Instalação Elétrica Saber Elétrica

Porque a Lampada Econômica fica Piscando mesmo Desligada?

Com o avança da tecnologia e aparelhos que proporcionam economia de energia com o mesmo ou até melhor desempenho, todos começam a trocar de tecnologia em massa, veja por exemplo a substituição das lâmpadas incandescentes para as fluorescentes e LED.

Nessa troca insana de tecnologias nas lâmpadas alguns problemas antes não obtidos ou então não percebidos começam a aparecer, como é o famoso piscar das lâmpadas fluorescentes mesmo que apagadas.

Quem nunca no mundo da elétrica ou foi perguntado ou então se indagou o por que as lâmpadas fluorescentes ficam piscando mesmo o interruptor estando no estado aberto?

Pois bem, nesse artigo vamos então de forma sucinta explicar esse fenômeno que é em sua maior parte encontrado nas lâmpadas fluorescentes quando apagados ou nas lâmpadas LED piscando rápido demais.

Entendendo as Lâmpadas Fluorescentes

Saiba porque a lampada fica piscando mesmo depois de apagada

As lâmpadas fluorescentes compactas (LFC) ou as fluorescentes tubular (LFT) possuem mesma característica de trabalho e totalmente diferente das antigas incandescentes. As LFC ou LFT são compostas de um reator em sua base para que possam transformar a tensão alternada (AC) em tensão continua e reativa (DC), energia essa necessária para que seja produzido o fluxo desse modelo de lâmpada.

A lâmpada fluorescente é formada por um tubo de vidro com gás inerte que em boa parte é o árgon que possui baixa pressão e fósforo no seu interior, um reator composto por bobinas indutivas, capacitores e alguns resistores e dissipadores de calor, e claro uma base E-27 para ancoragem nos soquetes de mesma base, veja alguns outros dados técnicos importantes para essa nossa análise:

  • Tempo para acionamento: 1s;
  • Corrente: 0,18 A;
  • Fluxo lumens: 1140 lumen (lm);
  • Tempo para atingir 60% de pico: 20 segundos;
  • Potência nominal: 54w;
  • Frequência de Operação: 42KHz;

Análise da ligação da lâmpada na rede

Já deu para perceber que essas lâmpadas possuem uma frequência de operação muito alta para que consiga entregar aquilo que promete, que em compensação a corrente necessária já é bem baixa.

Dessa maneira, em redes 127V um dos problemas mais comuns para que a sua lâmpada fluorescente fique piscando é a inversão entre Fase e Neutro instalado no interruptor de comando da lâmpada.

O que acontece nesse caso é que se o condutor Neutro estiver empregado de interromper o circuito vai levar a lâmpada fluorescente estar ativa pelo condutor Fase durante todo período, dessa forma os capacitores do reator estarão recebendo energia, ou seja, sendo carregados e com isso vai causar breves pulsos luminosos em sua lâmpada.

Já para as redes 220V que sua lâmpada fluorescente pisca quando apagada a primeira saída é instalar um modulo interruptor bipolar que garanta a interrupção das duas fases quando acionar o interruptor para desligar as lâmpadas.

Saiba porque as lampadas fluorescente ficam piscando quando apagadas

 

Problemas com equipamentos na rede

O primeiro dispositivo que pode levar a sua lâmpada fluorescente a piscar mesmo desligada são aqueles módulos interruptores que possuem uma lâmpada de LED ou Neon que funciona como indicador de interruptor desligado e facilitar para encontrar no escuro e assim acender a lâmpada.

O fato é que esse Neon ou LED do interruptor pode gerar uma corrente de retorno lá para o reator da sua lâmpada e carregar os capacitores que posteriormente vão se descarregar e por fim fazer a lâmpada fluorescente piscar. A solução desse problema é simples, basta trocar de interruptor, adotando um sem esses detalhes luminosos.

Existe ainda um outro problema, muito fácil de acontecer em instalações com eletroduto e que na mesma linha da lâmpada possuem alguns aparelhos em stand by ou por exemplo, ou seja, aparelhos que consomem energia o tempo todo.

Nesse caso pode ocorrer um campo magnético induzido nos condutores da rede, logo por consequência essa indução chegará até o reator da sua lâmpada, que por sua vez vai armazenar essa energia em seus capacitores, com isso ao atingir um carregamento de aproximadamente 60V ele vai descarregar e fazer com que sua lâmpada fluorescente pisque mesmo apagada, isso não consome energia (R$).

A solução para esse segundo cenário seria a instalação de um resistor de aproximadamente 1Mohm de ¼ de potência em paralelo com sua lâmpada, dessa forma quando sua lâmpada estiver apagada o reator irá consumir a energia de indução sem deixar chegar até o reator da lâmpada fluorescente, isso não consome energia, mas quando a lâmpada for acesa seu resistor vai consumir algo perto de 0,00022 A o que será imperceptível na sua conta de energia.

Portanto eletricistas, o problema não é difícil de solucionar o mistério está desvendado, para lâmpadas fluorescentes ou LED que piscam quando o interruptor estiver desligado, mãos a obra.

Porque a Lampada Econômica fica Piscando mesmo Desligada?
4.3 - 20 Votes

Comentários

comentários

Sobre o autor | Website

O Saber Elétrica é um canal educativo e informativo que vem com objetivo de compartilhar um conteúdo dinâmico e didático sobre o mercado de trabalho voltado a setor da energia e eletricidade com foco nos setores da eletreletrônica e da eletrotécnica.

Baixe o Guia LIDE Gratuitamente!

Quero Receber!
100% livre de spam. Somos contra essa prática.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

32 Comentários

  1. Wagner disse:

    Tenho uma ligação 220v c/ interruptor comum, c/ uma fase direto na lâmpada e outra no interruptor, por isso minha lâmpada também pisca quando “desligada”, como no exemplo citado. Mas gostaria de saber qual o prejuízo ou risco em manter a ligação assim e não fazer nenhuma alteração nesse caso?

    • Olá Wagner agradeço pela visita em nosso site. Sobre sua pergunta, em uma instalação em 220v para iluminação o correto seria você interromper as duas fases, ou seja, colocar um interruptor duplo no qual as duas fases chegaria nele e saíram dele duas fases retorno para a lampada. Basta você ir a uma loja de elétrica e pedir um interruptor duplo para ligação de lampadas em 220v. Quanto ao prejuízo que você citou não tem, porém quanto ao risco, seria que ao trocar a lampada (quando queimada) você irá levar um choque caso não esteja isolado, pois estará recebendo uma fase direto sem interrupção. Quando a instalação é em 127v ou 110v, o interruptor recebe uma fase e sai dele o retorno da fase até a lampada, se o interruptor estiver na posição desligado não terá perigo em levar choque. Isso caso a instalação esteja dentro das normas da NBR5410.

      Espero ter respondido sua pergunta caso tenha mais dúvidas entre em contato terei o enorme prazer em ajuda-lo.

      • hugo disse:

        uma soluçao mais inteligente que um resistor fixo,seria a utilizaçao de um NTC (semelhante a um capacitor tipo disco geralmente preto ou verde )em SERIE com o retorno da lampada. resolveria os piscas aumentaria a vida ultiu da lampada,do interrupitor(alias ja deveria vir nela,mas estamos no brasil,e os fabricantes querem mais é vender.A proposito o ntc vc pode tirar de qualquer aparelho velho comfonte chaveada (monitores ,fontes de pc,dvd players, tv etc. Abraços…

  2. Eliezer disse:

    estou enfrentando este problema na minha instalação, e ja fiz tudo o que aprendi, mas não funcionou, as lâmpadas continuam piscando, já aterrei inclusive o neutro da rede. as lâmpadas utilizadas são dicróicas. Quando as utilizadas eram de led, não acontecia. Outro detalhe: Só pisca intermitente, quando o circuito é com uma só lâmpada, se forem duas ou mais não acontece. estou pensando em instalar o comando das lâmpadas via chaves contactoras, claro acionadas pelos interruptores. Os circuitos são todos em paralelo e Four way.

  3. renato disse:

    lampadas de led ligadas em 220 v e instaladas no jardim podem receber umidade suficiente para entrar em curto e piscarem mesmo estando desligadas

    • Olá Renato agradecemos pelo contato. Quanto a sua pergunta até o meu entendimento acredito que não venha a causar esse problema de piscarem ao estar desligada. O que pode vir a acontecer é no dimensionamento da instalação elétrica, interferindo assim no funcionamento dos componentes eletrônico que compõe a lampada.

  4. Jorge Luiz Pereira disse:

    Bom dia!
    Por favor, poderia me informar se a faísca (“arco-elétrico”) que saí dos interruptores e disjuntores no liga e desliga causa queima de holofotes de led? Se sim, tem solução? Aguardo. Obrigado.

  5. Gilberto disse:

    Meu problema é que a lâmpada que pisca fica numa ligação triway- assim, de acordo com o lugar que desligo, haverá uma ligação fase ligada a lâmpada…

    • Olá Gilberto seja bem vindo ao Saber Elétrica. A lampada não pode receber o fase pois nesse caso ela sempre estará recebendo carga elétrica. Peço que verifique se os fios estão ligados corretamente. Sendo que você olhando para a ligação dos fios no interruptor o fase ficará entre os dois fase retorno e no outro interruptor saindo os 3 fase-retorno sendo aquele que sai da ligação do meio irá direto para a lâmpada. Bom essa seria a ligação correta em 127v.

  6. Beth Alamino disse:

    Eu tenho duas lâmpadas 220 no mesmo globo e só uma delas fica piscando. Qual seria o problema?

  7. Donizeti do Amaral disse:

    Eu assisti um vídeo de uma pessoa com nome de Francisco, onde ele mostra que para parar uma lâmpada LED de piscar estando desligada ele usou um resistor de 150k ohlms e realmente ela para de piscar ele diz que o mesmo deve ser ligado em paralelo nos fios próximo o lâmpada, ele só esqueceu de ligar o interruptor pra mostrar que realmente ela não fecha em curto, afinal está fazendo um jamp entre os fios.
    Será que funciona ou fecha um curto circuito?

    • Bem vindo ao Saber Elétrica, Donizeti. Tudo aquilo que foge às Normas e Padrões da ABNT é desaconselhável e não deve ser executado. O ideal é corrigir o problema de sua instalação elétrica, e não arranjar mais um. Contrate um profissional capacitado e ele resolverá o problema com segurança para sua instalação. Adolpho Eletricista.

  8. Ademir disse:

    Boa tarde! Os circuitos de minha residência estão todos ligados independentes, sendo tomadas e luz 127v, torneira elétrica e chuveiro em 220v. As lâmpadas são todas de Led, há um ponto de luz que está ligado em paralelo, e comecei notar que ao ligar o chuveiro mesmo essa luz estando desligada fica piscando e quando desligo o chuveiro ela para de piscar. Já chequei os circuitos e está normal, pois tudo está ligado independente. Lembrando que minha instalação é nova, fiz a dois meses. O que pode ser esse problema? Fico no aguardo.

    • Pelo exposto, você está com retorno de tensão pelo neutro. Se a ligação do chuveiro for 127 V,individualize o neutro do chuveiro. Verifique se o chuveiro está aterrado pelo condutor neutro. Caso esiver, retire o neutro do aterramento.

  9. Fausto Júnior disse:

    Olá, você pode me passar o esquema de instalação do resistor na lâmpada?

    • Bem vindo ao Saber Elétrica, Fausto Junior. Todos os artigos postados neste blog são baseados em Padrões e Normas Técnicas, não sendo possível postar um esquema não normatizado. Conto com sua compreensão. Adolpho Eletricista.

  10. Fernando disse:

    Como uma lampada pode ficar piscando.os caras estudam e inventam uma merda dessa..ta loco.

    • Olá Fernando seja bem vindo ao Saber Elétrica – Realmente tenho que concordar com sua colocação aqui, até entendo seu ponto de vista. A questão é que isso vai muito da qualidade da instalação elétrica da residencial ou comercio e do material utilizado também…

  11. paulo jorge bitencourt disse:

    Uma rede 220 v original tem fase e neutro. Se você tem uma rede 110 v bifásica o trifásica para obter 220 v aí sim, terá que usar duas fases.
    Meu caso da lampada piscando acho maios complicado, pois só pisca naquele bocal, qualquer lâmpada LED ou LFC. E aconteceu de uma hora para outra, sem mais nem menos. Já inverti os fios no bocal… Acho que a solução é o interruptor bipolar. É um fenômeno MISTERIOSO1.

  12. Sylvio disse:

    Fera, se puder me ajudar: em casa o circuito das lâmpadas é 220V (2 fases 127V cada).

    Uma das fases fica ligada direto na lâmpada, e isso faz com que mesmo “desligada” a lâmpada exiba um mínimo de claridade. A outra fase é ligada no interruptor (eu uso interruptor unipolar, não é o bipolar, ou seja, eu corto apenas 1 fase chegando na lâmpada, a outra fase fica lá ligada direto nela, conforme citei).

    Tem algo que eu possa instalar no circuito que “corte” a fase que fica ligada direto na lâmpada? Muito obrigado!

    • Olá Silvio seja bem vindo ao Saber Elétrica. Sobre sua pergunta e colocação é como você citou você esta usando um interruptor monopolar para que você possa interromper as duas fase precisa instalar um interruptor bipolar. Caso tenha alguma outra dúvida é só entrar em contato que terei o enorme prazer em ajuda-lo.

      Forte abraço.

      Luiz

      • Sylvio disse:

        Olá, Luiz, obrigado pelo retorno.

        Mas tem alguma solução pro meu caso sem que eu precise usar o interruptor bipolar? Se eu quiser usar o interruptor bipolar eu teria que quebrar o gesso do teto pra conseguir descer a fase, que hoje só passa pela laje, até chegar nos interruptores.

        Será que existe algum componente elétrico/eletrônico que eu colocando na fiação perto das lâmpadas LED evite que a fase direto na lâmpada deixe ela com a aparência de “um pouco acesa”?

        • Olá Sylvio desculpas na demora em responder. Bom sinceramente eu não conheço um dispositivo que possa instalar para fazer esse barramento. Pois você precisa interromper uma fase. Bom nesse caso precisaria ver a instalação do imóvel mesmo, pois de repente teria uma solução mais viável.

          Caso ainda não tenha resolvido poste em nosso Grupo Saber Elétrica pois os participantes sempre ajudam nessas questões, talvez alguém conheça um equipamento.

  13. paulo jorge bitencourt disse:

    Resolvi meu problema trocando o interruptor. Simplesmente o interruptor estava apresentado fuga!

    • Obrigado Paulo pelo seu comentário acrescentando com sua experiencia. Realmente cada caso é um caso e as vezes o que para um pode ser problemas no soquete da lampadas já em outro o defeito pode ser um mal contato ou mesmo o interruptor.

  14. CARLOS disse:

    Olá, acho que entendi a explicação porém como faço para resolver o problema em uma instalação de chave hotel?