Instalação Elétrica Saber Elétrica

Veja Como Fazer Medição de Aterramento

Fazer aterramento elétrico é algo primordial para segurança de sua residência, comércio ou indústria, mas a grande dúvida de muitos clientes e até mesmo profissionais da elétrica é: como saber a eficiência do aterramento?

Vamos abordar aqui então dois métodos simples e fáceis para que você eletricista ou até mesmo você leigo no ramo da elétrica possa verificar se o aterramento da sua casa ou comércio está realmente protegendo você e seus equipamentos.

Método de verificação de aterramento 1

Como fazer a medição de aterramento elétrico

Medir um aterramento vai muito além de saber que ele foi instalado de forma correta, ou seja, respeitando tamanho da haste, quantidade de haste, qualidade do solo e bitola dos fios e hastes.

Então vamos ao primeiro método de verificação do seu aterramento elétrico. Nesse primeiro método você vai precisar de um multímetro que seja digital, pois além de ser mais fácil a leitura e interpretação do valor, o resultado apresentado tem maior precisão.

Você precisa colocar seu multímetro em escala de tensão alternada, depois deverá escolher uma tomada de sua residência e inserir uma ponteira no orifício Fase e outro no terra, independentemente da cor, pois o valor a ser mostrado não sofrerá alteração na sua medição de aterramento, e no seu multímetro deverá aparecer uma grandeza próxima do valor entre fase e neutro.

Na confirmação da eficácia do aterramento você agora irá inserir uma ponteira no terra e outra no neutro, e deverá mostrar em seu multímetro um valor abaixo de 3,0v de preferência, caso esse valor esteja superior o seu aterramento elétrico não está tão eficiente quanto você imaginava.

Um ponto importante que devemos lembrar é que, caso mostre em seu multímetro o valor de 0v você deve ficar muito preocupado, pois isso não significa um aterramento super eficaz, muito pelo contrário, isso pode indicar uma falta completa de aterramento.

Método de verificação de aterramento 2

Vamos agora para um método de medição de aterramento elétrico mais caseiro, porém mais eficaz que o anterior, esse é até digno de ser o método substituto de medições com terrômetro, aparelho que mede eficácia de aterramento.

Nesse você vai precisar de uma lâmpada de 60w, um bocal de lâmpada com dois fios já instalados no bocal e um multímetro digital de preferência. Esse teste tem como finalidade medir a tensão entre fase e terra de uma lâmpada incandescente de 60w que está conectada ao bocal, com isso será feito a comparação com a medição entre fase e neutro da mesma tomada. Nesse método de medição de aterramento, é interessante que se obtenha uma diferença de 10v para rede 110v e 20v para rede 220v.

  1. Ajuste seu multímetro para escala de tensão alternada;
  2. Meça a tensão entre fase e neutro e anote o valor obtido;
  3. Agora encaixe a lâmpada no bocal, coloque os dois conectores do multímetro um em cada fio do bocal, mas logo na base do bocal e em seguida coloque um fio do bocal na fase e outro no terra da tomada;
  4. A lâmpada deverá acender normalmente, dessa forma anote o valor obtido em seu multímetro e faça a comparação de valores conforme explicado no paragrafo anterior, caso esteja menor do que mencionado para cada rede significa que o aterramento está dentro dos padrões.

Agora que você já sabe como verificar seu aterramento elétrico ou o aterramento dos seus clientes é melhor ver antes de ser surpreendido algum dia.

Veja Como Fazer Medição de Aterramento
3.7 - 29 Votes

Comentários

comentários

Sobre o autor | Website

O Saber Elétrica é um canal educativo e informativo que vem com objetivo de compartilhar um conteúdo dinâmico e didático sobre o mercado de trabalho voltado a setor da energia e eletricidade com foco nos setores da eletreletrônica e da eletrotécnica.

E-book Gratuito! 

 Receba em seu e-mail esse e-book gratuitamente para você baixar e imprimir.
SPAM na internet. Eu também sou contra tal pratica.

Passo a Passo Entendendo Projeto de Instalação Elétrica Residencial - Cadastre seu e-mail para receber seu E-book!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

10 Comentários

  1. Estou fazendo aterramento de minha residencia em triangulo.

    o cobre nu que liga as barras ficam na terra mesmo, sem eletroduto?

    • Edson Silva disse:

      Boa tarde Wiliam, o ideal é que o condutor nu ou acordoalho esteja protegido por eletroduto.
      Acontece que poucos técnicos sabem que os aterramentos devem passar por manutenção periódica de pelo menos duas vezes ao ano,pois os mesmo sofrem desgastes e assim diminui seu ideal funcionamento. .abraços tenha uma semana iluminada…

  2. Rodrigo disse:

    Boa tarde. Muito bom este experimento… porém, você poderia mostrar como chegou nestes valores? Uma memória de cálculo ou definição do que foi feito para chegar a 10V em 110V e 20V para 220V.

  3. Hilquias disse:

    Vou fazer um aterramento com uma haste de 1 metro e meio. Essa haste é suficiente para um bom aterramento? Se não, porque elas são vendidas?

  4. RENATO disse:

    Olá. Não se encontram mais essas lâmpadas incandescentes de 60W. O que poderemos utilizar no lugar dela? Qual a resistência ou corrente desejada? Onde eu moro, não existe neutro disponível em nenhuma residência (Santos-SP), como conseguir essa referência? Acho que seria interessante acrescentar que “é interessante que se obtenha uma diferença menor ou igual a 10V para rede 110V e 20 V para rede 220V . Parabéns pelo trabalh

  5. Huan disse:

    Estou intrigado, estou fazendo a medição do circuito da minha residência q acabei de mudar.
    As tomadas estão com uma oscilação para mas de 127V.
    Esta oscilação pode esta ocorrendo por motivo de um aterramento errado??
    Pois vi no meu contador o fio do terra ligado junto cm o neutro no medidor…..
    A medição esta entre 129 a 133V.

    • Olá Huan seja bem vindo.

      A questão do terra estar ligado no neutro não implica nessa variação. Essa variação aconselho você a verificar em sua fatura de energia para a tolerância que a concessionária de energia da sua região precisa lhe entregar, mas uma variação como essa sua aqui colocada é norma está na casa de menos de 5%.
      Espero ter ajudado.
      Estou a disposição para demais dúvidas

  6. Alex Castro disse:

    parabens pelo excelente trabalho!!!