A Importância de Fazer um Projeto Elétrico antes da Instalação

Quando estamos prestes a fazer uma ação que tenha grande impacto seja na rotina ou então no que estará envolvido, nós sempre paramos um pouco para pensar em como iremos executar essa tarefa, e isso podemos falar desde uma simples viagem, uma mudança ou então a implantação de algo, a execução de algum projeto, enfim, tarefas que vão exigir um determinado nível de atenção para que tudo saia da melhor forma possível.

Pensando assim que decidimos então falar um pouco sobre a real importância que devemos dar para um projeto elétrico antes de sairmos executando a instalação seja qual o nível e segmento for, dessa forma teremos total êxito antes durante e depois da instalação, não garantindo somente a funcionalidade do projeto, mas como a segurança em sua execução.

O que é projeto?

Tecnicamente falando, um projeto é nada mais do que toda descrição detalhada de qualquer empreendimento, ação, alteração que será realizada no futuro, ou seja, um mapa de como fazer, o que usar, onde se atentar, os cuidados que devem ser tomados e os riscos pertinentes em cada tarefa na hora da execução.

Dessa maneira, um projeto deve não só englobar a parte técnica da instalação que será executada, mas toda parte de segurança, tempos e ferramentas que devem ser utilizadas para garantir o sucesso ao final da execução do projeto.

Quem são os responsáveis por projetos elétricos?

Equipe que deverá se responsabilizar pelo projeto elétrico

Uma das maiores dúvidas que se gera na hora de fazer um projeto é quem pode e quem não pode fazer e aprovar um projeto elétrico.

Os engenheiros eletricistas são os profissionais habilitados por lei para projetarem e aprovarem projetos elétricos e de rede de distribuição sem limite de potência, porém todo profissional da área da elétrica pode fazer um projeto elétrico, mas esse somente será validado por um engenheiro eletricista que possui CREA ativo, dessa forma o projeto é legalmente valido.

Como fazer um projeto elétrico

Todo projeto seja ele voltado a área da elétrica ou de outro segmento deve começar com um pequeno script onde você deve responder as seguintes questões:

  • Qual o motivo do projeto?
  • Qual objetivo do projeto?
  • Quais ganhos pretende obter com esse projeto?
  • O que vou precisar para executar o projeto?
  • Quem irá compor o time desse projeto?
  • Quais as responsabilidades de cada um da equipe?
  • Qual prazo do projeto?
  • Qual o custo do projeto?

Respondendo essas questões você com certeza terá um norte a seguir e vai poder elencar assim as atividades do início ao fim passando por todos os pontos da instalação e prever os riscos e tudo o que vai precisar para executar seu projeto.

Responsabilidade do projetista

Qual é a responsabilidade de um projetista

Fazer uma gestão de projeto não é uma tarefa tão fácil assim, pois você deverá se atentar a pontos extremamente específicos do determinado projeto que está executando, isso quer dizer que, ao realizar esse determinado projeto elétrico é de suma importância que você se atente a todas as normas regulamentadoras para a instalação que será executada, todas as regras e normas de segurança que devem ser seguidas e todos os dados técnicos da instalação que devem ser executados com total precisão para que se tenha um excelente resultado ao final da instalação do novo sistema ou processo.

Para que não se deixe escapar nada na hora do seu projeto uma dica que damos é elencar todas as tarefas que devem ser executadas, o prazo delas e se possível o valor que cada etapa lhe custará assim, você terá noção de tempo total do seu projeto e também do valor, além claro que nenhum ponto passara despercebido e a chance de sucesso é bem maior.

Diagramas Elétricos

Elaborar diagramas elétricos exige muita perícia e conhecimento técnico, sendo assim o projetista elétrico deve ser uma pessoa que saiba de fato o serviço que será executado, saiba também utilizar softwares de desenho que facilitem tanto o projeto do diagrama quanto a leitura dos profissionais na execução do projeto.

Dessa forma, os profissionais que são responsáveis pelo projeto elétrico são especialistas nos assuntos e devem elaborar o projeto de forma objetiva e assertiva para que não ocorra falhas na execução ou uso final, pois na hora de projetar é o momento mais fácil de corrigir um erro, tanto na velocidade quanto no custo do retrabalho.

Matriz de responsabilidades e segurança no trabalho

Todo e qualquer projeto, seja esse sobre instalação elétrica ou não, deve conter as pessoas responsáveis por cada etapa, isso acontece pois deve-se garantir que cada etapa projetada seja seguida com todo rigor possível, somente assim será possível ter a garantia que o resultado final será positivo conforme descrito na teoria.

Importância do uso dos IPI e normas durante o projeto de elétrica

Isso deve-se claro aos pontos técnicos estabelecidos nos diagramas elétricos, diagrama esse que deve seguir todas as normatizações contidas em cada segmento, como por exemplo para instalações elétricas de baixa tensão seguir a NBR 5410, ou então a NBR 13759 sobre segurança de máquinas, enfim, todo profissional deve consultar em qual norma o seu projeto se enquadra para o mesmo siga todos os padrões e isso você encontra facilmente no site da ABNT (http://www.abntcatalogo.com.br/).

Além de pensarmos em seguir tecnicamente todo projeto elaborado, temos que seguir também os padrões de segurança para cada tipo de tarefa a ser executada, ou seja devemos verificar os seguintes pontos:

  • Quais EPI’s serão necessários utilizar em cada tarefa do projeto;
  • Condições dos equipamentos que serão utilizados;
  • Ambiente de trabalho, se será em altura, espaço confinado ou ambiente aberto;
  • Habilitação dos profissionais que farão os serviços;
  • Condição de saúde de cada profissional para as tarefas designadas;

Conclusão 

Enfim, para cada ponto do projeto deve-se ter uma pessoa responsável por cuidar desses aspectos projetados, dessa forma teremos a garantia que todo trabalho será executado conforme escopo do projeto, lembrando que a escolha desses responsáveis é tão importante quanto a execução do projeto elétrico elaborado.

Por fim, não saia fazendo instalações elétricas que estão em sua cabeça, pois lembre-se, nunca lembramos de tudo, ou seja, tanto na execução quanto na manutenção elétrica corremos um grande risco de falha sem um projeto em mãos.

Sendo assim, utilizem softwares disponíveis adequados para cada tipo de projeto, tirem do pensamento que dedicar algumas horas, dias ou semanas projetando e pensando na execução de uma instalação elétrica são atrasos, pensem em projeto como ganhos futuros e melhor profissionalismo.

E para te ajudar na gestão dos seus projetos vamos disponibilizar aqui uma planilha para que você controle cada etapa do seu projeto e tenha assim não somente a especialidade técnica de projetar mas como fazer gestão dos seus projetos seja em elétrica ou não.

Clique aqui para baixar a planilha de controle da etapas para seu projeto

A Importância de Fazer um Projeto Elétrico antes da Instalação
5 (100%) 1 vote

Comentários

comentários

2 Comments

Deixe um comentário