Um projeto elétrico residencial requer mais do que formação técnica, demanda experiência e credibilidade, afinal toda uma família estará utilizando de algo sob sua responsabilidade.
dessa forma fazer o serviço com sabedoria precisão e padrão de qualidade é muito importante, tanto para segurança quanto para o conforto.
Vamos abordar nesse artigo o tópico sobre as tomadas e como dimensiona-las em uma residência. Aqui falaremos como calcular e como de maneira segura e dentro das normas realizar a instalação com plena confiança de entregar um serviço de qualidade e profissional.
Iremos assim levantar os pontos para as tomadas de uso geral conhecidas como TUG e tomadas de uso especifico que são as TUE.
Vamos entender os pontos importantes a serem considerados na instalação e quantidade mínima que deve ser instalada em cada cômodo e residência.
Diferenças e pontos importantes para uma tomada
Já podemos perceber que existem dois tipos de tomadas para uso em residências, esses dois grupos as gerais e as especificas possuem ainda algumas variações dentro de suas classificações, principalmente quando falamos das tomadas de uso específicos, essas quando em nível industrial possuem mais classificações para cada uso que terão.
Traduzindo a NBR5410 norma brasileira que aborda as instalações elétricas em baixa tensão, as tomadas de uso geral (TUG) são aquelas que irão conectar equipamentos moveis ou portáteis comuns, como são os casos de televisores, aspiradores de pó, luminárias, etc.
Já as tomadas especificas (TUE) são destinadas à alimentação de aparelhos que possuem uma potência maior, um trabalho de força eletromotriz, como são os casos de chuveiros, micro-ondas, e claro o aparelho de ar condicionado.
Condições técnicas para instalação das tomadas
Independente da categoria da tomada que está se empregando na residência, deve-se seguir alguns padrões técnicos também contidos na NB5410, sendo assim vamos tratar as condições separadas para melhor entendimento e esclarecimentos:
- Condições da rede para TUG: Tomadas de uso geral devem ser dimensionadas com 600W no mínimo e caso o cômodo tenha mais que 3 tomadas você deve instalar 3 em 600w e as demais com 100w, bem como locais de pouco equipamento.
- Condições da rede para TUE: É obrigatório que as tomadas especificas possuam redes separadas das demais tomadas, isso é essencial. Já a potência da tomada deve ser superior ao equipamento que nela será ligado, lembrando que essas tomadas irão receber equipamentos que solicitam corrente superior ou igual a 10 amperes.
Lembrando que ambos os circuito elétricos instalados devem possuir um aterramento próprio, ou seja, fazer o aterramento do quadro de distribuição.
Determinando as quantidades de tomadas
Além de estabelecer um padrão da rede elétrica existe ainda as quantidades mínimas que cada local ira necessitar. É recomendado, ou seja, não é regra, que após executar os cálculos de cada local e obter o número mínimo de tomadas que faça a instalação de uma quantidade maior que a calculada, isso deve-se para evitar o uso de benjamins, “T’s”, réguas e etc. Confira abaixo como deve-se efetuar os cálculos:
- Locais com área ≤ 6m²: Ao menos 1 tomada;
- Locais com área > 6m²: 1 tomada a cada 5m ou fração do perímetro, com tomadas bem espaçadas e uniformemente de acordo com o projeto;
- Cozinhas, copas, e áreas de serviço: 1 tomada a cada 3,5m ou perímetro fracionado, lembrando que deve-se haver ao menos 1 TUG em cima de cada pia;
- Subsolos, varandas e garagens: 1 tomada ao menos;
- Banheiros: 1 tomada ao menos junto ao lavatório e afastada 60cm do box;
Sendo assim o cálculo das tomadas TUG para cada local será feita pelo cálculo:
Ou seja, um local com 6 metro de perímetro que for uma área de serviço terá a seguinte quantidade de tomadas:
Sendo assim essa área de serviços devemos prever ao menos 2 tomadas, ou seja, sempre arredondados os valores para o próximo acima.
Por fim, devemos sempre lembrar que as TUE são colocadas de acordo com a necessidade não havendo cálculos para quantidades, mas sim para as potencias ideias de cada tomada. Todo equipamento de ar-condicionado deve ter uma tomada TUE dimensionada. Boas instalações e projetos.
Vou contruir uma casa e mede 198m e não. Sei se e arquiteta afazer a planta da electricidade.
Boa noite! Estou fazendo um curso de eletrotécnica,esse estudo da elétrica medidas de perímetro sensacional parabéns ao criador do curso e ao criador do site o meu muito obrigado.
Olá Cristiano Pereira Couto, seja vem vindo ao Saber Elétrica
puxa xou debola esse site gostei muito aprendi coisas que estava em duvidas inclusive sobre o dimensionamento de tomadas e sem contar as dicas que tem para saber como fazer uma instalação bem sucedida coisas que eu estava em duvidas vendo nesse site tirei-ás com toda facilidade.
Olá Ubiratan, seja bem vindo ao Saber elétrica obrigado pelo feedback.
Quero parabenizar ao criador desse site saber eléctrica,confesso que estou aprendendo bastante descobri recentemente o mesmo site mais já estou tirando o maximo aproveito.
Olá Jozimar seja bem vindo ao Saber Elétrica, agradeço pelo seu feedback com relação ao conteúdo do site.
Bom dia!
Na norma ABNT NBR 5410, item 9.5.2.2.1, alínea “b” afirma-se que acima da bancada da pia deve ser previsto, no mínimo, duas tomadas de corrente, no mesmo ponto ou em pontos distintos. Porém, na matéria do site fala que é necessário, no mínimo, uma tomada.
9.5.2.2.1 Número de pontos de tomada
b) em cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, cozinha-área de serviço, lavanderias e locais análogos, deve ser previsto no mínimo um ponto de tomada para cada 3,5 m, ou fração, de perímetro, sendo que acima da bancada da pia devem ser previstas no mínimo duas tomadas de corrente, no mesmo ponto ou em pontos distintos;
Em uma Resdensia devemos saber como separar sonas de trabalho e sonas normas como quarto sala hall cada5m
sona de trabalho cada3,5m