Porque a Lampada Econômica fica Piscando mesmo Desligada?

Com o avança da tecnologia e aparelhos que proporcionam economia de energia com o mesmo ou até melhor desempenho, todos começam a trocar de tecnologia em massa, veja por exemplo a substituição das lâmpadas incandescentes para as fluorescentes e LED.

Nessa troca insana de tecnologias nas lâmpadas alguns problemas antes não obtidos ou então não percebidos começam a aparecer, como é o famoso piscar das lâmpadas fluorescentes mesmo que apagadas.

Quem nunca no mundo da elétrica ou foi perguntado ou então se indagou o por que as lâmpadas fluorescentes ficam piscando mesmo o interruptor estando no estado aberto?

Pois bem, nesse artigo vamos então de forma sucinta explicar esse fenômeno que é em sua maior parte encontrado nas lâmpadas fluorescentes quando apagados ou nas lâmpadas LED piscando rápido demais.

Entendendo as Lâmpadas Fluorescentes

Saiba porque a lampada fica piscando mesmo depois de apagada

As lâmpadas fluorescentes compactas (LFC) ou as fluorescentes tubular (LFT) possuem mesma característica de trabalho e totalmente diferente das antigas incandescentes. As LFC ou LFT são compostas de um reator em sua base para que possam transformar a tensão alternada (AC) em tensão continua e reativa (DC), energia essa necessária para que seja produzido o fluxo desse modelo de lâmpada.

A lâmpada fluorescente é formada por um tubo de vidro com gás inerte que em boa parte é o árgon que possui baixa pressão e fósforo no seu interior, um reator composto por bobinas indutivas, capacitores e alguns resistores e dissipadores de calor, e claro uma base E-27 para ancoragem nos soquetes de mesma base, veja alguns outros dados técnicos importantes para essa nossa análise:

  • Tempo para acionamento: 1s;
  • Corrente: 0,18 A;
  • Fluxo lumens: 1140 lumen (lm);
  • Tempo para atingir 60% de pico: 20 segundos;
  • Potência nominal: 54w;
  • Frequência de Operação: 42KHz;

Análise da ligação da lâmpada na rede

Já deu para perceber que essas lâmpadas possuem uma frequência de operação muito alta para que consiga entregar aquilo que promete, que em compensação a corrente necessária já é bem baixa.

Dessa maneira, em redes 127V um dos problemas mais comuns para que a sua lâmpada fluorescente fique piscando é a inversão entre Fase e Neutro instalado no interruptor de comando da lâmpada.

O que acontece nesse caso é que se o condutor Neutro estiver empregado de interromper o circuito vai levar a lâmpada fluorescente estar ativa pelo condutor Fase durante todo período, dessa forma os capacitores do reator estarão recebendo energia, ou seja, sendo carregados e com isso vai causar breves pulsos luminosos em sua lâmpada.

Já para as redes 220V que sua lâmpada fluorescente pisca quando apagada a primeira saída é instalar um modulo interruptor bipolar que garanta a interrupção das duas fases quando acionar o interruptor para desligar as lâmpadas.

Saiba porque as lampadas fluorescente ficam piscando quando apagadas

 

Problemas com equipamentos na rede

O primeiro dispositivo que pode levar a sua lâmpada fluorescente a piscar mesmo desligada são aqueles módulos interruptores que possuem uma lâmpada de LED ou Neon que funciona como indicador de interruptor desligado e facilitar para encontrar no escuro e assim acender a lâmpada.

O fato é que esse Neon ou LED do interruptor pode gerar uma corrente de retorno lá para o reator da sua lâmpada e carregar os capacitores que posteriormente vão se descarregar e por fim fazer a lâmpada fluorescente piscar. A solução desse problema é simples, basta trocar de interruptor, adotando um sem esses detalhes luminosos.

Existe ainda um outro problema, muito fácil de acontecer em instalações com eletroduto e que na mesma linha da lâmpada possuem alguns aparelhos em stand by ou por exemplo, ou seja, aparelhos que consomem energia o tempo todo.

Nesse caso pode ocorrer um campo magnético induzido nos condutores da rede, logo por consequência essa indução chegará até o reator da sua lâmpada, que por sua vez vai armazenar essa energia em seus capacitores, com isso ao atingir um carregamento de aproximadamente 60V ele vai descarregar e fazer com que sua lâmpada fluorescente pisque mesmo apagada, isso não consome energia (R$).

A solução para esse segundo cenário seria a instalação de um resistor de aproximadamente 1Mohm de ¼ de potência em paralelo com sua lâmpada, dessa forma quando sua lâmpada estiver apagada o reator irá consumir a energia de indução sem deixar chegar até o reator da lâmpada fluorescente, isso não consome energia, mas quando a lâmpada for acesa seu resistor vai consumir algo perto de 0,00022 A o que será imperceptível na sua conta de energia.

Portanto eletricistas, o problema não é difícil de solucionar o mistério está desvendado, para lâmpadas fluorescentes ou LED que piscam quando o interruptor estiver desligado, mãos a obra.

Porque a Lampada Econômica fica Piscando mesmo Desligada?
4.3 - 19 Votes

Comentários

comentários

31 Comments

Deixe um comentário