Tomada solar e Carregadores Fotovoltaicos: Energia Limpa e Portabilidade

Viver num mundo conectado, onde dependemos dos aparelhos móveis como celulares, tablets e notebooks para os afazeres diários demanda incluir na rotina o carregamento desses aparelhos.

É comum recarregarmos nossos dispositivos todos os dias, seja na tomada convencional, portas USB ou mesmo Tomadas USB para garantir autonomia e não ficar na mão no meio do expediente do dia seguinte.

No entanto, caso a bateria acabe, não é sempre que existe uma tomada disponível, como em viagens de ônibus, andando na rua ou fazendo trilhas em regiões desoladas.

Energia Limpa com Carregadores Fotovoltaicos

Onde carregar seus dispositivos se está longe da rede elétrica?

 Para suprir essa necessidade, contamos com algumas inovações tecnológicas que vem se consolidando no mercado, baseados na geração de energia através de placas fotovoltaicas de tamanho reduzido.

Para mais informações sobre placas fotovoltaicas, acesse nosso artigo anterior Automação de Painéis Solares Residenciais.

Como Funciona Carregadores Solares

Os carregadores solares já estão no mercado a algum tempo e vem se popularizando cada vez mais, sobretudo entre os mochileiros e praticantes de esportes ao ar livre. Consistem numa placa fotovoltaica portátil ligada a uma bateria interna, capaz de armazenar a energia solar convertida em energia elétrica para uso posterior.

Na maioria dos casos é possível carregar bateria interna do carregador mais rapidamente também na tomada, com uso de adaptadores que vem inclusos no carregador solar.

Fazendo uso dos carregadores fotovoltaicos

O carregador solar funciona como uma bateria extra, capaz de converter e armazenar energia solar, alimentando seus dispositivos em ambientes sem tomadas ou energia elétrica

Uma adaptação interessante é a inclusão de placas fotovoltaicas também em mochilas e roupas, que nos torna capazes de carregar dispositivos apenas caminhando nas ruas ou em passeios de bicicleta sob a luz do Sol.

Energia limpa a serviço da portabilidade: roupas e mochilas com placas solares são capazes de carregar seus dispositivos 

Tomada Solar

Outra novidade do mercado de energia portátil renovável é a chamada Tomada Solar, uma solução pra quando se busca uma tomada para uso rápido e ela simplesmente não está lá. Consiste numa placa fotovoltaica ligada a uma bateria, equipada também com uma ventosa, capaz de grudar no vidro de uma janela ensolarada com saída de tomada comum ou mesmo uma saída USB.

Tomada solar com saida USB

Dois modelos de tomada solar para fixação em janela já disponíveis no mercado, com saída USB (à esquerda) e com saída convencional (à direita).

É a solução ideal para viagens em veículos coletivos que normalmente não contam com tomadas para carregamento, como ônibus e aviões, ou mesmo em escritórios e salas de espera sem tomadas suficientes.

 Com as tomadas solares, basta uma janela ensolarada para carregar seu dispositivo. Na ausência do Sol, a bateria interna é capaz de alimentar seu equipamento como um carregador comum.

 Vale lembrar que as tomadas solares usam a mesma tecnologia e também podem ser carregadas em ambientes externos, assim como os carregadores solares, bastando para isso apenas virar seu lado fotovoltaico para o contato direto com luz solar.

Conclusão

Além da vantagem de um carregador leve e portátil que não necessita de energia elétrica, os carregadores e tomadas solares são uma alternativa sustentável ao utilizar energia limpa. No entanto a tecnologia precisa de aprimoramento em sua eficiência, já que o tempo de carga completa da bateria interna feita apenas com a luz solar pode chegar a 15 horas. Esse processo pode ser acelerado conectando o carregador solar numa tomada elétrica, e nesse caso ele funciona como uma bateria recarregável comum.

Energia Limpa com Tomada solar

 Apesar da demora em carregar apenas com a luz do Sol, a bateria interna do carregador ou tomada solar alimenta um dispositivo móvel com uma eficiência similar a uma tomada comum, enquanto durar sua bateria.

 Esse tipo de tecnologia que associa praticidade e energia limpa é muito bem vinda numa sociedade com demandas cada vez maiores de energia rápida no dia a dia, e que começa a desenvolver uma consciência ecológica buscando sustentabilidade. Soluções sustentáveis são o único modo de minimizar o impacto ambiental causado pelo nosso estilo de vida dispendioso cada vez mais conectado.

Tomada solar e Carregadores Fotovoltaicos: Energia Limpa e Portabilidade
5 - 1 Vote

Comentários

comentários

Sobre o autor | Website

Graduado como Técnico em Eletrônica pela ETEC Bento Quirino e Estudante de Engenharia Elétrica pela UFSCar, participa como editor do portal Saber Elétrica, dando dicas sobre telecomunicações, automação residencial e instalações elétricas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

4 Comentários

  1. Gerson disse:

    Gostaria de saber se tem como comprar se tiver entrem em contato pelo meu imail

  2. Sarah disse:

    Onde posso comprar e por quanto?
    Grata!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.