Scroll Top

Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuita sobre elétrica

O Que é Diodo Retificador e Como Funciona

Diodo nada mais é do que um componente eletrônico muito utilizado na eletrônica, mecatrônica e automação, esse componente possui várias formas e aplicações e muitos estão presentes no dia a dia de todos nós profissionais e de todos que fazem uso da eletricidade e eletrônica.

Então nesse artigo vamos aprender mais sobre o diodo, seus tipos e funções, além é claro de falarmos um pouco de uma das aplicações mais utilizadas pelo diodo, a ponte retificadora, ou então o diodo retificador.

O que é um diodo?

Diodo semicondutor como conhecido pelos eletrônicos, nada mais é do que um componente semicondutor formado por cristal de silício ou germânio e em suas extremidades são dopados com gases nobres diferentes, com isso surge a diferenciação entre diodos PNP e NPN.

Quanto a polarização do diodo podemos dizer que possui a sua forma direta e sua forma indireta, a forma direta consiste em alimentar o polo denominado de anodo e o polo negativo da fonte geradora de energia do circuito estará em contato com o polo chamado de catodo.

Dessa forma por obter características de condutividade em um único sentido da corrente do circuito, os diodos podem ser bem aproveitados para fazer chaveamento da energia elétrica, dessa forma executa uma das funções mais famosa na eletricidade, a retificação de sinais senoidais, ou seja, uma de suas grandes funções fica em poder fluir corrente elétrica em um único sentido, formando assim a retificação.

Exemplos de diodos

Os diodos como mencionado acima podem possui formatos e atribuições especifica. Vamos imaginar o LED, sim o LED nada mais é do que um diodo emissor de luz, funcionando da seguinte forma; quando polarizado diretamente emite um sinal luminoso, já quando polarizado inversamente funciona como um circuito aberto, não emitindo assim nenhum sinal luminoso.

Confira alguns outros diodos:

  • Diodos retificadores: capazes de conduzir corrente elétrica em baixa frequência de sinal da fonte;
  • Diodos de sinal: Esses já só conseguem funcionar em altas frequências na rede elétrica;
  • Diodos de chaveamento: indicados em circuitos de altas correntes e que necessitam do chaveamento delas;

Esses são as classes de diodo, o que muitos profissionais confundem como o nome do diodo, evidentemente que cada diodo possui sua formação de atuação de acordo com suas composições, conheça agora os nomes dos diodos:

  • Diodo comum;
  • Diodo Zener;
  • Diodo Schottky;
  • Diodo túnel;
  • Diodo Emissor de Luz;
  • Fotodiodo;
  • Varicap;
  • SCR.

Entendendo o retificador de corrente

Diodo retificador nada mais é do que aquele diodo utilizado para retificar uma determinada etapa do circuito e completar a alimentação de algum equipamento, ou seja, esse dispositivo retificador formado geralmente por 4 diodos (2 polarizados para conduzires e 2 para bloquearem a corrente), vão transformar a corrente alternada em corrente continua, com isso temos alguns tipos de retificadores para cada situação.

Os tipos desses retificadores são centenas, tudo vai depender do que se deseja entregar para alguma máquina ou equipamento, alguns retificadores como os de potencias fazem associações de diodos com tiristores.

Os retificadores menos complexos e com alto uso na eletrônica é o retificador tipo meia onda, esse tipo de retificar possui um resistor de carga conectado em série com o diodo, com isso a diferença de potencial ocorrida na carga fica com o sinal de meia senóide.

Esse tipo é um dos piores retificadores, isso porque acaba gerando muita interferência na onda, mas possui um lado positivo que é o bolso, afinal um retificador desse possui somente um único diodo para trabalho.

Enfim, são vários os tipos de retificadores e suas funções, para saber qual melhor para nosso caso precisamos saber o quão preciso queremos essa transformação de corrente e quais são as propriedades esperadas pelo equipamento que irá receber essa tensão retificada, feito isso basta projetar seu circuito e montar sua placa. Boas instalações!

O Que é Diodo Retificador e Como Funciona
5 (100%) 1 vote

Comentários

comentários

Sobre o autor | Website

Saber Elétrica - trata-se de um web site totalmente totalmente voltado ao mercado da elétrica e eletrônica em geral. Visando reunir e trazer para você leitor mais informação e dicas sobre o assunto. Um projeto idealizado e administrado por Luiz Jacques.

Cadastre e Receba Conteúdo Gratuito Sobre Elétrica

Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuita sobre elétrica

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.