.

O treinamento é dirigido à prevenção de acidentes e em nenhuma hipótese vai substituir treinamentos voltados à execução de tarefas específicas, permitindo ao trabalhador ampliar sua visão, garantindo sua segurança e saúde.

Um dos objetivos da NR-10 é conscientizar o profissional da área de eletricidade e afins do
download
         
 “quanto é importante retornar para o lar da mesma forma que saiu”
 NR-10 – Segurança no trabalho em instalações elétricas.
5 (100%) 1 vote

Comentários

comentários

Deixe um comentário