Concluí o Curso de Eletricista e Agora Onde Trabalhar?

O campo de atuação de um  profissional com formação em técnico de elétrica é vasto, podendo atuar em várias áreas. Conheça um pouco mais sobre essa profissão e a importância dos cursos de aperfeiçoamento e qualificação necessários para estar apto a exercer a profissão.

Publicidade

Concluí o curso técnico em eletrotécnica e agora?

Pode optar por atuar nas áreas de eletricista residencial, predial e industrial, eletricista de autos, de manutenção, instalador, rede de distribuição de energia elétrica, transmissão de energia elétrica, enrolamento de motores e transformadores, montador de painel, enfim, uma gama muito grande de opções de trabalho.

O que fazer depois do curso técnico em elétrica?
Profissional Eletricista

Especializando-se em uma determinada área, deverá fazer cursos complementares a fim de especializar-se ou até tornar-se um Técnico Eletrotécnico, Elétrico, Eletricidade, Eletroeletrônico, Mecatrônico ou afim e obter o registro no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, podendo até seguir carreira de Engenharia Elétrica e afins.

importância do CREA
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia

Algumas das atividades exercidas por eletricistas é manutenção de rede elétrica, instalação ou substituição de condutores, disjuntores, quadros elétricos, tomadas e interruptores, chuveiros, torneiras elétricas, substituição de resistências, construção e manutenção de padrão de entrada de energia elétrica, redimensionamento de disjuntores e condutores, troca de chaves fusíveis e de faca, manutenção preventiva, preditiva e corretiva de instalações elétricas, QDFL – Quadro de Distribuição de Força e Luz, motores, bombas d’água e infinitas possibilidades de trabalho.

eletricista trabalhando em alta tensão
Eletricista em Ação

Conhecimento das Normas e Regulamentações

Todo profissional que atuar com elétrica deverá conhecer as Normas Regulamentadoras Brasileiras – NBR’s e Internacionais – IEC, DIN, NEMA, entre outras, relacionadas ao seu campo de atuação. Dentre elas estão: ABNT NBR 5410 – Instalações Elétricas em Baixa Tensão, ABNT NBR 14039 – Instalações Elétricas de Média Tensão – 1 kV até 34,2 kV, ABNT NBR 5419 – SPDA – Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, etc.

Saiba mais sobre a ABNT

O cumprimento dessas normas é essencial para garantir a segurança e a conformidade em suas atividades.

Treinamento de Eletricidade Básica é primordial para todos os que tem intenção de iniciar-se na profissão, seguido do Cursos de Eletricidade Residencial e Industrial, Comandos Elétricos, Soft Stater, Inversor de Frequência, CLP, IHM, entre outros.

Não basta apenas “saber fazer”, pois o mercado de trabalho exigirá Certificados e muito mais.

Deverá cursar NR-10 – Módulo I – Segurança no Trabalho com Eletricidade, ser aprovado e receber o certificado de aprovação para atuar com redes de energia elétrica.

Caso for trabalhar em altura, deverá cursar e ser aprovado em NR-35 – Trabalho em Altura.

Para trabalhos em ambientes confinados – local não projetado para a ocupação contínua – deverá cursar NR-33.

NR 10 300x200
Eletricistas de Rede de Distribuição

Redes de distribuição e transmissão, média e alta tensão

Se você planeja trabalhar em redes de distribuição ou transmissão de energia elétrica, considere cursos específicos, como CMRDA (Curso de Manutenção de Redes de Distribuição Aérea) e CMRDS (Curso de Manutenção de Redes de Distribuição Subterrânea). Esses cursos prepararão você para lidar com os desafios específicos dessas áreas.

07022013energiaeletricafotomarcossantos001
Rede de Transmissão de Energia Elétrica

CMRDS – Curso de Manutenção de Redes de Distribuição Subterrânea, CMRTA – Curso de Manutenção de Redes de Transmissão Aérea, Operação de Munk, Cesta Aérea, Trabalhos em Linha Viva e demais cursos necessários para a execução das tarefas.

Para atuar em média e alta tensão, o profissional deverá cursar NR-10 – Módulo II, mais conhecido como SEP – Sistema Elétrico de Potência.

sep
SEP – Sistema Elétrico de Potência

O profissional que for atuar em rede de distribuição aérea deverá ter em mente que após ser aprovado no curso CMRDA – Módulo I, atuará por dois anos como ajudante de solo a fim de aprender os “macetes” do serviço e conhecer os materiais e equipamentos utilizados.

Progressão Gradual na Carreira

Após esse tempo, estará apto a fazer o curso de CMRDA– Módulo II. Se for aprovado, estará apto para trabalhar na rede em LM – Linha Morta (desenergizada).

Linha Viva 26 300x225
Trabalho em Linha Viva – LV

Após dois anos de trabalho em LM estará apto a fazer o curso de Trabalhos em LV – Linha Viva (energizada).

Independentemente da direção que você escolher seguir, lembre-se sempre de buscar a excelência em seu trabalho, priorizando a segurança e o aprendizado contínuo.

A profissão de eletrotécnico oferece oportunidades emocionantes e desafiadoras, e seu comprometimento pode levá-lo a uma carreira gratificante e de sucesso.

Boa sorte em sua jornada na eletrotécnica!

2 comentários em “Concluí o Curso de Eletricista e Agora Onde Trabalhar?”

  1. Eu, dispenso comentários.porem pretendo obter um certificado mas para tal é necessário frequentar um curso. O que é necessário? E onde começar? Por favor ajudem-me estou precisando. Gratos pela vossa atenção

    Responder
    • Bem vindo ao blog Saber Elétrica, Antônio! Procure uma escola de qualificação profissional, por exemplo, SENAI, ou equivalente. Irá encontrar diversos cursos, entre eles Instalações Elétricas Residencial e Industrial, primeiro caminho a percorrer. Após receber o certificado, poderá cursar Comandos Elétricos, Inversor de Frequência, CLP, entre outros da área de elétrica.

      Responder

Deixe um comentário