Temporizador para Chuveiro – Economia e Preservação Ambiental

Não é novidade nenhuma para ninguém a questão de economia de água e energia elétrica a fim de preservar os recursos naturais que estão ficando cada vez mais escassos, mas ainda existem pessoas que não conseguem mudar o habito no exagero do uso da água principalmente debaixo do chuveiro.

Claro é muito bom tomar aquele banho quente em dias com temperaturas amenas, porém além do consumo da energia elétrica o consumo hídrico também é um fator significativo, e o pior é que esse problema não fica somente por conta dos adultos, crianças e adolescentes que já não dependem mais dos pais para se banharem são os que mais consomem ague e energia quando estão no banho.

Mas e então como controlar esses dois fatores e fazer com que o seu consumo de energia e água diminuam? Bom, temos dois meios, o primeiro você no controle do cronometro e quando o tempo máximo que você estipulou chegar você vai até seu quadro de energia e desliga a rede elétrica do chuveiro, dessa forma a água ficara gelada e com certeza seu filho que estava em um banho quente de Cleópatra vai fechar a válvula do chuveiro e sair rapidinho do chuveiro, e existe a ajuda da eletrônica, isso mesmo, a eletrônica ajudando o meio ambiente.

A simples instalação de temporizador próprio para essa aplicação pode ajudar e muito na sua economia e na preservação do meio ambiente.

Funcionamento do temporizador para chuveiro

temporizador

Os temporizadores de chuveiro possuem como característica de funcionamento o princípio básico do cronometro, com set points de tempos estipulados entre três e quinze minutos e que são definidos no momento de sua instalação.

Esse equipamento eletrônico o temporizador para chuveiro tem como rotina de trabalho o simples e básico “VALENDO”, ou seja, quando a válvula de acionamento do chuveiro é acionada o temporizador solta o relógio. Esse aparelho possui dois indicadores, o luminoso através de leds verde, amarelo e vermelho e o aviso sonoro.

Esses indicadores servem para avisar ao usuário daquele banho quentinho e gostoso que se ele demorar muito terá um banho gelado, ou seja, o equipamento controla o tempo de banho e gradativamente conforme passam os segundo ele diminui a temperatura do banho até que a resistência do chuveiro seja totalmente desligada.

Os temporizadores de chuveiro possuem ainda a função de controlar o intervalo entre um banho e outro, que de acordo com pesquisar podem variar em média entre 30 segundos e 5 minutos, isso serve para que algum espertinho tente burlar o sistema do dispositivo e comece um banho novo quente novamente.

Instalação do temporizador para chuveiro

Saiba como economizar mais com o Temporizador para Chuveiro

De acordo com fabricantes de temporizadores, a instalação pode ser feita em qualquer tipo de chuveiro, seja ele com tubulação ou direto, independente de modelo ou marca, e dispensa mão de obra especializada, pois fazendo o uso do guia de instalação contido na embalagem do temporizador de chuveiro qualquer pessoa com noções de elétrica pode fazer a sua instalação.

Basicamente o aparelho é composto por dois pares de fios sendo que:

  • Um par é instalado no chuveiro para cortar a energia e regular o nível da resistência e dessa maneira controlar a temperatura da água;
  • Outro par é conectado na rede de energia para alimentação do dispositivo.

Dessa forma resumimos o temporizador para chuveiro como um micro controlador, onde sua função é controlar a intensidade da resistência em função do tempo pré-definido.

Temporizador para Chuveiro – Economia e Preservação Ambiental
4.4 (88%) 5 votes

Comentários

comentários

2 Comments

Deixe um comentário