Analise: Como Escolher o Melhor Ar Condicionado Portátil
Muito útil em locais alugados ou temporários de até 20 m² Confira alguns pontos que levantamos sobre ar condicionado portátil. Suas vantagens e desvantagens, funcionamento. Tem dúvidas se o ar condicionado portátil é bom, continue lendo..
Quando o verão chega percebemos uma elevação da temperatura, produzindo calor insuportável.
As pessoas reclamam da sensação térmica que causa extremo desconforto e logo decidem adquirir um condicionador de ar para amenizar a alta temperatura em sua casa.
A questão é que no mercado encontramos diversos modelos disponíveis contendo funções individuais exclusivas sem contar o design um mais bonito que o outro, porém isso tudo acaba por dificultando em muito na escolha.
Afinal o que é o ar-condicionado portátil?
Acredito que muitas pessoas ainda não sabem quais diferenças existem na comparação entre um ar-condicionado portátil e os modelos de janela/parede ou Split.
Um ar condicionado portátil é usado para fornecer resfriamento suplementar a áreas específicas em sua casa ou empresa. Eles não exigem instalação permanente, mas a maioria exige uma janela para ventilação ou um espaço separado para direcionar o escape do sistema.
A maioria dos modelos desumidifica à medida que esfriam, e a maioria também é facilmente móvel.
As ACs portáteis diferem por marca, área de resfriamento máxima, configuração de ventilação, eficiência energética e recursos especiais – como vários modos de operação, operação de controle remoto, temporizadores programáveis e filtros de ar especializados.
Basicamente podemos dizer que em termos de funcionamento são equivalentes e servem para resfriar ambientes internos.
Porém a constituição do ar-condicionado portátil é única, aonde o aparelho vem acompanhado de alguns componentes próprios ao seu uso.
Adaptador para janelas: uma régua ajustável para adaptar o tubo de exaustão que transportará o ar quente do cômodo para fora dele. Posicionada entre a janela e o batente inferior, tem por finalidade isolar o ambiente do exterior para melhor funcionamento do ar-condicionado portátil.
Conector do adaptador para janelas ao duto de exaustão: Encaixe que serve para ajustar o tubo de exaustão à régua na qual será introduzido.
Tubo de exaustão: Componente utilizado para enviar todo ar (quente ou frio) ao exterior do ambiente segundo funcionamento de seu aparelho que pode atuar como climatizador e/ou aquecedor.
Mangueira de drenagem de água: Utilizada opcionalmente para eliminação do líquido produzido durante a troca de calor, sendo alternativa ao acúmulo de água no reservatório interno. Nesse caso deverá ser conduzida a um ralo qualquer próximo ao seu ar-condicionado portátil ou vasilhame que sirva de reservatório externo.
Mas você sabe fazer a escolha certa?
Às vezes fatores (como regras estabelecidas por alguns condomínios) impedem alterações na fachada com instalação de equipamentos junto à parte externa ou também se as dimensões do ambiente a climatizar forem pequenas.
Diante de tal situação torna-se viável pensar na aquisição de um ar-condicionado portátil. Antes de tudo conheça vantagens e desvantagens referentes a esse eletrodoméstico para que tome sua decisão conforme orientações fundamentais.
Desvantagens do ar-condicionado portátil
Dentre os inconvenientes de utilizar um ar-condicionado portátil está a produção maior de ruído.
Sabemos que diferentemente dos modelos Split tão conhecidos, este possui as unidades evaporadora e condensadora localizadas de forma conjunta. Elas ficam dentro do próprio aparelho encontrado no interior de um compartimento do imóvel.
Portanto você perceberá esse barulho incômodo e mais intenso com relativa frequência. Outra coisa que podemos destacar é o consumo maior de energia em comparação aos outros modelos e demais equipamentos cuja potência seja superior.
Vantagens do ar-condicionado portátil
Apresentamos agora uma série de vantagens que favorecem a escolha do ar-condicionado portátil considerando algumas circunstâncias especiais.
Bom mencionei no início desse artigo que é recomendado nas situações aonde ocorre falta de espaço como fator impeditivo ao uso de modelos Split ou janeleiros, bem como se as regras de condomínios impedem a instalação de uma unidade condensadora na fachada.
Bom levando aqui alguns ponto que considero que seja favorável adquirir um ar condicionado portátil.
1) Mais Mobilidade: o ar-condicionado portátil permite ser transportado para qualquer cômodo dentro do imóvel, pois ele possui rodinhas que facilitam o deslocamento;
2) A água resultante do processo de resfriamento será acumulada no reservatório interno, isso evita que tenhamos de utilizar o dreno para descartá-la;
3) A instalação é simples e pode ser feita por você mesmo (não precisa contratar nenhum técnico especializado), evitando despesas;
4) Pode ser utilizado como umidificador e desumidificador em períodos frios;
5) Nas viagens poderá conduzi-lo também caso precise refrescar ou aquecer sua casa de campo, praia, serra.
6) Você não precisará furar a parede caso more de aluguel, a não ser que o dono do imóvel permita, mas teria que negociar com ele.
Limpeza e manutenção
Manter seu aparelho de ar portátil é simples e requer muito pouco esforço. A maioria dos sistemas funciona como um dispositivo “definir e esquecer”. No entanto, para obter o máximo de seu investimento, você deve manter a manutenção geral para garantir uma longa vida útil.
A manutenção sugerida inclui:
- Filtros de ar limpos conforme necessário (geralmente uma vez a cada verão).
- Certifique-se de que esteja instalado corretamente para obter a máxima eficiência.
- Drene seu aparelho de ar portátil antes de armazená-lo.
- Verifique a sua garantia para obter informações mais específicas sobre as peças e serviços cobertos.
Características portáteis do condicionador de ar
Conheça alguns dos recursos do ar condicionado portátil antes de escolher uma unidade adequada para sua casa:
• Controles: Existem, geralmente, opções para controle manual ou eletrônico. O tipo manual é direto com funções mínimas em comparação com suas contrapartes baseadas em eletrônicos. O tipo digital geralmente vem com uma exibição de temperatura ambiente ou ambiente e um controle remoto.
Outra função pode incluir a função “Sleep“, onde a temperatura ajustada da unidade sobe automaticamente após algumas horas de operação.
Este recurso é útil quando você opera a unidade ao dormir. Isso ajuda a arrefecer a sala para uma temperatura mais alta, pois é necessária uma menor capacidade de resfriamento quando se dorme em comparação com quando uma está ativa. Isso ajuda a economizar sua conta de eletricidade, contribuindo assim para a conservação de nossos recursos naturais esgotados.
• Função de reiniciar automaticamente é útil em locais onde a interrupção do fornecimento de energia elétrica ocorreu com frequência. Quando a unidade está funcionando e o fornecimento de eletricidade corta, a unidade desligará. Quando a eletricidade continuar, a unidade será automaticamente usada nas últimas configurações do usuário.
• A função do temporizador é uma obrigação, pois esta característica é útil para OFF ou ON no ar condicionado depois de um certo tempo. Você pode querer ON na unidade apenas por uma hora durante a noite para esfriar a sala e usar o ventilador depois disso.
• Louvre e Swing: são usados para direcionar o fluxo do ar que sai da unidade verticalmente ou horizontalmente. Algumas unidades só podem fazer isso manualmente e permanecer nesse local específico.
Outras unidades mais avançadas e ricas em recursos possuem motores que alteram a posição do louvre ou balançam automaticamente.
• EER é usado para medir a eficiência do aparelho de ar condicionado. Escolha uma classificação EER mais alta.
• A opção do aquecedor deve ser considerada quando você precisa de aquecimento durante o inverno. Este tipo de unidade é mais caro em comparação com a única unidade de resfriamento. A longo prazo, é melhor ter essa opção e não usar a unidade durante o inverno.
• CFM e nível de ruído são outra consideração dois que você precisa fazer antes de comprar a unidade. Quanto maior o CFM (pés cúbicos por minuto), mais longe o ar de descarga pode ir. O nível de ruído deve ser o mais baixo possível, pois o nível de ruído mais alto causa desconforto para os ocupantes da sala.
• UL Safety é outra marca que você deve ver na unidade para garantir que a unidade foi projetada usando requisitos de segurança UL. A maioria das unidades deve ter essa marcação.
Preço
Quanto ao preço, o ar-condicionado portátil tem um custo relativamente mais baixo. Mesmo assim deve ser adquirido apenas caso não haja outra solução.
Os preços variam entre R$ 1 mil a 2,5 mil isso é claro varia muito de marcas e modelos bem como funções que possuem. Pesquise bem aquele que mais atende suas necessidades.
Seja o primeiro a comentar!