Ferramentas do Eletricista que não Devem Faltar na sua Maleta

O médico das máquinas, o senhor da luz, o profissional que entende algumas teorias da física e vivencia-a todos os dias de trabalho, enfim o eletricista, uma profissão que exige muito conhecimento técnico para que se possa trabalhar com segurança e saber o que está fazendo ou projetando, mas quais ferramentas se fazem necessárias para o eletricista profissional?

Na área da elétrica cada serviço exige ferramentas específicas e não adianta querer dar o jeitinho brasileiro, isso vai te levar a imprecisão e isso para a elétrica é sinônimo de fracasso, então vamos aqui elencar para você as ferramentas que não devem faltar na sua maleta.

Itens de segurança

Antes de começarmos a falar sobre as ferramentas e antes de você começar seu serviço você deve pensar em SEGURANÇA, essa atitude é tão poderosa que além de te manter vivo faz com que você possa no dia seguinte alcançar novos clientes ou então aprender o novo.

Com isso, itens de segurança não devem faltar na sua maleta, no seu corpo e no seu conhecimento. Todo eletricista deve ter alguns cursos de segurança específicos para o ramo da elétrica, como por exemplo NR-10.

Esse curso é fundamental para que você profissional da elétrica saiba dos riscos que sua área possui e mais do que isso, saber como prevenir os riscos e em caso de uma tragédia como proceder para ajudar um companheiro por exemplo, sendo assim na sua maleta e no conjunto de serviço você deve ter:

  • Capacete: nunca se sabe onde será feito o serviço, logo sempre leve um capacete com CA adequado para elétrica;
  • Óculos de proteção: Sempre leve os óculos transparente e o escuro;
  • Protetor auricular: O ambiente as vezes pode possuir um barulho excessivo, sendo assim melhor prevenir do que remediar;
  • Sapatos de segurança: Use sempre sapatos sem bico de aço, caso queira uma proteção para os dedos compre sapatos com bico em pvc;
  • Cinto talabarte ou paraquedista: Tenha sempre com você um dos cintos de segurança, pois trabalhos acima de dois metros de altura o profissional deve utilizar cinto de segurança;
  • Roupa adequada: Compre roupas adequadas para eletricista conforme previsto na NR10, essas irão te proteger caso alguma situação perigosa ocorra;
  • Luvas: Use luvas, seja as menores e as de borracha para alta tensão, mas não deixe de usa-las.

A maleta de ferramentas do eletricista

Agora sim, devidamente protegidos vamos falar das ferramentas essenciais para que você consiga trabalhar em diversas situações que fora exigida em seu dia a dia como eletricista profissional.

O bom eletricista é aquele que em uma caixa de ferramenta consegue levar os equipamentos essenciais para conseguir ter sucesso em todas as situações impostas sem que ele tenha que ir até seu carro buscar alguma coisa, falo isso pois você resolverá as coisas com menos tempo e tempo hoje em dia é dinheiro.Ferramentas que são indispensáveis para o eletricista

  • Multímetro e caneca amperímetro:

Vamos começar por esses dois que são primordiais, sem esses equipamentos o eletricista fica cego. O multímetro é essencial para verificar qual for a grandeza interessada, seja uma falta de tensão, resistência, etc. Use de preferência os aparelhos digitais, pois além de ser mais fácil visualizar o resultado a precisão é melhor.

A caneta amperímetro é um equipamento que você consegue verificar a intensidade de corrente sem precisar romper um circuito, ou seja, sua leitura é dinâmica.

  • Chaves de fenda

Claro que elas não devem faltar em sua caixa de ferramentas, tenha sempre um jogo com fendas normais e 4 fendas Philips, com tamanhos PMG e fixas, agora se quiser dar um up na sua caixa de ferramentas tenha também uma chave de fenda móvel no qual você pode fazer a troca da ponta tendo apenas uma haste.

Lembre-se de ter também um jogo de chaves tipo relojoalheiro, nunca se sabe onde terás que mexer.

  • Alicates

Essa ferramenta podemos até podemos arriscar como multifuncionais para alguns eletricistas, mas lembre-se ela não é um martelo, caso precise de um martelo tenha na maleta também, mas os alicates devem ser para corte, de bico, universal, climpagem e rebite.

  • Chave allen e de boca

Assim como as chaves de fenda, essas você deve possuir um jogo que tenha uma boa gama de dimensões, tenha se possível uma chave inglesa e uma catraca isso facilitara seu serviço e você estará preparado para o pior.

  • Ferro de solda

Nunca se sabe onde estará entrando e o que terá pela frente, então tenha consigo ferramentas para qualquer ocasião, o ferro de solda poderá te salvar caso tenha algum serviço mais eletrônico ou então fazer algumas emendas.

  • Diversos úteis

Algumas ferramentas não são essências mas podem te salvar a pele, estamos falando de um canivete ou estilete, uma trena, o martelo, uma lanterna e claro a sua boa e velha fita isolante.

A fita isolante não deve faltar então sempre verifique antes de sair de casa, tenha também uma fita de alto fusão, nunca é demais pecar pelo excesso. Portanto, tenha sempre um pouco de cada situação dentro da sua caixa de ferramentas e lembre-se sempre de fazer uma checagem antes de qualquer serviço.

Ferramentas do Eletricista que não Devem Faltar na sua Maleta
5 (100%) 3 votes

Comentários

comentários

2 Comments

Deixe um comentário