Conheça o Conceito de Eletricidade Sem Fio: WiTricity

A busca por uma tomada, quem nem sempre está numa distância adequada, aliada ao amontoado de fios dos equipamentos que possuímos gera um desconforto e muita complicação ao consumidor, que deseja sempre uma quantidade mínima de cabos passando pela residência.

É comum nos dias atuais a transferência de dados por radiofrequência, o que substituiu alguns dos cabos no caso da internet Wifi, e na comunicação entre os dispositivos que agora usam a tecnologia Bluetooth. No entanto, esses dispositivos ainda necessitam de alimentação externa, que invariavelmente vem da tomada ou de uma bateria que necessita de recarga em algum momento. Seria possível transmitir também energia elétrica sem o auxílio de nenhum cabeamento?

Como funciona a Eletricidade sem Fio

Chamada de WiTricity (Wireless Eletricity) a Eletricidade sem Fio é uma aposta para um novo método de transmissão de energia 

Como Funciona a Eletricidade Sem Fio?

Para tornar possível a transferência de energia de um ponto a outro sem a necessidade de cabos, se faz necessário o uso de bobinas capazes de gerar campos magnéticos de alta frequência.

como é feita a transmissão da eletricidade sem fio

Bobinas ligadas à rede elétrica transmitem energia eletromagnética às bobinas receptoras ligadas aos aparelhos

 Enquanto uma bobina transmissora conectada à rede elétrica gera o campo magnético de 100kHz à 10MHz, uma outra bobina receptora é capaz de alimentar um dispositivo com a energia recebida, através do processo de indução ressonante. Essas bobinas fazem parte dos dispositivos ressonadores, que podem vir de fábrica no aparelho ou serem compradas à parte como um opcional.

Alguns modelos de smartphones mais modernos da linha Galaxy (Samsung) e da série Lumia (Nokia) já contam com acessórios opcionais que permitem carregamento sem fio.

Smartphone da Nokia, com bobina embutida de fábrica carregado sobre um ressonador

Smartphone da Nokia, com bobina embutida de fábrica carregado sobre um ressonador, é uma das aplicações já disponíveis da eletricidade sem fio.

Aplicações

A WiTricity tem possibilidades ilimitadas, que tende a expandir as funcionalidades do que já está disponível no mercado. Confira abaixo algumas das aplicações que já foram testadas.

  • É possível efetuar a Carga de aparelhos móveis, como celulares, notebooks e tablets em tempo real, ou seja, dentro da própria casa esse tipo de dispositivo estará sempre carregando automaticamente.

Aplicação da eletricidade sem fio

 Um único ressonador alimentador seria responsável por carregar diversos dispositivos com ressonadores receptores

  •   Implementação da carga de carros elétricos, através de um painel com bobina no chão da garagem, o que garante o carregamento automático enquanto o carro está estacionado, sem se preocupar com a conexão do cabo de força. 

  • Eletrodomésticos adaptados à eletricidade sem fio, que funcionam normalmente apenas aproximando o aparelho da bobina.

Segurança

Como trata-se de radiação eletromagnética, é necessário um cuidado na implementação de sistemas elétricos sem fio para não causar prejuízo na saúde humana. Os fabricantes garantem que essa tecnologia respeita os padrões internacionais de limite de radiação, afirmando ser uma tecnologia segura.

Conclusão

Idealizado inicialmente pelo famoso cientista Nikola Tesla há cerca de 100 anos atrás, o conceito de eletricidade sem fio finalmente está se tornando realidade. Com rendimento entre 80% e 95% na transmissão, a WiTricity é uma forma cômoda e viável para abastecimento dos dispositivos de uma residência, com destaque para a recarga dos carros elétricos, uma tendência para os próximos anos.

Conheça o Conceito de Eletricidade Sem Fio: WiTricity
5 (100%) 1 vote

Comentários

comentários

One Response

Deixe um comentário