Refrigeração Saber Elétrica

Analise: Como Escolher o Melhor Ar Condicionado Portátil

Muito útil em locais alugados ou temporários de até 20 m² Confira alguns pontos que levantamos sobre ar condicionado portátil.  Suas vantagens e desvantagens, funcionamento. Tem dúvidas se o ar condicionado portátil é bom, continue lendo..

Quando o verão chega percebemos uma elevação da temperatura, produzindo calor insuportável.

As pessoas reclamam da sensação térmica que causa extremo desconforto e logo decidem adquirir um condicionador de ar para amenizar a alta temperatura em sua casa.

A questão é que no mercado encontramos diversos modelos disponíveis contendo funções individuais exclusivas sem contar o design um mais bonito que o outro, porém isso tudo acaba por dificultando em muito na escolha.

Afinal o que é o ar-condicionado portátil?

Ar condicionado portátil

Acredito que muitas pessoas ainda não sabem quais diferenças existem na comparação entre um ar-condicionado portátil e os modelos de janela/parede ou Split.

Um ar condicionado portátil é usado para fornecer resfriamento suplementar a áreas específicas em sua casa ou empresa. Eles não exigem instalação permanente, mas a maioria exige uma janela para ventilação ou um espaço separado para direcionar o escape do sistema.

A maioria dos modelos desumidifica à medida que esfriam, e a maioria também é facilmente móvel.

As ACs portáteis diferem por marca, área de resfriamento máxima, configuração de ventilação, eficiência energética e recursos especiais – como vários modos de operação, operação de controle remoto, temporizadores programáveis e filtros de ar especializados.

Basicamente podemos dizer que em termos de funcionamento são equivalentes e servem para resfriar ambientes internos.

Porém a constituição do ar-condicionado portátil é única, aonde o aparelho vem acompanhado de alguns componentes próprios ao seu uso.

Adaptador para janelas: uma régua ajustável para adaptar o tubo de exaustão que transportará o ar quente do cômodo para fora dele. Posicionada entre a janela e o batente inferior, tem por finalidade isolar o ambiente do exterior para melhor funcionamento do ar-condicionado portátil.

Conector do adaptador para janelas ao duto de exaustão: Encaixe que serve para ajustar o tubo de exaustão à régua na qual será introduzido.

Tubo de exaustão: Componente utilizado para enviar todo ar (quente ou frio) ao exterior do ambiente segundo funcionamento de seu aparelho que pode atuar como climatizador e/ou aquecedor.

Mangueira de drenagem de água: Utilizada opcionalmente para eliminação do líquido produzido durante a troca de calor, sendo alternativa ao acúmulo de água no reservatório interno. Nesse caso deverá ser conduzida a um ralo qualquer próximo ao seu ar-condicionado portátil ou vasilhame que sirva de reservatório externo.

 

Mas você sabe fazer a escolha certa?

Às vezes fatores (como regras estabelecidas por alguns condomínios) impedem alterações na fachada com instalação de equipamentos junto à parte externa ou também se as dimensões do ambiente a climatizar forem pequenas.

Diante de tal situação torna-se viável pensar na aquisição de um ar-condicionado portátil. Antes de tudo conheça vantagens e desvantagens referentes a esse eletrodoméstico para que tome sua decisão conforme orientações fundamentais. 

Acessórios para instalação do ar portatil

Desvantagens do ar-condicionado portátil

Dentre os inconvenientes de utilizar um ar-condicionado portátil está a produção maior de ruído.

Sabemos que diferentemente dos modelos Split tão conhecidos, este possui as unidades evaporadora e condensadora localizadas de forma conjunta. Elas ficam dentro do próprio aparelho encontrado no interior de um compartimento do imóvel.

Portanto você perceberá esse barulho incômodo e mais intenso com relativa frequência. Outra coisa que podemos destacar é o consumo maior de energia em comparação aos outros modelos e demais equipamentos cuja potência seja superior.

Vantagens do ar-condicionado portátil

Apresentamos agora uma série de vantagens que favorecem a escolha do ar-condicionado portátil considerando algumas circunstâncias especiais.

Bom mencionei no início desse artigo que é recomendado nas situações aonde ocorre falta de espaço como fator impeditivo ao uso de modelos Split ou janeleiros, bem como se as regras de condomínios impedem a instalação de uma unidade condensadora na fachada.

Bom levando aqui alguns ponto que considero que seja favorável adquirir um ar condicionado portátil.

1) Mais Mobilidade: o ar-condicionado portátil permite ser transportado para qualquer cômodo dentro do imóvel, pois ele possui rodinhas que facilitam o deslocamento;

2) A água resultante do processo de resfriamento será acumulada no reservatório interno, isso evita que tenhamos de utilizar o dreno para descartá-la;

3) A instalação é simples e pode ser feita por você mesmo (não precisa contratar nenhum técnico especializado), evitando despesas;

4) Pode ser utilizado como umidificador e desumidificador em períodos frios;

5) Nas viagens poderá conduzi-lo também caso precise refrescar ou aquecer sua casa de campo, praia, serra.

6) Você não precisará furar a parede caso more de aluguel, a não ser que o dono do imóvel permita, mas teria que negociar com ele.

 

Limpeza e manutenção

Manter seu aparelho de ar portátil é simples e requer muito pouco esforço. A maioria dos sistemas funciona como um dispositivo “definir e esquecer”. No entanto, para obter o máximo de seu investimento, você deve manter a manutenção geral para garantir uma longa vida útil.

A manutenção sugerida inclui:

  • Filtros de ar limpos conforme necessário (geralmente uma vez a cada verão).
  • Certifique-se de que esteja instalado corretamente para obter a máxima eficiência.
  • Drene seu aparelho de ar portátil antes de armazená-lo.
  • Verifique a sua garantia para obter informações mais específicas sobre as peças e serviços cobertos.

Características portáteis do condicionador de ar

Conheça alguns dos recursos do ar condicionado portátil antes de escolher uma unidade adequada para sua casa:

• Controles: Existem, geralmente, opções para controle manual ou eletrônico. O tipo manual é direto com funções mínimas em comparação com suas contrapartes baseadas em eletrônicos. O tipo digital geralmente vem com uma exibição de temperatura ambiente ou ambiente e um controle remoto.

Outra função pode incluir a função “Sleep“, onde a temperatura ajustada da unidade sobe automaticamente após algumas horas de operação.

Este recurso é útil quando você opera a unidade ao dormir. Isso ajuda a arrefecer a sala para uma temperatura mais alta, pois é necessária uma menor capacidade de resfriamento quando se dorme em comparação com quando uma está ativa. Isso ajuda a economizar sua conta de eletricidade, contribuindo assim para a conservação de nossos recursos naturais esgotados.

• Função de reiniciar automaticamente é útil em locais onde a interrupção do fornecimento de energia elétrica ocorreu com frequência. Quando a unidade está funcionando e o fornecimento de eletricidade corta, a unidade desligará. Quando a eletricidade continuar, a unidade será automaticamente usada nas últimas configurações do usuário.

• A função do temporizador é uma obrigação, pois esta característica é útil para OFF ou ON no ar condicionado depois de um certo tempo. Você pode querer ON na unidade apenas por uma hora durante a noite para esfriar a sala e usar o ventilador depois disso.

• Louvre e Swing:  são usados ​​para direcionar o fluxo do ar que sai da unidade verticalmente ou horizontalmente. Algumas unidades só podem fazer isso manualmente e permanecer nesse local específico.

Outras unidades mais avançadas e ricas em recursos possuem motores que alteram a posição do louvre ou balançam automaticamente.

• EER  é usado para medir a eficiência do aparelho de ar condicionado. Escolha uma classificação EER mais alta.

• A opção do aquecedor deve ser considerada quando você precisa de aquecimento durante o inverno. Este tipo de unidade é mais caro em comparação com a única unidade de resfriamento. A longo prazo, é melhor ter essa opção e não usar a unidade durante o inverno.

• CFM e nível de ruído são outra consideração dois que você precisa fazer antes de comprar a unidade. Quanto maior o CFM (pés cúbicos por minuto), mais longe o ar de descarga pode ir. O nível de ruído deve ser o mais baixo possível, pois o nível de ruído mais alto causa desconforto para os ocupantes da sala.

• UL Safety é outra marca que você deve ver na unidade para garantir que a unidade foi projetada usando requisitos de segurança UL. A maioria das unidades deve ter essa marcação.  

Preço

Quanto ao preço, o ar-condicionado portátil tem um custo relativamente mais baixo. Mesmo assim deve ser adquirido apenas caso não haja outra solução.

Os preços variam entre R$ 1 mil a 2,5 mil isso é claro varia muito de marcas e modelos bem como funções que possuem. Pesquise bem aquele que mais atende suas necessidades.

Analise: Como Escolher o Melhor Ar Condicionado Portátil
4 - 2 Votes

Artigos Relacionados:

Comentários

comentários

Sobre o autor | Website

O Saber Elétrica é um canal educativo e informativo que vem com objetivo de compartilhar um conteúdo dinâmico e didático sobre o mercado de trabalho voltado a setor da energia e eletricidade com foco nos setores da eletreletrônica e da eletrotécnica.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!