Vantagens da Partida Estrela Triangulo

Uma das discussões sempre vistas nas aulas de elétrica nas equipes de manutenção elétrica é do porquê realizar a partida do motor em estrela triangulo, com isso nesse post vamos abordar esse assunto e tirar suas dúvidas.

Esse método de partida em estrela triangulo consiste no start de motores elétricos trifásicos que para serem acionados necessitam de uma chave com a mesma nomenclatura. A partida desses motores por intermédio dessa chave pode ser tanto manual quanto automática, tudo vai depender do sistema em que está ligado e a necessidade da empresa, mas o que é igual em todas ligações é que essa chave estrela triangulo é interligada aos enrolamentos do motor que por sua vez estão acessíveis com 6 terminais.

 Funcionamento da Partida Estrela Triangulo

Na partida estrela triangulo o motor inicia em sua configuração estrela e dessa forma proporciona uma impedância mais elevada com uma tensão bem baixa nas suas bobinas, fazendo assim com que a corrente nesse momento tenha uma queda na sua partida, e isso resultará em uma perda considerável do torque na partida desse motor.

Essa manobra proporciona ao motor uma partida mais suave e consegue reduzir a sua corrente de partida utilizando apenas 1/3 da corrente necessária caso o motor fosse ligado em uma partida direta.

Dessa forma a utilização desse método de partida visa a diminuição do pico de corrente na partida do motor, porém lembramos que você nunca deve tomar essa configuração de ligação como um padrão, sempre analise bem se o pico de corrente na partida é o seu problema principal, pois as chaves estrela triangulo ou soft starts são relativamente caras, basicamente elas são viáveis para motores superiores a 20HP de potência, ou seja, se você tiver um motor de 10HP não é compensatório o uso de uma chave estrela triangulo a menos que haja algum impedimento , caso contrário utilize o método de partida direta.

Características de fechamento

           Fechamento Triangulo

Esse tipo de fechamento tem por definição fazer com que o motor receba um nível muito baixo de tensão em seu projeto elétrico, sendo assim se um motor com tensão 220/380V tiver o fechamento em triangulo, ele terá uma inserção somente da tensão 220V. Os seus terminais são ligados da seguinte maneira:

  • 1-6 (rede R)
  • 3-5 (rede S)
  • 4-2 (rede T)

partida triangulo

Fechamento Estrela

O motor que receber um fechamento das suas bobinas no método estrela irá ter por definição uma tensão de alto nível em sua partida de acordo com o projetado, sendo assim caso esse motor tenha uma alimentação em 220/380V o fechamento no método estrela vai permitir uma tensão de 380V atuante. Os terminais das bobonas dos enrolamentos desse motor devem ser ligadas da seguinte forma:

  • 4-5-6 (união)
  • 1 (rede R)
  • 2 (rede S)
  • 3 (rede T)

partida estrela

Precauções na Instalação Estrela Triangulo

Um dos pontos mais importantes para que devem ter total atenção do profissional no momento da instalação da partida do motor em estrela triangulo está na questão de quando o modo triangulo deve entrar em ação.

Pois bem, a ligação em triangulo só deve ser comutada após o motor estar com no mínimo noventa por centro da sua rotação nominal, sendo assim a comutação da chave estrela triangulo deverá ser executada tendo esse parâmetro como referência. Para que seja estabelecido o tempo em que o motor atinge essa velocidade, é interessante que seja usado um tacômetro na primeira vez que for realizar o teste do sistema já com carga instalada.

Caso o motor tenha a mudança na configuração do fechamento antes da hora, irá ocorrer um pico de corrente praticamente idêntico a uma partida direta, dessa forma é valido conferir se o motor aplicado no sistema consegue atingir esse nível de rotação com carga aplicada, caso contrário é mais conveniente o uso de inversor de frequência, por exemplo.

Vantagens da Partida Estrela Triangulo
4.43 (88.57%) 7 votes

Comentários

comentários

4 Comments

Deixe um comentário