Algumas instalações por serem mal projetadas podem ter um sério problema de derretimento do cabeamento aplicado, e esse fato em grande parte acontece na emenda entre o chuveiro e a rede.
Nesse artigo então vamos abordar esse problema e explicar de forma simples como esse risco eminente de incêndio pode ser evitado e quais métodos devem ser aplicados para diminuir esse risco, além claro de entender o porquê esse fenômeno acontece.
Por que os fio do chuveiro derrete?
Vamos entender ou relembrar um pouco da aula sobre corrente elétrica onde certamente você aprendeu que uma corrente elétrica possui características intrínsecas e que geram naturalmente calor nos condutores elétricos.
Os condutores elétricos por sua vez possuem em suas propriedades uma resistência especifica, dessa forma somos capazes de escolher qual melhor tipo de condutor para aplicar em nosso circuito, levando sempre em consideração a sua resistência especifica e o custo desse cabeamento.
Essa resistência especifica é a resistência enfrentada pela corrente elétrica, essa resistência pode ser baixa ou alta e tudo vai depender do material que está sendo utilizado, quanto menor for essa resistência especifica do material condutor melhor será a transmissão de energia, desse modo se a resistência do material for muito alta pode acontecer o derretimento da proteção plástica e com isso acontecer curto circuito entre outros problemas mais graves.
Por que as emendas aquecem e derretem o cabo?
O derretimento dos cabos condutores que são ocasionados por uma emenda entre fio acontece pelo fato de ter sido executada uma emenda de forma errônea e com isso vai acontecer um aquecimento além do suportado e causar danos a sua instalação.
Uma emenda deve ser bem executada a fim de garantir as características do cabo o mais próximo do padrão de fabricação e dessa forma o aquecimento gerado será suportado pela proteção plástica além de não romper a ligação, dessa forma você ao executar uma emenda sempre deve seguir os padrões de emenda, obedecendo os detalhes e evitar um aumento no consumo de energia além de problemas mais graves como curto circuito e incêndios.
Por que as emendas do chuveiro derretem com mais frequência?
O chuveiro elétrico é o equipamento mais potente em uma residência, sabemos que ele deve ter um circuito independente na instalação e que seu cabeamento deve sim ser dimensionado para sua potência.
Sabendo disso, se você subdimensionar o cabeamento do chuveiro com certeza terá grande risco de derreter o cabo em algum trecho ou por completo, pois ele será exigido ao extremo e com isso vai elevar a resistência da passagem de corrente e por consequência levar ao derretimento.
O cabeamento do chuveiro sendo subdimensionado ou não o primeiro local onde se percebe uma falha no circuito do chuveiro é na emenda dele. Isso acontece pois é o ponto de união entre dois materiais e muitas vezes foi executado de forma errada.
Como evitar o que as emendas do chuveiro derretam
Para evitar o derretimento do cabo e da emenda do chuveiro você precisa seguir os padrões de instalação elétrica, levando em consideração não somente a bitola do fio a ser utilizado mas também a execução correta da emenda entre o chuveiro e a rede elétrica.
Uma emenda bem executada num chuveiro elétrico e que deixara sua instalação mais rica em segurança e até na estética pode ser feita em dois métodos, por conector ou direta, vamos entender cada caso
• Emenda com conector: Esse método é o mais simples, rápido e eficaz, dando oferecendo até mais praticidade na hora de substituir o chuveiro caso necessário, esse método consiste em instalar conectores de cerâmica de múltipla conexão. Esses conectores conseguem manter as características mecânicas entre os cabos, ou seja, mantém a resistência especifica e dissipa melhor o calor gerado no local.
É valido lembrar que deve-se usar sempre que possível os conectores de cerâmica, pois esses modelos podem aguentar e dissipar melhor as temperaturas elevadas e você não corre o risco desse material derreter, como pode acontecer nos conectores de plástico;
• Emenda direta: Caso prefira ainda a emenda direta você pode executar mas tomando alguns detalhes em conta:
O primeiro é sempre obedecer o padrão do tamanho que deve ser feito o desencape do fio tanto do chuveiro quanto da rede elétrica.
O segundo passo após realizar a emenda de prolongamento é aconselhável realizar o processo de estanho na emenda, essa etapa possibilita que os cabos fiquem fundidos, tornando assim a resistência única com a mesma característica mecânica e o estanho auxilia na redução do aumento da temperatura.
Para isolar então essa emenda utilize fita de alta fusão e depois a fita isolante, dessa forma o isolamento não corre nenhum risco de curto circuito ou choque.
Após saber dessas dicas de segurança pra sua instalação elétrica, certamente seus problemas com a emenda do chuveiro elétrico vão desaparecer da sua vida e dos seus clientes.
36 Comentários
É perigoso usar o fio neutro como terra, na voltagem de 220v ?
Sim, você deve ter o terra separado do neutro.
Boa tarde, gostaria de saber , por que o fio continua derretendo mesmo com o conector de porcelana?
Olá Rafael, o conector de porcelana não impede que fio do chuveiro elétrica venha derreter, esse conector é para evitar que ao aquecimento do fio ele venha derreter o conector de plástico ( não indicado para chuveiro). O fio derrete porque está mal dimensionado a rede que faz a ligação do chuveiro. Não sei qual é o seu caso aí, mas por exemplo:
Se você tiver um chuveiro em potência de 5500W ligado a uma rede elétrica de 127v /110v, com um fio de 4mm e um disjuntor termomagnético de 50A é bem provável que o fio derreta sim. Pois seu chuveiro puxa uma 50A o disjuntor manda 50A porém o fio suporta no máximo 32A com certeza irá superaquecer o fio e consequentemente causa o derretimento do mesmo.
No meu caso já coloquei o porcelana mais continua derretendo o fio do chuveiro é mais quando coloco na agua guente na morna não derrete o que me recomenda fazer ajuda aeee kkkk não aguento mais corta o fio do chuveiro kkkk
Ola Anderson, nesse caso é provável que o dimensionamento do fio com o chuveiro não esteja correto. O cabo utilizado pode estar com bitola menor que o recomendado para o chuveiro. exemplo. para um chuveiro de 10A ligado em 127v é preciso usar cabo 10mm. Mas peço que verifique isso. Qualquer coisa é só postar sua dúvida.
Eu usei um conector wago 50 A e o problema de derretimento do fio cessou.
Ola Alberto seja bem vindo ao Saber Elétrica. Obrigado por compartilhar conosco sua experiencia.
No meu caso quando ligo meu chuveiro o cabo que vem do relógio para dentro da caixa de distribuição está pegando fogo no cabo que saí do relógio.
Bem vindo ao blog Saber Elétrica!
Acione um eletricista para substituir os cabos. Estão danificados ou subdimensionado.
Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida.
No meu caso tenho um chuveiro com 5500w, e esta acontecendo o derretimento do fio neutro, ele tem 8mm, no entando o fase tem 4 mm e não esta derretendo, porque esta acontecendo esse derretimento.
Caso a tensão de alimentação da concessionária seja 110 V fase/neutro, a corrente será de 50 A, o que exige que fase e neutro sejam10 mm2.
Outro fator que influencia é o mau contato. Precisa-se verificar os pontos de conexão de neutro no quadro e no chuveiro, lembrando que tanto a fase quanto o neutro devem ser exclusivos do chuveiro.
O derretimento (aquecimento) estava acontecendo na junção da conector de porcelana, então retirei o mesmo e fiz uma boa emenda, e vou ficar atendo nos próximos dias.
muito obrigado
O derretimento pode ser evitada colocando um dijuntor de menor Amper
Bom dia, comprei umchuveiro de 7700w meu dijuntor interno na caixa de distribuição é de 30A assim como o dijuntor externo que fica no poste, tenho que trocar ambos por um de 40A? ou esse de 30 aguentaria desde que eu nao coloca-se no máximo?
Minha tomada não é como a que o senhor falou ela é de 20A porem nao sei dizer se a bitola do fio é de 4m ou 6m poderia ligar os fios do chuveiros no sindal e do sindal ligar na tomada de 20A ou seria melhor ( fios do chuveiro no sindal e sindal direto nos cabos da tomada, desfazendo ela,?) Aaa outro detalhe na tomada do banheiro essa de 20A o unico cabo flexível é o do terra os outros dois que são pretos é uns cabos muito duros nem parece aqueles fios….
Ola. Mesmo na 1a posicao meu chuveiro ainda esquenta muito. Ele eh 220v e esta ligado a um conector ceramico onde tem um fio em fase em cada ponta e o fio do meio creio q seja o neutro, onde esta ligado o terra. Pensei em ligar um fase + o neutro e fizer uma rede 110v, ligando o chuveiro 220v pra funcionar com metade da potencia. Isso pode estraga-lo ? Obrigado
Bem vindo ao Saber Elétrica. O fato de ligar um chuveiro com resistência para 220 em 110 volts não danificará o equipamento. Apenas irá aquecer menos. Porém certifique-se de que o condutor que mencionou é realmente o neutro. Se for realmente neutro, desconecte-o do conector, pois nunca devemos utilizar neutro como terra, pois numa eventual falta de fase o chuveiro poderá dar choque no usuário. Caso o condutor seja de aterramento, o sistema para 110 volts poderá não funcionar.
Irado… Valew pelo ensinamento… Vou emendar com estanho
Olá Alexandre Lelo seja bem vindo ao Saber Elétrica. agradecemos pelo feedback.
Mesmo bem feita que seja a emenda do chuveiro ela sempre esquentará um pouquinho?
Olá Rogerio MegaSom Pedreschi, seja bem vindo ao Saber Elétrica, realmente a emenda irá aquecer um pouco porém o que ocasiona num derretimento do cabo é o dimensionado inadequado do cabo utilizado no chuveiro.
Olá meu caso é no fio neutro ki vem do padrão a imenda tipo parafuso colocando os dois fios junto e aperta retirei limpei e apertei bem continua derretendo
Ola Fernando seja bem vindo, bom é preciso ver se o diâmetro do cabo é apropriado para o uso no chuveiro. Caso sua residencia seja em 127v com chuveiro de 5500W de potencia vai precisar de um cabo 10mm. tanto o fase quanto neutro devem ser do mesmo diâmetro.
Qual a dimensão ideal do cabo para um chuveiro de 5400w ?
Bem vindo ao Saber Elétrica, Cláudio! Em rede 220 V, deverá ser no mínimo 4 mm². Em 127 V, 10 mm². Considerando-se que não haja queda de tensão entre a caixa de distribuição e o chuveiro.
Adolpho Eletricista
boa tarde .. estou trocando a fiação 4mm pela 6mm para o chuveiro, estarei colocando um conector de porcelana e os fios sera independente .
eu preciso colocar um disjuntor individual para este chuveiro ? se preciso qual me recomenda ?
Olá Matheus, bem vindo ao Saber Elétrica. Bom primeiramente antes de mexer com eletricidade é preciso muito cuidado caso não seja um profissional da área. Bom sobre sua pergunta caso todo o circuito esteja separado precisa sim colocar um disjuntor correspondente com a nova fiação. Clique AQUI para ver uma imagem com os valores correspondentes com cabo e disjuntores.
A função do disjuntor é proteger a fiação elétrica do chuveiro sendo que não pode colocar um disjuntor de amperagem maior do que a recomendada.
Espero ter ajudado, mas caso tenha mais dúvidas pode perguntar.
Muito bom obg
Olá Edcarlos, bem vindo ao Saber Elétrica.
Conectores Wago , resolve seu problema.
Em 220v não tem neutro portanto o fio terra é individual, separado.
É bom colocar um dijuntor exclusivo para o chuveiro?
Sim, isso é procedimento da NBR5410 que os circuitos da casa deve ser dividido conforme categoria iluminação, tomadas de uso geral e tomadas de uso especifico.
No aterramento do chuveiro elétrico eu posso ligar uma tomada da casa?
BOM DIA, o meu chuveiro, esta com conector de porcelana e continua derretendo, mas junto com o neutro coloquei aquele fio verdinho , o que vem no chuveiro .Oque fazer para não derreter?????
Olá Sandra, bem vinda ao Saber Elétrica. Primeiramente é preciso verificar a bitola do cabo do chuveiro, e o disjuntor que está instalado para o mesmo, pois é provável que o dimensionamento não esteja correto. Outro ponto que você citou sobre o fio verde, ele não deve ser ligado junto com o neutro pois aquele fio verde é fio terra que deve ser ligado ao aterramento da instalação. Por questão de segurança eu aconselho você a procurar um profissional eletricista para que possa estar fazendo as devidas manutenções e assim evitar possíveis danos.