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Saiba Verificar o Bom Funcionamento do Medidor de Energia Elétrica e de sua Instalação

O primeiro passo para verificar se o medidor de energia elétrica e a instalação elétrica de sua edificação está em bom estado de funcionamento é desligar o disjuntor ou chave geral, instalada logo após o medidor de energia elétrica. Observe se o disco do medidor continua girando, salientando que se der até quatro voltas e parar, estará dentro dos padrões de calibração.

Caso o disco continue girando com a chave geral ou disjuntor desligados (sem carga), caracteriza-se problema no medidor e o cliente deverá solicitar à concessionária a sua aferição para posterior substituição.

Relogio medidor de energia

Caso o disco parar de girar, o medidor estará em ordem. Isso não quer dizer que não exista algum problema de aferição do medidor, a qual poderá ser solicitada pelo cliente à concessionária de energia elétrica local, caso haja desconfiança de mau funcionamento do mesmo. Este serviço pode ser solicitado em sua agência de atendimento, pelo teleatendimento ou ainda no site da concessionária; tenha sempre uma conta de energia elétrica em mãos.

Comparando-se a velocidade de giro do disco de um medidor com outro, poderemos observar que um poderá estar girando mais rápido que o outro. Isto não significa que o equipamento de sua instalação esteja com problema.

A variação da velocidade de giro do disco do medidor se deve ao modelo de fabricação e também ao fabricante do equipamento, pois possuem detalhes construtivos e calibrações diferentes.

O segundo passo, após a constatação de que o disco parou de girar, é desligar o disjuntor ou chave de proteção na caixa de distribuição, que geralmente fica alocada dentro da edificação, religar o disjuntor ou chave geral que havíamos desligado anteriormente e novamente observar o comportamento do disco do medidor.

Caso ele estiver girando, significa que existe algum problema no circuíto de distribuição, que é o ramal entre a proteção no quadro de distribuição e o medidor de energia elétrica.

Contrate um eletricista de sua confiança para verificar.

Ponto de Entrega

A concessionária de energia elétrica é responsável somente pela entrega de energia elétrica garantida até o disjuntor ou chave geral alocada junto ao medidor de watt-hora e por falhas na rede pertencente a ela, até o ponto de entrega, que é a conexão do ramal de ligação ao ramal de entrada da instalação elétrica.

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Todos os demais reparos e manutenções deverão ser executadas por conta do cliente, exceto no medidor de watt-hora.

Padrão de Entrada

Compete ao cliente construir, preservar e dar manutenção ao centro de medição, composto por poste particular, pontalete ou coluna, caixa de medição, chaves de proteção e manobra, disjuntores, bengala, condutores, entre outros.

medidor de energia

Caso o disco do medidor pare de girar, desligue todos os disjuntores da caixa de distribuição e religue o disjuntor geral.

Desligue todos os equipamentos elétricos das tomadas, inclusive recarregadores de bateria e apague as luzes. Religue o primeiro disjuntor após o geral e volte a observar o comportamento do disco do medidor.

Se estiver parado, religue o segundo e assim sucessivamente, até religar o último disjuntor.

Se o disco do medidor permanecer parado, significa que a instalação da edificação está em ordem.

Se o disco do medidor começar a girar ao religar algum dos disjuntores, é sinal que existe problema neste circuíto, pois está consumindo energia elétrica sem carga.

Verifique se ele pertence ao chuveiro ou torneira elétrica, que são dois equipamentos que não são conectados a tomadas ou ao menos não deveriam ser, pois a corrente elétrica gerada por eles é superior a 20 ampères, e o maior valor de corrente elétrica para tomadas existente no mercado e aprovado pela NBR-5410 é de 20 ampères. Equipamentos desse porte ligados a tomadas derrete-nas, causando curto circuíto e até incêndio. São dois vilões nos casos de fuga de corrente quando apresentam falhas.

Caso o problema não seja identificado, procure imediatamente um eletricista11004889_870774426295053_1746972383_n de sua confiança, pois além de estar pagando pelo que não está consumindo devido ao medidor de energia estar registrando essa “corrente de fuga”, esse problema estará colocando sua instalação elétrica e propriedade em risco de acidente.

 

 

Medidores Eletrônicos

Os medidores eletrônicos possuem um led referente ao kwh que fica piscando quando existe registro de consumo de energia elétrica.

Ao realizar os testes descritos, se houver fuga de corrente, esse led ficará piscando (disco girando), acusando registro de consumo. Se ele parar de piscar, significará que não existe fuga de corrente (disco parado).

 

Corrente de fuga é o termo utilizado para indicar o fluxo de corrente anormal ou indesejado em um circuito elétrico devido a um curto-circuito ou um caminho anormal de baixa impedância e que será registrado pelo medidor de energia elétrica. Você estará pagando por aquilo que não está utilizando.

Faça revisões periódicas em sua instalação elétrica, ao menos a cada dois meses, a fim de evitar que ocorram problemas inesperados em sua instalação e edificação.

Saiba Verificar o Bom Funcionamento do Medidor de Energia Elétrica e de sua Instalação
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Comentários

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Sobre o autor | Website

"Profissional Autônomo de Elétrica" Atuo na área há 35 anos como Técnico Eletrotécnico e Eletricista Instalador, Manutencista e Reformas Residencial, Predial e Industrial. Bacharel em Matemática – Universidade São Judas Tadeu – 1987 Técnico em Eletrônica –1980, CREA Ativo. Instrutor de Treinamentos de NR10, SEP, Instalações Elétricas Residenciais e Industriais, CMRDA e Corte e Religa. www.adolphoeletricista.com.br

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19 Comentários

  1. Marcelo disse:

    O meu relógio não gira mesmo gastando energia porque.

    • Provavelmente ele deve estar com defeito na parte mecânica do relógio. Aconselho você a entrar em contato com a concessionária de fornecimento de energia da sua cidade o mais breve possível. Outra ponto é que o lacre de acesso do relógio não pode estar violado, pois somente os técnicos da concessionária tem acesso para mexer e dar manutenção no equipamento. Qualquer dúvida basta postar aqui.

    • Adolpho Eletricista disse:

      Isso ocorre porque a bobina de potencial do medidor está danificada. O medidor registra potência, que é tensão X corrente. Se a bobina de tensão ou a de corrente estiver danificada, não haverá registro de consumo. Informe o fato à concessionária para que ela substitua o medidor.

  2. Paulo disse:

    A parede do medidor(disjuntor) da minha casa está molhada da chuva. A parede está toda molhada. Isso pode causar algum problema?
    Não sei se é infiltração ou se é goteira do telhado, porque quando chove não estou no local.

    Não sei se fui claro. Vou explicar melhor: na minha cidade a companhia elétrica coloca o medidor do lado de fora das residências. Então não há problema em receber chuva e sol.
    Acontece que dentro da casa, tem o registro geral que permite desligar toda a energia da mesma. É a parede onde ele fica que está molhada.

    • Adolpho Eletricista disse:

      Bem vindo ao blog Saber Elétrica. Água e eletricidade não combinam. Se o fundo da caixa de distribuição, onde encontra-se o disjuntor mencionado, for de madeira, irá apodrecer devido a umidade. Caso o disjuntor seja molhado, irá ter sua vida útil comprometida, pois o mecanismo é de metal e enferrujará, sem contar que a pessoa que for operá-lo estará sujeito a choque elétrico. Procure eliminar o problema o mais rápido possível.

  3. João Paulo disse:

    Boa noite, utilizo um medidor eletrônico. Depois de um pequeno tempo de instalação ele queima o visor, mas a energia continua passando por ele. Outro problema é que as Lâmpadas estouram dentro de casa, porém os aparelhos ligados as tomadas não são afetados e a tensão medida nas tomadas está correta. Gostaria de saber qual problema pode estar ocorrendo para que as Lâmpadas estourem.. Obs: Já troquei o medidor duas vezes e o problema continua ocorrendo. Também efetuei a troca da fiação da instalação elétrica.

    • Bem vindo ao Saber Elétrica, João Paulo! Você precisará solicitar a visita de um profissional qualificado para fazer uma análise em sua instalação. Não tenho como responder sua pergunta sem analisar a instalação elétrica de sua edificação.

  4. Tania disse:

    Boa noite! Vou colocar seis medidores e o vendedor me indicou o de acrílico ! gostaria de saber se é melhor ou a mesma coisa que o de metal. Os medidores vão ficar na rua, por que é um local de comercio.

    • Seja bem vinda ao Saber Elétrica, Tania! As caixas de medição de acrílico (policarbonato) tem a vantagem de não enferrujarem, tendo assim tempo de vida útil maior. No momento, é uma das melhores opções em caixas de medição. Pode instalar sem medo.
      A única diferença para a de metal é a durabilidade, principalmente se for área litorânea, onde o metal enferruja com muita facilidade.

  5. marco de carvalho disse:

    Bom dia. Estou tendo um consumo 2x superior aos meus vizinhos que possuem mais eletrodomésticos e, por consequencia, maior consumo de energia que eu. Desligando o disjuntor do apartamento, o relógio para (não há aquele disco que vai girando demonstrando que está consumindo, apenas os 4 números).
    Solicitei atendimento da concessionaria de eletricidade. Pode haver problemas no relógio mesmo assim?
    Ou fuga de energia?

    • Bem vindo ao Saber Elétrica, Marco de Carvalho! O problema pode ser um dos dois citados, ou ainda ambos. Quem irá definir se o medidor está avariado será a concessionária através de aferição executado no local. Para verificar se existe fuga de corrente desligue todos os equipamentos das tomadas, exceto torneira elétrica e chuveiro. Verifique se o led indicador de consumo está piscando no medidor. Se estiver, existe fuga de corrente e um dos causadores poderá ser a torneira ou o chuveiro. Deverá ser feita análise separadamente de cada um. Um outro fator a ser levado em consideração é a potência de seus aparelhos em relação à potência dos equipamentos de seus vizinhos, bem como o tempo de utilização dos mesmos. No caso de chuveiro, quanto maior for a temperatura da água maior será o consumo; banhos muito quentes e prolongados elevam o consumo de energia. Os hábitos de consumo influenciam muito no consumo da edificação.

  6. Cesar disse:

    Recentemente retiraram meu medidor analógico e instalaram um digital. Ele fica oscilando os números que aparecem no visor mostrando 888888888 e logo depois a leitura de consumo. Isto é normal????

  7. Everton disse:

    Olá gostaria de saber qual é a tensão de energia que passa pelo relógio medidor analogico, antes de chegar no diguntor……obrigado

    • Bem vindo ao Saber Elétrica, Everton! A tensão de alimentação do medidor depende de alguns fatores como: se a instalação é mono, bi ou trifásica; sistema de fornecimento da concessionária – estrela ou triângulo (delta); tensão de trabalho da concessionária (115/230, 127/220; 220/380). De posse dessas informações poderemos verificar a tensão de alimentação das bobinas de potencial do medidor.

  8. Cesar disse:

    Ok!!!! Muito obrigado!!!!!

  9. cida disse:

    boa tarde o inquilino anterior quebrou o lacre do relógio, as contas estão em dia, porém o relogio nao gira, não veio conta nos meses que a casa ficou fechada, oque fazer?

    • Olá Cida seja bem vinda ao Saber Elétrica obrigado pela visita em nosso blog. Bom sobre sua questão colocada, isso é um problema, pois o lacre que a companhia de energia coloca não pode ser removido pois isso, para eles caracteriza violação no medidor de energia. Bom como você disse que não veio conta para pagar possa ser que o medidor possa ter sido violado, ou seja ele não esta mais medindo o consumo. Nesse caso ( não sei há quanto tempo esta assim) mas sugiro que entre em contato com a companhia de energia dizendo que você percebeu que aparentemente o medidor não esta funcionamento.

      Você disse que não veio conta nos meses que a casa ficou fechada isso pode até ser normal pois não teve consumo não gera fatura no mês.

      Mas mesmo assim junte as contas dos últimos meses e entre em contato com a companhia de energia mais mesmo para não gerar problemas no futuro, pois se passar algum fiscal e verificar que o medidor não esta com o lacre poderá gerar uma multa grande.

      Minha opinião nesse ponto é a que sugeri mesmo entrar em contato com a prestadora de serviço local.

      Qualquer dúvida entre em contato.

      Luiz Jacques Gerente e Administrador do Saber Elétrica

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